quarta-feira, 23 de junho de 2010

Terapia Holística* YIN*YANG


Este conceito do Yin e do Yang está na base do espírito filosófico chinês.
Desde o século IV que o Confucionismo admite a existência de um símbolo "tai-ki" que representa um círculo dividido ao meio por uma linha sinuosa.
Cada uma das partes representa os princípios vitais:Yin (feminino) e Yang (masculino).
A parte preta representa o Yin e a parte branca representa o Yang,sendo o contorno de cada parte igual ao perímetro total da figura.
Em cada uma das partes há um círculo mais pequeno da cor contrária.Uma vez que o Yang e o Yin não existem um sem o outro,nada existe em si mesmo sem ter o seu contrário,mas sem,ao mesmo tempo,se fundir com ele.
Yin significa terra,ou princípio da geração,oposto a Yang,que significa céu,ou princípio gerador.
A patologia chinesa considera nestes dois princípios e na relação entre eles,o equilíbrio que resulta a saúde.
Yang representa a vida,a força,a masculinidade,o calor,o seco,a ação;Yin representa a debilidade,a morte,a feminilidade,o frio,o úmido,a inércia.
Para os chineses,o temperamento das pessoas é baseado nesta relação do Yin e do Yang.Por outras palavras,o Yin e o Yang simbolizam o aspécto obscuro e luminoso das coisas;o apécto terrestre e o aspécto celeste;o negativo e o positivo;o feminino e o masculino,respectivamente.
É a base que preside a todo o Universo:dualismo e complementarismo,são inseparáveis.O mundo só progride ou recua conforme a sua alternância.
Yin e Yang só existem em relação um ao outro,representam a unidade (Yang) e a dualidade (Yin),o impar e o par.
Para a filosofia chinesa não existe o tempo e o espaço concebidos separadamente da ação dos homens,quer estas sejam manuais ou intelectuais.
Estas ações não podem existir sem o espaço e o tempo,nem estes podem existir sem a ação do homem.
Desde épocas remotas que os chineses se serviam destes símbolos para os aplicar 'a religião,nomeadamente a lugares e a ocasiões.
O Yin e o Yang,embora simbolizem dois contrários,nunca se opõem totalmente,uma vez que entre eles há sempre uma altura de transformação que permite a continuidade.
Para a tradição chinesa,tudo o que existe ora é Yin,ora é Yang,simultaneamente.
Os tratamentos da Medicina Chinesa,pode ser diagnosticado em todo o processo fisiológico,patológico,na teoria básica do Yin--Yang (expansão-contração).

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.