segunda-feira, 24 de maio de 2010

Viver o Momento Presente

É preciso viver o momento presente,que é o único que está em nossas mãos,o único em que podemos SER FELIZES.
O passado já não existe;deixemo-lo 'a misericórdia infinita.O futuro ainda não existe;confiemo-lo a providência paternal.
Façamos do PRESENTE um momento EFICIENTE e FELIZ.
Não será eficiente se diferirmos sempre a AÇÃO,pois "repetindo sempre amanhã,perde-se a vida".
Tampouco será feliz se não o forem os PENSAMENTOS.
O presente com pensamentos ALEGRES é um caminho PRAZEIROSO,(apesar das sarças e espinhos),que leva 'a felicidade,mas passando entre dois abismos:o passado e o futuro.
Quem,pela tristeza,saudades,ressentimentos e escrúpulos cai no "passdo" ou se abate pela preocupação com o "porvir",deixa de avançar rumo 'a SUA FELICIDADE.
É preciso viver o "PRESENTE" com unidade de PENSAMENTO,AÇÃO e CONCENTRAÇÃO MENTAL,dão eficiência e alegria.
Quem tem,ao mesmo tempo,muitas coisas em que pensar ou que fazer,se encontrará nervoso,agitado,angustiado,mas não feliz.
Sobretudo,(e isto dará também unidade) é preciso viver o MOMENTO ATUAL com PLENITUDE de SATISFAÇÃO,de PAZ e de ALEGRIA.
Quando o presente não nos dá esta plenitude (como acontece com o prazer,a riqueza e o poder,pois satisfazem apenas as aspirações menos nobres),fica então a tendência e a capacidade de suspirar pelo passado (saudade) ou de (sonhar) no futuro.
Estes ocuparão a MENTE e nos roubarão a felicidade na medida em que o permitir a "POBREZA" do presente,que ainda não tenha conseguido absorver todo nosso INTERESSE e toda nossa ATENÇÃO.
Mas se o presente for crescendo em riqueza de VALORES até satisfazer nossas mais nobres aspirações,então a CONSCIÊNCIA se esgota toda,dando-se conta e gozando da REALIDADE atual, que lhe enche sem que lhe ocorra sequer PEDIR COISA ALGUMA AO PASSADO OU AO FUTURO,nem deixe lugar para pensar neles.
Momentos desta plenitude são experimentados pelo místico,alheado dos sentidos;numa inspiração poética ou num concêrto musical;num descobrimento ou clarividência científica;num AMOR SINCERO e PURO,em fazer feliz ao próximo...
Estes momentos cheios perdem sua plenitude e especialmente sua duração se não se basearem em VERDADEIRA PAZ E SEGURANÇA.
A vida presente é o tesouro possuído,e a vida futura,o tesouro esperado, iminente,requerido para fazer-nos felizes.
Por ela podemos assenhorar-nos do mundo das cores,das formas e dos sons;do mundo da AMIZADE e da sociedade;da ciência,da beleza e do AMOR.
Temos que viver a beleza,deixando que as cores,as formas e os sons entrem até nossa mente e impressionem nossa AFETIVIDADE.Para isso é preciso recebê-los com plena CONSCIÊNCIA.
É preciso viver a BONDADE ATIVA,amando e fazendo felizes os outros,viver a BONDADE PASSIVA,sentindo o amor e a bondade dos outros.
É preciso VIVER A VERDADE e,quanto maiores e mais transcendentais conhecimentos forem por nós adqueridos e com menor fadiga,maior SATISFAÇÃO INTELECTIVA teremos.
Finalmente,nós,que ACREDITAMOS NA VIDA,temos de VIVER,ATIVAR e AUMENTAR a vida no AMOR,que nos diviniza e nos torna capazes de REALIZAÇÕES e de FELICIDADES sobre-humanas.
(fontes:Controle Cerebral e Emocional,Narciso Irala)

A TODOS QUE CRÊEM NA VIDA DEDICO MINHA ENERGIA
COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz

domingo, 2 de maio de 2010

Terapia Holística*Reflexologia*Energias

O que é Reflexologia:
Vem da palavra reflexo,que significa uma resposta automática de um orgão a um estímulo.
Restabelece o equlilíbrio energético e vital do corpo humano.A energia vital circula no corpo por caminhos bem definidos,chamados meridianos,e que,em todo o corpo,existem mais de 700 pontos diferentes de energia emergente de tais meridianos.
O tratamento por Reflexologia previne a enfermidade,acionando esta energia vital do corpo.Ao pressionar os pontos situados em lugares precisos do corpo,especialmente nas mãos,pés,cabeça,plexo solar,umbigo e jara,ajuda a circulação desta energia,que se torna curativa,e envia tal energia para o cérebro,glândulas,orgãos e sistema nervoso.
Tal método previne problemas,porque a dor que se ao precionar indica que os orgãos afetados estão em disfunção,antes mesmo de sentir a enfermidade em nível sintomatológico.Outra vantagem deste método consiste a toda enfermidade,tanto em suas manifestações agudas,crônicas ou permanentes.

COMO FUNCIONA A REFLEXOLOGIA:
Assume as leis básicas da Medicina Natural.Sempre vê a pessoa como um todo,na globalidade.Trabalha com os estímulos nervosos do sistema neural simpático e parassimpático.Trabalha muito com a energia vital que se manifesta em todo o sistema nervoso.Ajuda a reconhecer o funcionamento do corpo.
A massagem Reflexológica tem como finalidade eliminar as toxinas do corpo que são os cristais que se formam no corpo.Quando elimina-se esses criatais,a energia começa a fluir.Ajuda a eliminar tensões nervosas provocadas pelo stress.
Ao se proceder 'as massagens,provoca-se a eliminação das toxinas,e no cérebro provoca a formação de homônios que ajudam no processo de cura.

SAÚDE:
É o equilíbrio do organismo que está em bom funcionamento.Dizemos que uma pessoa goza de boa saúde quando el se sente bem em todo o corpo e em todas as dimensões de sua personalidade.A saúde é a ausencia de quaisquer enfermidade.

ENFERMIDADE:
Doença,mal ou os sintomas da doença indicam,necessariamente,uma desordem de tipo energético.No campo da saúde,podemos dizer que a doença é a resultante biológica de um desacerto interno.

TIPOS DE ENERGIA QUE EXISTEM NA PESSOA:
Energia física,biossomática:
Bio:vida
Soma:todo o corpo,tudo é energia
Duas funções são importantes no nosso corpo:
A assimilação
A eliminação
Se não se eliminarem bem os resíduos,a energia não vai fluir.

MENTAL OU PSICOLÓGICO:
É a energia afetiva,a energia da relação.
Se a energia afetiva não funciona bem,a energia física também não funciona.Causa doenças psicossomáticas.EX.:úlcera gástrica.Freud chama essa energia de libido.

ENERGIA CÓSMICA:
É a energia do universo inteiro,de toda a natureza:sol,água,ar,terra,plantas etc.
Na energia cósmica distinguimos:
Microcosmos é o mundo dos pequenos:dos átomos,das células,dos microorganismos,das coisas pequeninas.
Macrocosmos é o mundo das coisas grandes:é a energia cosmica de todo o universo.

ENERGIA ESPIRITUAL:
É a energia ligada ao poder do espírito:amor,perdão,fé,esperança,que nos levam para a dinâmica do Absoluto,para a anatropia,para a transcendência.

SOBRE A ENERGIA NA PRÁTICA DA REFLEXOLOGIA:
O modelo da Reflexologia está baseado sobre a existência de um corpo de energia.Tudo é energia.Toda enfermidade é,ou supõe,um corte de energia.
A enfermidade e a dor são avisos positivos que indicam que a energia não vai bem;a Reflexologia nos põe em contato com essa energia curativa,que está no nosso interior.
Há grande união entre mente,espírito,corpo,enfermidade e vontade de viver ou de morrer.Tudo está unido.Deve-se cuidar da pessoa inteira...como um todo.

RESTABELECER O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO E VITAL DO CORPO HUMANO É DE SUMA IMPOTÂNCIA PARA QUE TENHAMOS QUALIDADE DE VIDA E BEM ESTAR!!!
(fontes*A Saúde Nas Mãos Do Povo*André Millette)

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz