terça-feira, 31 de agosto de 2010

Terapia Holística*Meridianos*Fluxo Energético

Os meridianos são definidos como canais de energia magnética vital do corpo.
Algumas vezes esses canais podem ser associados com o funcionamento dos órgãos internos.Há muito tempo,a medicina moderna compreendeu a relação existente entre a pele e os órgãos internos.O Oriente desenvolveu um sistema de tratamento de doenças pelo estímulo,na pele,de PONTOS que estão conectados ao funcionamento dos órgãos internos.Eses pontos estão ligados por uma linha imaginária que forma os Meridianos,usados especialmente na Acupuntura;Moxabustão e Shiatsu.
O sistema de Meridianos formam um circuito fechado de circulação com um potencial de energia máximo sobre a cabeça,mínimo sobre o tórax e médio sobre as mãos e pés.
Muitas vezes,o cliente trás como queixa dores localizadas que se repetem com frequência.Devemos observar,e lembrar que os pontos,etão localizados sempre em depressões ou elevações ósseas,e/ou disposições musculares ou tendinosas.
Conhecendo o trajeto do Meridiano descobriremos os ponto através das referências ósseas e musculares,usando a unidade de medida Tsun (distância).
Todos os pontos correspondentes a um Meridiano exercem uma maior ou menor ação sobre o órgão ou função.Mas cada Meridiano possui sete pontos importantes,cuja ação é específica com respeito ao funcionamento do órgão com o qual está relacionado.
Pontos:De Alarme,De Tonificação,De Sedação,Pontos Fonte,De Assentamento,
Ponto Geki e Ponto Horário.

Há doze meridianos pares e simétricos formando a Grande Circulação.Cada um desses meridianos corresponde a um órgão ou vísceras de nosso corpo.Dois deles no entanto,não corresponde a órgãos ou vísceras,mas a determinadas funções energéticas.A energia KI percorre os meridianos,da Grande Circulação na seguinte sequência:
Pulmão,Intestino Grosso,Estômago,Baço Pâncreas,Coração,Intestino Delgado,
Bexiga,Rins,Circulação-Sexualidade,Triplo Aquecedor,Vesícula Biliar e Fígado.
Seis Meridianos Yin*Seis Meridianos Yang:formam a grande circulação.

Além da Grande Circulação,existem também a Pequena Circulação e os Vasos Especiais.
Vaso Governador*Vaso da Concepção:formam a pequena circulação.
A Pequena Circulação e a Grande Circulação,atuam de maneira complementar, mantendo,entre si,o equilíbrio energético.Os meridianos Yang da Grande Circulação,se associam ao meridiano do Vaso Governador,que é posterior e está relacionado com o Sistema Nervoso Central.Os meridianos Yin da Grande Circulação,se associam ao meridiano do Vaso da Concepção,que é anterior e apresenta três fases:Gênito-urinária,digestiva e respiratória.

Imagem Figurada Das Funções Dos Meridianos:
O Fígado equipara-se ao Ministro da Defesa,que tem a atribuição de elaborar os planos estratégicos; a Vesícula Biliar,ao Ministro do Planejamento que,afim de suprir as necessidades,planeja mediante o processo de julgar e tomar decisões;o Coração,ao supremo chefe do Poder Soberano,que por avantarjar-se a seus subordinados em conhecimentos e íntima compreensão da organização como conjunto,a dirige;o Intestino Delgado,ao Ministro das Finanças,que,como dirigente das despezas,envia através do corpo a matéria nutritiva transformada ;a Circulação-Sexualidade,ao Ministro das Relações Exteriores,que pelas ações diplomáticas e diferentes negociações propicia felicidade e alegria a seu país;o Triplo Aquecedor,ao Ministro dos Transportes e do Interior,que coordena os planos de todos os transportes,além da construção de represas,canalizações e outras obras de proteção,em benefício do equilíbrio geral;o Estômago,ao Ministro da Fazenda,que,como coordenador da receita pública atende 'as iniciativas econômicas;o Baço Pâncreas,ao Ministro dos Recursos Econômicos (agricultura;indústria e comércio,minas e energia),que coordena o desenvolvimento e a expansão da vida;os Pulmões,ao Ministro da Justiça,que controla a atividade dos agentes públicos na estabilidade da ordem e segurança;o Intestino Grosso,ao Ministro da Área Social (educação,saúde e assistência social),que controla o bem estar e a evolução coletiva;os Rins,ao Ministro do Trabalho,que controla a força de trabalho dos artesãos,produtores,e outros operários;a Bexiga,ao Ministro das Comunicações,que exercita o controle regulador de todas as demais funções.

A Terapia Holística é mais Qualidade e Bem Estar em sua vida!!!

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz


sábado, 7 de agosto de 2010

Terapia Holística*Shiatsu*Zen Shiatsu

SHIATSU:Promove um relaxamento geral com sensação de Bem Estar e Equlíbrio Energético Indispensável 'a saúde física e emocional.Além disso tem ação estimulante sobre a pele e provoca maior fluxo de sangue na área aplicada.
Provoca um rápido escoamento de sangue venoso e linfático, otimizando a circulação de retorno.
Promove o efeito Antiespamódico e Antiespático (acalma contraturas,cãibras,etc.)
,age sobre o Sistema Nervoso e no Controle da Dor,e controla o potencial Biolétrico dos Meridianos (Canais de Energia Magnética Vital do Corpo).

ZEN SHIATSU:Distingue-se por ter uma base teórica própia.Técnica comtemporânea,baseada numa ciência milenar.Sua "atitude" com relação ao cliente é atual,em linha com as terapias e trabalhos corporais modernos,que respeitam a inteligência de cada corpo e os sinais por ele enviados. Não é uma técnica ortodoxa.Suas raizes estão no passado,sua cabeça no futuro.Método que trabalha o corpo de forma profunda,porém suave.

O Shiatsu usa a pressão dos dedos,mas seu significado transcende essas pressões.Tanto no Zen como no Shiatsu, lidamos com fatores que não podem ser explicados racionalmente,mas que necessitam ser sentidos pelo corpo vivo,como a meditação que leva ao vislumbre...
Com essa prática itensifica-se o fluir de energias no praticante,no cliente,e entre ambos.Com isso cria-se um nível alterado de consciência.
As possibilidades do Shiatsu no nível físico e emocional são muitas.O Zen Shiatsu trabalha com essas possibilidades.

Shiatsu:
shi:dedos
atsu:pressão
Pressão com os dedos

No Shiatsu usamos os dedos.No Zen as palmas das mãos.
Manipular junção entre ambas,propiciará efeito de maior qualidade benéfica.

Benefícios:
Problemas Físicos:rins,intestino,estomâgo...,etc.
Problemas Psicossomáticos:depressão,baixa auto-estima,nervosismo...,etc.
Além de propiciar Bem Estar e Relaxamento Corporal*Distresse

"No Zen é importante que você tenha um bom mestre de quem aprender.No Shiatsu,seu cliente é seu mestre."
Shizuto Masunaga

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reflexologia*Técnica Para Melhor Saúde















Forma notável de massagem de compressão (profunda).Quando se faz compressão nas áreas reflexas,podemos revelar ou descobrir muitos segredos de algumas fraquezas que talvez ainda não se manifestaram em grau elevado em nosso organismo.
Ex.:Talvez um Fígado preguiçoso seja responsável pelo trato intestinal que resulta em constipação.
Ao encontrarmos terminais nervosos nos pés, é porque existe uma formação de cristais que interfere na circulação do sangue para o Fígado,dificultando seu funcionamento normal.

Reflexologia:Mãos e abdomem:Compressão (suave),manipula-se com delicadeza as áreas reflexas (contração e descontração).
Mãos:O procedimento é o mesmo da Reflexologia Podal,apenas com pressões leves.
Abdomem: Plexo Solar,Hara e Esplênico.Atendo-se um pouco mais no ponto reflexo Hara,um dos pontos chave de equilíbrio de nosso organismo.Com esse procedimento estamos reativando ao mesmo tempo o chakra esplênico e plexo solar,junção de técnica automática com o procedimento da Reflexologia.

Para que tenhamos boa saúde,uma das necessidades é mantermos o Equilíbio Químico normal de nossa corrente sanguínea e nos livrarmos dos depósitos cristalinos.
O excesso de ácido na corrente sanguínea aumenta os depósitos de cálcio.Neste caso,cristais de ácido (semelhantes 'as partículas de geada quando examinados ao microscópio) formam-se nesses terminais nervosos e impedem a circulação normal do sangue para as várias partes do corpo.
Através da Reflexologia e Zonoterapia Podal podemos tratar todo nosso organismo.
Relações entre Glândulas,Orgãos e Sistemas:(Tratamentos Energéticos)
Endócrino,Digestivo,Urinário,Reprodutivo,Nervoso,Circulatório,Linfático e Respiratório.

Todos nós nos colocamos a disposição das enfermidades,através de fatores mentais,físicos e emocionais.Com o cotidiano do dia a dia nos encontramos tensos,ansiosos,estressados,sem fazer o suficiente para relaxar,ou por ter mantido responsabilidades excessivas,o que nos leva a identificar a nossa falha em reconhecer nossos limites.Cada pessoa tem seus limites bem demarcados,por isso é importante verificarmos a nossa dieta,exercícios,tratamentos energéticos,
alternativas para o distresse e estabelecermos um programa de auto-ajuda.
Assim com todos estes cuidados que somos merecedores,entramos em um estado de Bem Estar e elevamos a Qualidade de Vida.

PARA SABER SE ESTE MÉTODO É EFICIENTE,EXPERIMENTE!!!
Consulte um Terapêuta Holístico credenciado,ele está apto para lhe atender com conhecimento e responsabilidade ética.

Só existe dois poderes grandioso no planeta Terra,a FÉ e o AMOR!!!
CUIDE-SE,PERDOE-SE,AME-SE,TENHA FÉ,AUTO ESTIMA E SEJA FELIZ!!!
É o que desejo a você leitor e a todos os seres humanos deste planeta abençoado.

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz