sábado, 16 de outubro de 2010

Moxaterapia* Moxabustão

Moxa é um bastão feito com a erva Artemísia,técnica que trabalha os meridianos (canais de energia) para restabelecimento da saúde,tem ação tonificante nos casos de deficiência de energia e de síndromes geradas pelo frio,vento e umidade,assim como tonificar doenças crônicas do frio.
O calor remove a congetão dos vasos sanguíneos e move o Qi e o sangue,que finalmente remove a dor.Aumentando a circulação são removidas substâncias de excreção metabólica,resultando numa redução do espasmo muscular e num decréscimo da dor.

Efeitos fisiológicos:
Os efeitos fisiológicos do aquecimento do tecido local do corpo levam a um conjunto de alterações e produzem respostas complexas.
O corpo vai responder ao calor,tentando manter seu própio equilíbrio homeostático térmico.
Diferentes formas de tratamento com Moxa vão produzir diferentes efeitos,dependendo do método de aplicação e da direção do tratamento,ex.:
*aquecimento de pele,
*redução de inflamação,
*redução da dor,
*vasodilatação.

Efeitos Terapêuticos:
O calor estimula a cura pelo aumento da taxa metabólica,da atividade celular e do fluxo sanguíneo local.
As vias pelas quais o calor da moxa atua pode aliviar a dor,abrangem:

1.0-O calor diminui a viscosidade do sangue,que leva a um aumento do fluxo sanguíneo local,conduzindo ao alivio da dor.
A diminuição da viscosidade também aumenta a extensibilidade do colágeno e,consequentemente,torna mais facil alongar os tecidos fibrosos,resultando no alivio da dor.

2.0-O calor aumenta o metabolismo e a taxa metabólica,o que por sua vez,aumenta a atividade celular,leva 'a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos e 'a aceleração da circulação,aliviando a dor.

Esta técnica com a junção da Ventosa e pontos de Acupuntura,intensifica os resultados do tratamento para o alivio da dor.

Indicações:
Torcicolos;lesões de tecido mole e problemas músculo-esqueléticos encontrados em joelhos,ombros e na coluna,fraturas,dores abdominais,inflamações musculares,etc.

SAÚDE É O EQUILÍBRIO DO ORGANISMO QUE ESTÁ EM BOM FUNCIONAMENTO!!!

COISAS D'ALMA
nosso eu interior

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Porque as pessoas gritam!!!

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Porque as pessoas gritam!!!: "Um dia um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos: Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas! Gritamos porque pe..."

terça-feira, 12 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Exemplos de Genocídio

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Exemplos de Genocídio: "Genocídio tem sido definido como o assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas,nacionais,raciais,religiosas e (por vez..."

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reflexão

"A MELHOR RELIGIÃO É AQUELA QUE TORNA CADA SER HUMANO MELHOR."

Décimo quarto Dalai Lama,1935-Tibetano-Líder de Budismo tibetano,prêmio Nobel da paz.

COISAS D'ALMA
nosso eu interior

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Reflexão Introspectiva

Enquanto não superamos a ansia do amor sem limites,
não podemos crescer emocionalmente.
Enquanto não atraverssarmos a dor de nossa própia solidão,
continuaremos a nos buscar em outras metades.
Para viver a dois,antes,é necessário ser um.
Fernando Pessoa

"Se todos nós soubéssemos do que somos capazes,iríamos espantar a nós mesmos."
Thomas Edson

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Fernanda Tomaz

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Terapia Holística*Ventosaterapia

O uso de ventosas no Oriente foi desenvolvido com base na Acupuntura.
Ela se fundamenta na crença de que a resistência contra a doença pode ser alcançada,induzindo o corpo a se curar pela aplicação de ventosas em pontos dos 14 meridianos ou em nódulos de reação positiva.
Esta função reguladora é descrita no antigo Cânon de Medicina Oriental,o Nei Jing.
A diagnose pela palpação de pontos usa o sentido do tato dos dedos para examinar procurando anormalidades,ou manifestações positivas de pontos servindo de base para o diagnóstico e tratamento.
A aplicação das ventosas desencadeia uma série de reações que podem explicar muitas de suas ações.Estas alterações tem sido alvo cada vez maior de estudos sérios,buscando compreender seu exato mecanismo de ação,não apenas em relação 'a Ventosterapia,mas também quanto a Acupuntura,Homeopatia, Reflexologia e outras ciências alternativas.
No interior da ventosa,a primeira reação a ser observada é o avermelhamento da pele,um eritema.Este efeito é desencadeado devido ao aumento da circulação sanguínea local,bem como ao estímulo 'a microcirculação.Assim,a corrente sanguínea torna-se mais abundante e mais rica.
As ventosas aplicadas estimulam um aumento das trocas metabólicas entre o sangue e as células.O oxigênio e nutrientes são melhor captados a nível dos tecidos.
Enquanto as toxinas e o dióxido de carbono são expelidos do interior das células para o interior da circulação sendo eliminados do organismo.
Estas mesmas toxinas podem se eliminadas através da pele,pelas glândulas sudoríparas e sebáceas.A pressão no interior das ventosas elimina os produtos das glândulas,promovendo uma purificação tanto da pele,que irá poder "respirar" melhor,assim como limpa os tecidos que se situam abaixo da pele.
A melhoria das trocas gasosas permite também a estabilização do índice de pH do sangue.O pH é um padrão que mede a acidez ou alcalinidade de uma solução,em uma escala que vai do zero ao 14.Quanto mais próximo do zero,maior o estado de acidez,e quanto mais perto do 14,mais alta será a alcalinidade.O sete (7) corresponde a um pH neutro,como o da água.Quanto mais próximo deste equilíbrio,melhor será o funcionamento do organismo.
Promove a remoção de nódulos gordurosos localizados,como os que são responsáveis pelo surgimento de celulites,que impedem a boa circulação sanguínea.

SAÚDE É O EQUILÍBRIO DO ORGANISMO QUE ESTÁ EM BOM FUNCIONAMENTO!!!

Consulte um Terapeuta Holístico e amplifique sua Qualidade de Vida e Bem Estar!!

Atentamente,
Fernanda Tomaz

domingo, 3 de outubro de 2010

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Oração Cigana do Amanhecer

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Oração Cigana do Amanhecer: "Salve o Sol,a Natureza,o Orvalho da manhã. Salve Deus todo Poderoso,que me dá a felicidade de tomar a benção de toda a Natureza. Salve o Ven..."

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Tradução do Pai Nosso,a partir do Aramaico

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Tradução do Pai Nosso,a partir do Aramaico: "Pai-Mãe,respiração da vida,fonte do som,ação sem palavras,Criador do Cosmos! Faça sua luz brilhar dentro de nós,entre nós e fora de nós par..."