sábado, 30 de abril de 2011

Psicanálise* Depressão

Ao contrário do que muitos dizem,depressão não significa tristeza.A tristeza é um sentimento experimentado por todas as pessoas,em algum momento da vida,que em geral dura horas ou dias.A depressão vai muito além disso.Ela invade o indivíduo afetando não só o seu humor,mas também o seu comportamento e pensamento.
A tristeza profunda e abatimento são desproporcionais a qualquer causa alegada,e muitas vezes surgem sem nenhum motivo aparente.Além disso,a depressão perdura por semanas,meses e até anos,comprometendo a vida pessoal e profissional das pessoas.As relações familiares também podem ser prejudicadas pelas mudanças que ocorrem com o indivíduo e pela dificuldade dos familiares em compreendê-lo.SOMENTE O DEPRIMIDO SABE O QUANTO ESTÁ SOFRENDO,A DEPRESSÃO É INVISÍVEL,NÃO SANGRA...As pessoas próximas muitas vezes não a compreendem por não "verem" a doença.
Hoje temos a disposição tratamentos efetivos para a grande maioria dos casos.Mesmo assim ,estima-se que menos de 25% dos indivíduos afetados no mundo recebe tratamento adequado .Uma das principais razões para que isto ocorra é o estigma social associado aos problemas psiquiátricos,incluindo a depressão.Muitas pessoas ainda a consideram uma "fraqueza",ou falta de "força de vontade",até mesmo muitos indivíduos deprimidos,que se recusam a procurar ajuda.
Estas idéias acabam impossibilitando que indivíduos acometidos pela depressão POSSAM VOLTAR A DESFRUTAR DA VIDA PLENAMENTE.


SINTOMAS:
O indivíduo deprimido pode apresentar perda de interesse ou a incapacidade de sentir prazer em atividades habituais,mesmo aquelas que antes eram consideradas agradáveis .Para o deprimido tudo costuma parecer fútil ou sem importância,vazio e sem graça.Também são comuns os sentimentos excessivos de culpa,desesperança e baixa autoestima,alterações do sono e do apetite,
cansaço fácil e falta de energia,irritabilidade,ansiedade,indecisão e dificuldade de concentração,com consequente prejuízo da memória.Outros sintomas frequentes são a tendência ao isolamento,problemas sexuais como a falta de desejo sexual,dores pelo corpo e dores de cabeça.Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio podem ocorrer nos casos mais graves.

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é clinico,baseado nos sintomas citados acima,não existem exames específicos que identifiquem a doença.Um exame completo é indispensável,uma vez que outras doenças podem apresentar sintomas parecidos aos da depressão ou podem piorar os sintomas depressivos.

A depressão tratada com o médico específico integrada a Psicoterapia Psicanalítica,traz excelentes resultados no processo.

A Psicoterapia Psicanalítica (análise) auxilia o analisado a encontrar uma convergência entre as suas necessidades,ouvindo suas descrições.

REFLEXÃO INTROSPECTIVA:
Declarar-se enfermo psíquico não é vergonhoso,ao contrário,é um ATO HERÓICO de AMOR PRÓPIO!!!

Amorosamente,
Fernanda Tomaz
Fraternos Abraços






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.