sábado, 30 de abril de 2011

Psicanálise* Depressão

Ao contrário do que muitos dizem,depressão não significa tristeza.A tristeza é um sentimento experimentado por todas as pessoas,em algum momento da vida,que em geral dura horas ou dias.A depressão vai muito além disso.Ela invade o indivíduo afetando não só o seu humor,mas também o seu comportamento e pensamento.
A tristeza profunda e abatimento são desproporcionais a qualquer causa alegada,e muitas vezes surgem sem nenhum motivo aparente.Além disso,a depressão perdura por semanas,meses e até anos,comprometendo a vida pessoal e profissional das pessoas.As relações familiares também podem ser prejudicadas pelas mudanças que ocorrem com o indivíduo e pela dificuldade dos familiares em compreendê-lo.SOMENTE O DEPRIMIDO SABE O QUANTO ESTÁ SOFRENDO,A DEPRESSÃO É INVISÍVEL,NÃO SANGRA...As pessoas próximas muitas vezes não a compreendem por não "verem" a doença.
Hoje temos a disposição tratamentos efetivos para a grande maioria dos casos.Mesmo assim ,estima-se que menos de 25% dos indivíduos afetados no mundo recebe tratamento adequado .Uma das principais razões para que isto ocorra é o estigma social associado aos problemas psiquiátricos,incluindo a depressão.Muitas pessoas ainda a consideram uma "fraqueza",ou falta de "força de vontade",até mesmo muitos indivíduos deprimidos,que se recusam a procurar ajuda.
Estas idéias acabam impossibilitando que indivíduos acometidos pela depressão POSSAM VOLTAR A DESFRUTAR DA VIDA PLENAMENTE.


SINTOMAS:
O indivíduo deprimido pode apresentar perda de interesse ou a incapacidade de sentir prazer em atividades habituais,mesmo aquelas que antes eram consideradas agradáveis .Para o deprimido tudo costuma parecer fútil ou sem importância,vazio e sem graça.Também são comuns os sentimentos excessivos de culpa,desesperança e baixa autoestima,alterações do sono e do apetite,
cansaço fácil e falta de energia,irritabilidade,ansiedade,indecisão e dificuldade de concentração,com consequente prejuízo da memória.Outros sintomas frequentes são a tendência ao isolamento,problemas sexuais como a falta de desejo sexual,dores pelo corpo e dores de cabeça.Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio podem ocorrer nos casos mais graves.

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico é clinico,baseado nos sintomas citados acima,não existem exames específicos que identifiquem a doença.Um exame completo é indispensável,uma vez que outras doenças podem apresentar sintomas parecidos aos da depressão ou podem piorar os sintomas depressivos.

A depressão tratada com o médico específico integrada a Psicoterapia Psicanalítica,traz excelentes resultados no processo.

A Psicoterapia Psicanalítica (análise) auxilia o analisado a encontrar uma convergência entre as suas necessidades,ouvindo suas descrições.

REFLEXÃO INTROSPECTIVA:
Declarar-se enfermo psíquico não é vergonhoso,ao contrário,é um ATO HERÓICO de AMOR PRÓPIO!!!

Amorosamente,
Fernanda Tomaz
Fraternos Abraços






quarta-feira, 20 de abril de 2011

Terapia Holística*Cromoterapia


Utiliza a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo ,mente e emoções.O ser humano e a natureza necessitam da luz do Sol para viverem,sem luz não há vida.A luz solar se decompõe em sete raios principais,que são distribuidos por todo os corpos;físico e energético.Cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica;ex.:
Vermelho:circulação,sistema nervoso
Azul:sedativo,analgésico
Verde:equilíbrio,vaso dilatador

Reconhecida desde 1.976 pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Hipócrates (Pai da Medicina),dizia que saúde e doença dependem da Harmonia entre meio ambiente,corpo e mente).

Utilizada desde as antigas civilizações como Egito antigo,Grécia e China.

Beneficios: problemas musculares, juntas e articulações, circulação,sistema nervoso,espinhas,vasos e artérias,sinusite,feridas,reumatismo,estresse;dentre outros.

SAÚDE É O EQUILÍBRIO DO ORGANISMO QUE ESTÁ EM BOM FUNCIONAMENTO!!!

"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar,dos nossos sentimentos e emoções."
Dr.Edward Bach

COISAS D'ALMA
nosso eu interior
Luz,Amor e Paz





terça-feira, 19 de abril de 2011

SOS!!! AMOR FRATERNAL!!!

Venho em nome de Ricardo Ribeiro Psicanalista,pedir aos Amigos e Irmãos Iguais,doação de SANGUE e PLAQUETA.Para seu AMADO PAI que esta com Leucemia.Peço humildemente às Entidades Filantrópicas,Corpo de Bombeiros, Policia Civil, Forças Armadas,Entidades Religiosas... e a todos os CORAÇÕES NOBRES deste País que jamais negaram ajuda ao seu semelhante em aflição.

DOAÇÃO,SEJA DE QUE CARATER FOR,É O ATO MAIS HONROSO QUE UMA PESSOA PODE PRATICAR.


Quando doamos algo para a sobrevivência de um irmão,estamos doando à nós mesmos o sentimento mais puro de nossa existência "AMOR FRATERNAL".

P.S.:Pessoas de outras cidades podem entrar em contato com Hospitais para a doação.Os Hospitais se encarregarão do transporte adequado.

Desde de já,agradeço em nome desse filho aflito e AMOROSO "Ricardo Ribeiro",que as BENÇÃOS SUPERIORES estejam amparando-o,assim como toda a família.

CONTATO:ricardo_tadeu@msn.com,através deste,receberam todas as informações necessárias.

Aos Irmãos e Amigos Iguais,
LUZ,AMOR e PAZ!!!
Grata Eternamente











sábado, 9 de abril de 2011

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Sensibilizada com a tragédia da Escola Tasso da Si...

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Sensibilizada com a tragédia da Escola Tasso da Si...: "Sensibilizada com a tragédia da Escola Tasso da Silveira (Realengo),Rio de Janeiro.Que as forças superiores amparem pais,crianças,professore..."

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Reflexão

Filosofando Com a Arte Fernanda Tomaz: Reflexão: "Não espere a dor para acreditar em oração... Não espere elogios para acreditar em si mesmo... Paz,Amor e Luz"