segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cuide do bom colesterol



O colesterol,uma gordura indispensável ao organismo,pode ser um grande aliado da sua saúde. 

Basta manter seus índices equilibrados. 
Para isso,procure praticar um exercício aeróbico regularmente (caminhadas dárias, por exemplo) e adote uma alimentação pobre em gorduras saturadas e rica em fibras solúveis e em proteínas de origem vegetal ou extraídas do peixe. 
Reduza o consumo de laticínios,evite carne vermelha,azeite de dendê,óleo de amendoim ou de coco,café,açúcar refinado,pílula anticoncepcional e gorduras saturadas ou hidrogenadas.

Inclua em sua rotina alimentar:
Aveia,cevada,frutas,ervilhas,feijões secos,goma mucilagens:são ricas em fibras solúveis, que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol.

Alho e cebola:são reconhecidos por suas diversas propriedades medicinais. 

Seu uso diário,de preferência em dietas vegetarianas,ajuda a reduzir os altos índices de colesterol e proteger o organismo contra doenças cardíacas.

Maçã com casca,polpa de frutas cítricas:contêm pectina,substância que diminui o LDL (mau colesterol).

Berinjela: alguns estudos provam sua eficácia;outros atestam que essa solanácea apreciadíssima pelos italianos não influi na redução do LDL. 

De qualquer forma,o fruto apresenta zero de gordura,baixa caloria e flavonóides,que agem como antioxidantes.

Iogurte,algas,alfafa e outras verduras,gema de ovo:oferecem vitamina K natural,solúvel em gorduras e equilibrador da coagulação sangüínea.

Cereais integrais, levedo de cerveja, tomilho e pimenta preta: elevam os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDLs ou fatores sangüíneos que transportam o colesterol e protegem as artérias. 

Levedo de cerveja contém ainda cromo, mineral que também auxilia a reduzir o LDL.

Nozes,ameixa,trigo integral,legumes secos (ervilha, fava);crustáceos,moluscos,ostras:são fontes naturais de cobre,que diminui as taxas de LDL e aumenta as de HDL protetor.

Óleo de peixe de águas profundas, sardinha,atum,azeite de oliva:embora todo o mundo saiba que a gordura é inimiga da saúde,alguns lipídeos (gorduras) e seus derivados ajudam não só a manter as artérias desobstruídas,como retardam o envelhecimento. 

Entre eles,os ácidos graxos poliinsaturados e as vitaminas A, D, E e K encontradas nesses alimentos.

Brócolis, espinafre, couve-de-bruxelas e verduras em geral,além de farelo de trigo, soja,trigo integral e cereais integrais:são consideradas boas fontes de vitamina E,que age como vasodilatora e inibe a oxidação dos compostos graxos no organismo.


 

 Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.