sexta-feira, 5 de abril de 2013

Terapia Bioenergética*Lowen



A compreensão do gesto:

Respirar, sentir, movimentar-se. 

Assim,cada um de nós intensifica o contato com o corpo e o ajuda a liberar emoções reprimidas e dores físicas. 

Essa foi a conclusão de Alexander Lowen,Pai da Bioenergética, uma corrente de Terapia Corporal para a qual o corpo sempre fala a verdade.


Preste atenção em sua respiração.
Você inspira pelo peito ou pelo abdômen?
Como solta o ar?
Rápida ou lentamente? 
As pessoas não observam como inspiram e expiram.
Essa Análise do Corpo Humano é um dos pilares da Bioenergética, uma linha de Psicoterapia criada pelo médico americano Alexander Lowen entre as décadas de 1940/50.
Para ele,ter o Corpo Vibrante e Saudável é a chave de uma Vida Feliz.

O que Lowen descobriu é que toda musculatura contraída tem uma emoção guardada.
E por isso, quando o corpo é exercitado e relaxado,ele consegue liberar Emoções Reprimidas, minimizando também os medos, as inseguranças e a dor física.


ENERGIA VIBRANTE:
Lowen partiu do princípio de que a boa relação entre Corpo, Mente e Energia é a base para uma vida plena.
Na prática,se a pessoa está triste devido a uma perda, ela se sente enfraquecida para reagir porque o organismo não produz a Energia de que ela precisa para se animar.
Por isso,o Terapeuta acredita ser difícil alguém deprimido ficar bem e pensar positivamente se seu nível de energia estiver baixo.
Análise Bioenergética:é para resolver o descompasso.
A fórmula conta com um equilíbrio na equação Mente/Corpo/Energia,com base no estudo dos estados Emocionais e Energéticos do Corpo.
Numa sessão de Bioenergética, além de conversar como em qualquer outro tipo de Psicoterapia, o Terapeuta pede que o cliente faça alguns exercícios físicos.
O objetivo é destravar tensões musculares - geradas por estresse, tristeza, ansiedade e problemas psicológicos - e levar a pessoa a respirar livremente, já que a emoção interfere no fluxo respiratório.
Por conta dos seus problemas emocionais,o cliente pode aprisionar a respiração, isto é, entrar num padrão de inspirações e expirações curtas e apressadas, que tensionam os músculos e distanciam o indivíduo do contato com o seu corpo.
 
Amor,Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.