segunda-feira, 13 de maio de 2013

Benefícios do alho


 

Recentemente, o infectologista Esper Kallas, em entrevista ao programa Fantástico,afirmou que vários produtos naturais, como o mel,o limão e o alho não têm efeito real no tratamento da gripe.A declaração do especialista vai de encontro a uma série de pesquisas que mostram que alguns alimentos e ervas atuam de forma benéfica em nosso organismo.No caso específico da gripe,não existe um medicamento eficaz,mas sabemos que produtos naturais podem amenizar os sintomas da doença e fortalecer o sistema imunológico para que ele consiga agir contra o vírus.

A fim de esclarecer essa questão,mostraremos o que dizem os estudos científicos sobre as propriedades medicinais do alho.

 

Propriedades Terapêuticas

O alho contém uma série de nutrientes essenciais para o organismo humano,fósforo,selênio,vitamina C, cálcio,ferro e proteínas.
Além disso,o alimento também conta com diversos componentes fitoquímicos,com funções antioxidante, bactericida,antialergênica,cardioprotetora,antiviral,imunoestimulante,dentre outras.
Devido a essas substâncias,o alho pode ser considerado com um alimento funcional,ou seja, capaz de prevenir e combater problemas de saúde.
 


Redução do Colesterol e Risco de Infarto

Um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a Embrapa revelou que a alicina, substância encontrada no alho,auxilia no controle das taxas do colesterol e diminui o risco de infarto agudo no miocárdio.
O teste da substância foi feito com cobaias e,por isso, não existem números conclusivos a respeito do uso do alho por seres humanos.
É importante destacar ainda que outras pesquisas apontam para os benefícios do alimento no combate aos problemas cardiovasculares.


Efeito Anticancerígeno

O consumo de alho também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Pesquisadores chineses acompanharam diversas pessoas e concluíram que aquelas que comiam mais alho tinha até 50% menos chance de desenvolver câncer de estômago. O Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos também investigou as propriedades do alho e observou que suas substâncias protegem o organismo contra o câncer,sobretudo gástrico.
(fonte:Receita Natural)

Amor,Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.