quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mandala*Significado

  

Mandala significa círculo em palavra sânscrito.Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia,e universalmente a mandala é o símbolo da integração e da harmonia.

 A mandala é uma espécie de yantra (instrumento,meio,emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo.Em rigor,mandalas são diagramas geométricos rituais:alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).
A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).

Durante muito tempo,a mandala foi usada como expressão artística e religiosa,através de pinturas rupestres,no símbolo chinês do Yin e Yang,nos yantras indianos,nas thangkas tibetanas,nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo,a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada,o palácio de uma divindade.
Geralmente,as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma.
Quando a mandala é feita com areia,logo após algumas cerimônias,a areia é jogada em um rio,para que as bênçãos se espalhem.

Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam nos tratamentos psicoterapêuticos,
interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.

                                        Mandala Signo de Libra

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.