quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Chá de Cáscara Sagrada


Cáscara Sagrada
A Rhamnus purshiana, conhecida popularmente como cáscara sagrada, é uma planta medicinal conhecida principalmente por seu efeito emagrecedor. Além de ajudar na perda de peso, a cáscara sagrada pode auxiliar no controle do diabetes e do colesterol alto. O chá atua como diurético e laxativo, atenuando também a prisão de ventre e o inchaço causado pela retenção hídrica.
O grande segredo da cáscara sagrada está na presença de um componente conhecido como antraquinona. Essa substância estimula os movimentos peristálticos, contribuindo, de forma eficaz, para o bom funcionamento do intestino. Para aproveitar todos esses benefícios, é possível preparar o chá de cáscara sagrada em casa. A dica é adquirir a casca da planta em lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de cáscara sagrada;
  • 1 litro de água.

 

Modo de Preparo:

Antes de preparar o chá, é necessário lavar bem as cascas com água corrente. Feito isso, junte as cascas com a água e deixe ferver por 5 minutos. Depois a bebida precisa ser coada e guardada na geladeira.

 

Posologia

Tomar 1 xícara do chá antes do almoço e outra antes do jantar.

 

Cuidados

O chá não deve ser consumido por mulheres grávidas nem por crianças. Também é importante não ingerir o chá em excesso, pois pode causar diarreia e vômito.
(fonte:Receita Natural)

Amor,Luz e Paz

Mudança


Mudança é como um rio, constantemente fluindo e movendo coisas ao redor. 
O rio da vida está sempre me trazendo ideias, pessoas e situações como oportunidades para ser enriquecido e enriquecer outros. 
Quando aprecio o fato de que tudo está mudando eu posso relaxar e aprender com a vida. 
Que hoje eu experimente a constância da mudança.
 
Brahma Kumaris
Namastê

Despreocupação


Não se preocupe. 
Quando nos preocupamos tornamos os problemas maiores do que realmente são. 
Ao invés de nos preocuparmos, é possível aprender a discernir e aceitar aquilo sobre o qual não temos controle. 
Podemos agir com sabedoria e escolher a felicidade ao invés da preocupação. 
Ao fazer isso, trazemos a energia correta para encontrar as soluções. 
 
Brahma Kumaris
Namastê

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prisão de ventre

Remédios naturais 

 
obstipaçao


A obstipação ou prisão de ventre é um problema que não escolhe idades e que se caracteriza pela dificuldade temporária em evacuar. É também um problema bastante comum, sendo que grande parte da população mundial já o teve ou tem em alguma fase da sua vida. Este é também um problema com maior incidência nas mulheres, devido a efeitos hormonais.
Este efeito temporário pode, contudo, trazer bastante desconforto ou outras complicações mais graves para quem dele sofre, como desconforto abdominal, acumulação de gases, dores, falta de apetite, entre outros sintomas.
Seguem-se algumas orientações de tratamento e prevenção com remédios naturais.

Conselhos e prevenção


O primeiro passo para conseguir lidar/tratar o problema da obstipação (prisão de ventre) é saber o que o poderá estar a causar. Uma das causas mais habituais é uma alimentação com deficiência em alguns nutrientes, como por exemplo fibras, e a pouca ingestão de líquidos. Também outros fatores para além da alimentação deficiente podem ter grande peso na ocorrência de sintomas, como a falta de prática de exercício físico, uma vida demasiado sedentária ou até períodos de maior ansiedade ou stress.
Se o problema for apenas temporário, a mudança das rotinas diárias ou erradas pode fazer toda a diferença. Seguem-se algumas orientações para a prevenção:

  • Beba diariamente muitos líquidos, de preferência água. A água é fundamental, porque o intestino absorve a água que está nas fezes. Se bebemos pouca água a quantidade percentual que o intestino precisa absorver é maior e resseca as fezes. Aconselhamos que beba diariamente entre 6 a 8 copos de água.
  • Implemente na sua alimentação maior quantidade de alimentos ricos em fibra. Aconselhamos um maior consumo de cereais integrais, frutas e legumes cozidos.
  • Mantenha uma rotina e horário certo para evacuar, por exemplo, após uma determinada refeição, aproveitando desta forma um reflexo que se chama gastrocólico. Esse reflexo estimula o intestino a funcionar sempre que o estômago está dilatado por comida.
  • Pratique exercício físico. Não só vai ajudar com a prisão de ventre, como também com o stress (outras das causas que poderá estar a contribuir para o problema).
  •  
Algumas plantas ajudam a tratar o problema da prisão de ventre. Por exemplo, as ameixas são muito eficazes.

Vai precisar de:
  • 1 ameixa preta
  • 1 colher de mel
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher ( chá )  de aveia  ou farelo de trigo
Como preparar:
Coloque todos os ingredientes acima descritos num liquidificador. Bata bem até ficar uma mistura homogénea. Esta receita deve ser tomada em jejum para um efeito melhor. Aconselhamos a toma, por exemplo, ao pequeno-almoço.


Outra plantas são também muito eficazes para combater e prevenir o problema da obstipação (prisão de ventre), como é o caso de dente-de -leão. Aconselhamos que inclua folhas de dente-de-leão nas saladas, beba sumo fresco ou tome uma infusão. O dente-de-leão tem uma ação laxante e depurativa.
Se depois destes remédios naturais e conselhos a obstipação persistir, deve consultar o seu médico.
(fonte:Vida de Qualidade)

Fraternos Abraços 

Felicidade


Quando pensamos muito sobre algo, fazemos de uma coisa insignificante algo grande. 
Então começamos a nos preocupar com isso. 
Quando estamos felizes, não nos preocupamos com nada. 
Não estamos falando sobre felicidade superficial e externa. 
Estamos falando sobre felicidade interior e profunda. 
Quando temos essa felicidade interior sentimos que nada é difícil. 
E tudo fica fácil. 
Brahma Kumaris
Namastê

domingo, 27 de janeiro de 2013

Meditação

 
Meditar: a ciência descobre os benefícios - A vantagem da meditação para o equilíbrio físico e mental sempre foi difundida pelas filosofias orientais. Mas nunca, como ultimamente, tantas áreas da saúde têm comprovado (e incorporado) sua eficácia


Do latim meditare, que significa desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si, a meditação está gradativamente se transformando na nova queridinha da medicina. De acordo com estudos recentes, realizados nos quatro cantos do planeta, a prática meditativa pode até alterar a fisiologia do organismo. Isso significa prevenir e combater a ansiedade, a depressão e uma série de outros males, como a hipertensão arterial, a dor crônica, a insônia, os sintomas da temida tensão pré-menstrual, além de ajudar dependentes de drogas a largar o vício, incluindo a nicotina. Não faltam avais de governos. No começo de 2006, o equivalente norte-americano do Ministério da Saúde (NIH) reconheceu a meditação como um recurso terapêutico a ser incorporado à medicina convencional. Em maio daquele ano, foi a vez do órgão brasileiro baixar uma VIVERBEM Meditar portaria, autorizando a adoção da prática meditativa em postos de saúde e hospitais públicos

Melhora a atenção
As pesquisas com grupos de controle (medita/não medita), além de serem cada vez mais comuns em todo o mundo, têm contribuído cientificamente para a comprovação dos benefícios da prática, dados estes registrados desde a antiguidade. A última delas foi publicada pela prestigiada revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, dos Estados Unidos, na segunda semana de outubro. Segundo pesquisadores do Laboratório de Corpo e Mente da Universidade Dalian, China, uma análise demonstrou que um grupo de 40 estudantes, que meditava 20 minutos diariamente, apresentava um menor nível de estresse, melhora da atenção e do desempenho cognitivo e emocional, em comparação com igual número de estudantes que não desligou o 'piloto automático', forma de se referir à desconexão momentânea do turbilhão de pensamentos com que convive um ser humano acordado. Uma das conclusões do estudo foi que existe uma relação entre a meditação e o bom desempenho de tarefas que requerem atenção.

O QUE É O SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
É a área do sistema nervoso que controla as ações involuntárias, isto é, funciona independente da nossa vontade, como a contração das musculaturas lisa e cardíaca. Esta área se subdivide em sistema simpático e parassimpático. O simpático estimula ações que mobilizam energia, ajudando o organismo a responder a situações de estresse, por exemplo. É responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, concentração do açúcar no sangue... O sistema parassimpático funcionaria no sentido contrário, como que para 'compensar' os excessos do simpático, reduzindo o ritmo cardíaco, a pressão arterial...

Função antiestresse
"Meditar reequilibra o sistema nervoso autonômico (ou autônomo - veja quadro Sistema Nervoso Autônomo), fazendo com que os circuitos de relaxamento predominem, e os circuitos de estresse só sejam acionados em situações de real necessidade", explica a neurologista Denise Menezes, professora do departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora em Medicina Mente-Corpo da instituição. Quando excessivamente ativados, por exemplo, pela correria da vida nas grandes cidades, os circuitos de estresse - ativados pelo sistema nervoso simpático - aumentam a predisposição genética a doenças. "É a redução da atividade do sistema simpático e, em contrapartida, a maior ativação do parassimpático que vai dar a sensação de relaxamento e bem-estar proporcionada pela meditação", confirma Elisa Harumi Kozasa, doutora em psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora da Unidade de Medicina Comportamental da faculdade, a mais destacada instituição brasileira a investigar os efeitos psicobiológicos favoráveis da meditação

Reações e pensamentos
Pode parecer contraditório que uma atividade que produz relaxamento também ajude a melhorar a atenção, mas a explicação é também fisiológica, de acordo com Kozasa: "a meditação, conforme demonstrado em vários estudos por meio da avaliação por imagens durante as sessões, ativa regiões do cérebro ligadas à atenção, como o córtex pré-frontal". A psicóloga Júnia Ferreira, também do Departamento de Medicina Comportamental da Unifesp, acrescenta outro aspecto. "O que se busca é centrar mente e corpo e um maior equilíbrio desse foco em si mesmo". Significa que, apesar de alcançar o que os especialistas chamam de estado alterado de consciência, quem medita alcança uma maior percepção do próprio corpo e, no limite, aprende a lidar melhor com as próprias reações e pensamentos. Essa "consciência do corpo" pode chegar ao ponto, afirma a psicóloga, de a própria pessoa que está meditando escutar seus batimentos cardíacos e perceber a contração dos próprios músculos e de sua respiração.

"A MEDITAÇÃO É ENCARADA HOJE COMO UMA DAS MAIS POTENTES PRÁTICAS CAPAZES DE PROMOVER A EXPANSÃO DA ATIVIDADE CEREBRAL"

Memória, atenção, decisões
"A atenção focada num determinado ponto é uma das premissas para obtermos resultados eficazes durante uma sessão meditativa", diz Kozasa. Funcionaria como uma poderosa ginástica para o cérebro, o que já foi demonstrado por uma pesquisa que se tornou um clássico nessa área.

Há dois anos, a pesquisadora norte- americana Sara Lazar, doutora em biologia molecular pela prestigiada Universidade de Harvard, publicou um estudo de imagens, demonstrando que algumas áreas do córtex cerebral apresentavam-se alteradas em adeptos de um tipo de meditação conhecida como mindfulness, ou atenção plena, uma técnica que se tornou bem popular nos Estados Unidos.

"O estudo mostrou que as áreas relativas à memória, como as de atenção e tomada de decisões, são mais espessas anatomicamente nos que praticam a meditação", relata Kozasa, cuja tese de doutorado na Unifesp constatou os efeitos positivos da meditação e da respiração na ioga para casos de ansiedade, depressão e desatenção. Os mais entusiasmados especulam sobre a possibilidade de a prática conseguir retardar a atrofia de certas áreas cerebrais relacionadas à idade, mas a pesquisadora prefere a cautela: são necessárias mais pesquisas para confirmar os dados obtidos até aqui.

"A TÉCNICA JÁ FOI INCORPORADA POR MUITOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE, INCLUSIVE EM SÃO PAULO. ISTO É, NÃO SE TRATA MAIS DE ALGO EXCEPCIONAL"

Muitas técnicas
Para meditar, uma pessoa não precisa necessariamente sentar em posição de iogue, com as pernas cruzadas, olhos fechados e atitude interiormente contemplativa. Há tantas técnicas, como opções musicais para acompanhar essa sessão de auto-transporte. Menezes, a neurologista, dá dicas preciosas para meditadores de primeira viagem: "recolha-se em uma posição confortável (não relaxada, pois não é para dormir) e foque sua atenção em uma imagem (real ou mental) e, sempre que perceber que está divagando sobre outras coisas, afaste do pensamento essa outra coisa e volte a focar o objeto escolhido. Faça isso quantas vezes for necessário. Se você tentar meditar por 10 minutos e achar que só conseguiu focar a atenção por poucos segundos, acredite, você já meditou!"

A respiração é um elemento chave na meditação, segundo a psicóloga Ferreira. Um dos caminhos possíveis para aqueles que nunca adentraram nesse terreno, diz ela, é começar pela ioga, para aprender técnicas de respiração e adquirir a chamada consciência corporal. A persistência também é muito importante para se alcançar os benefícios neurofisiológicos e chegar ao ponto de meditar livremente. Neste estágio, diz Ferreira, "há a perfeita compreensão de que não pensar em nada é não pensar em nada mesmo".

Outra dúvida dos não iniciados é quanto tempo meditar. "O primeiro passo consiste em estabelecer um momento, todos os dias, para a prática", sugere o obstetra e estudioso Roberto Cardoso. Para quem está começando, bastam 15 a 20 minutos, marcados pelo tempo de uma música utilizada, ou pelo toque de um relógio.

CÉREBRO ATIVO, CÉREBRO 'SEDENTÁRIO'
Todas as mudanças sugeridas pelos estudos sobre a meditação entram no terreno da neuroplasticidade - a capacidade do cérebro de alterar-se estruturalmente quando bem estimulado. A idéia, comprovada por vários experimentos com imagens, é a de que as células nervosas, os neurônios, ficam mais fortalecidas quanto mais utilizadas, como ocorre com nossos músculos. Ou seja, há uma diferença substancial entre um cérebro ativo e um cérebro, digamos, sedentário. Vários expoentes das neurociências em todo o mundo consideram a prática da meditação como um atalho para reconquistar o equilíbrio fisiológico do organismo por meio da 'ginástica' dos intrincados circuitos cerebrais. Como exemplifica a neurologista Denise Menezes: "quem está reagindo às situações corriqueiras da vida como se fossem uma questão de vida ou morte, conquista com a meditação o relaxamento e a tranqüilidade necessária ao bem viver. Já a pessoa que está apática, sem reagir prazerosamente às situações favoráveis da vida, a prática pode trazer essa energia, ativando sensações e sentimentos positivos".

(Fonte: Revista Viva Saúde)
Namastê

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Autossoberania


Não tente governar e controlar os outros. 
Use esses dois poderes para si, sem dependência, sem suporte externo. 
Seja você um suporte para todos. 
Para isso, vá além dos limites. 
Ao vermos as coisas de forma limitada, o resultado será limitado. 
Ao entrar profundamente na consciência interna - com uma atitude ilimitada - e emergir com passos puros, algo maravilhoso pode vir daí. 
Nós podemos multiplicar naturalmente seja o que tivermos internamente. 
As coisas têm que ser solucionadas de dentro para fora. 
 
Brahma Kumaris
Namastê

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chá Para Dormir Bem



Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Porém, é comum que algumas situações estressantes causem a insônia. Quando o problema ocorre com frequência, então é necessário procurar um médico. Mas a falta de sono leve, que pode ocorrer com qualquer pessoa, é facilmente resolvida com algumas ervas medicinais. A valeriana, por exemplo, possui ação comprovada no combate à ansiedade e, consequentemente, à perda de sono. A combinação de ervas que ensinamos a seguir também é ótima para quem quer dormir bem a noite toda.
Insônia
Chá para insônia e ansiedade

Você vai precisar de:

  • 1 colher (chá) de hortelã picada
  • 1 colher (chá) de erva doce
  • 1 colher (chá) de camomila
  • 1 colher (chá) capim limão
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Misture todas as ervas e junte a água previamente fervida. Mantenha abafado por 10 minutos e coe antes de beber.

Posologia

Tomar 1 xícara do chá cerca de 1 hora antes de se deitar. Se você sofre com a ansiedade, tome o chá também ao longo do dia para combater o nervosismo.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Autoridade


Autoridade verdadeira é uma característica das pessoas que fazem esforço incógnito por um longo período de tempo. 
Elas não fazem nada superficialmente. 
 Elas não fazem apenas para mostrar que fizeram. 
Tais pessoas revelam em si três virtudes na forma de poder: paciência, tolerância e contentamento. 
Pessoas contentes são reais e verdadeiras. 
Essa é a autoridade da verdade. 
Brahma Kumaris
Namastê

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reflexão*A Dureza De Dizer a Verdade



Quantas vezes você mentiu para não magoar, não ofender, não criar uma situação difícil ou mesmo, livrar-se de uma? 

Nestes momentos se perguntado se mentir é errado, você diria: depende?

Pois é, depende de que? Os fins justificam os meios como dizia o medieval Maquiavel? 

Existem situações em que melhor é mentir, dirá você.

Que situações? Situações que agora serão remediadas, mas não resolvidas e de certo, mais a frente voltarão com talvez mais força destrutiva?

Duro e difícil, mas dizer a verdade sempre é necessário para o bem de todos os envolvidos. Quem mente cria uma realidade que não existe e que para mantê-la de certo criará novas mentiras envolvendo-se em uma rede de produção de ilusões que não deixará sua alma em paz, bem como, quem recebeu a mentira como verdade, seguirá acreditando no que não existe e vivendo em uma ilusão que a qualquer momento poderá ser desfeita e as conseqüências poderão ser catastróficas.

Mas talvez mesmo dando-se conta disto, continuamos mentimos para o parceiro, para os filhos, em nosso ambiente de trabalho, no ambiente acadêmico, até mesmo para amigos.

Neste momento, mentir começa a se tornar patológico. A mitomania, um transtorno de uma personalidade que compulsivamente cria realidades para atender seus anseios ou mesmo, atender anseios dos outros.

Ou seja, mentir é e será sempre um caminho perigoso. Uma pequena mentira pode surtir um grande efeito e este grande efeito nos recompensar de tão forma prazerosa que irá nos impulsionar a criar mais mentiras, sofisticá-la e quando nos dermos conta, se é que nos damos conta, nos veremos envolvidos em um mundo de ilusões.

Quem mente não se sente capaz de assumir a responsabilidade por seus atos, seus pensamentos, seus desejos.

Se você encontra-se nesta situação ou mesmo, conhece alguém nesta situação, dê uma chance a você mesmo de fazer algo por você ou pelo outro efetivamente. Estimular a auto-estima confiando que erros todos cometem e pagar o preço por eles pode ser uma forma de aprendizado produtiva, é um caminho bem como, não temer realizar o que existe em você só em desejo e para os outros, em ilusórias mentiras, pode ser uma forma de fortalecer sua confiança.

Não mentir é aceitar a realidade dos fatos e principalmente, se aceitar.

Concorda comigo? 

(Por Fernando Martins)

Fraternos Abraços

Benefícios da Cebolinha


Cebolinha
A Allium schoenoprasum  é uma planta muito comum na mesa dos brasileiros. O nome científico pode lhe parecer estranho, mas você certamente conhece  a famosa cebolinha. Usada normalmente como condimento, a cebolinha dá mais sabor e cor aos pratos salgados. Geralmente vem acompanhada de sua fiel companheira, a salsinha, compondo o conhecido “cheiro verde”.
Além de saborosa, a cebolinha pode ser facilmente cultivada em casa. Basta um pouquinho de terra ou mesmo um vaso para semear a planta e colhê-la em pouco tempo. Assim você terá folhas sempre fresquinhas para utilizar em suas receitas.
O melhor de tudo é que esta planta pode trazer benefícios para a nossa saúde. Isso porque a cebolinha contém algumas substâncias importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. Abaixo listamos as principais propriedades da planta e formas de consumi-la.

Propriedades da Cebolinha

A cebolinha possui vitaminas A, que atua como antioxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e contribui para o crescimento dos cabelos. A planta também contém vitamina C, que ajuda na prevenção de doenças e retarda o envelhecimento das células. Além disso, encontramos na cebolinha os sais minerais cálcio e fósforo, que são responsáveis pela formação dos ossos e dentes. Outra substância importante é a niacina, que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.
Devido as essas substâncias, a cebolinha tem um papel importante no combate dos radicais livres, bem como fortalece o organismo diante de possíveis doenças. Sendo assim, o consumo do vegetal é indicado por nutricionistas como parte de uma alimentação saudável.

Consumo da Cebolinha

O sabor da cebolinha é bastante agradável, sendo parecido com o da cebola comum, mas um pouco mais suave. Como foi dito, a planta pode ser utilizada em diversas receitas como: caldos, carnes, saladas, sopas, patês, massas, omeletes, refogados e molhos. As folhas também servem como decoração para os pratos, basta usar a criatividade. Outra forma de se consumir a cebolinha é utilizando a no preparo de temperos caseiros.
(fonte:Receita Natural)

Namastê

Autorrespeito

 
Amar a si é ter respeito por si. Autorrespeito vem de saber quem sou realmente. É terminar com a ilusão de que sou o que faço ou o que tenho. É realizar que minha verdadeira identidade pertence ao meu mundo interior. É perceber que meu lado invisível influencia tudo que é visível. 
 
Brahma Kumaris
Namastê

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tolerância

 
“As coisas muito grandiosas tomam forma através do silêncio, solitude e tolerância. Tolerância é a habilidade de acomodar diferentes opiniões e indiferentes atitudes, mantendo o autorrespeito e respeitando os outros. Para reforçar o hábito da tolerância, procure ter uma mente aberta em relação a tudo. Procure entender que cada ser humano possui, dentro de si uma bagagem de conceitos, experiências e memórias absolutamente singulares. A tolerância é o poder que valoriza essas histórias pessoais, com respeito e amor. Onde houver tolerância em uma tarefa ou relacionamento, haverá sucesso.”
Brahma Kumaris
Namastê

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Aceitação

 
“Quando vamos da resistência para a aceitação, mudamos do controle à influência. Não podemos controlar os outros, mas podemos influenciá-los. A aceitação é apenas o primeiro passo no processo de influenciar o outro. Mas como influenciar os outros de forma eficaz? Este é o desafio da criatividade no contexto dos nossos relacionamentos. Não podemos criar uma “resposta influente” se nossa energia está presa em um estado de resistência. Quando vamos da resistência à aceitação, iniciamos a resolução de conflitos. Nos abrimos ao outro ou à situação e podemos relaxar.”
Brahma Kumaris
Namastê

domingo, 20 de janeiro de 2013

Terapia Holística




TEMOS ALGO EM COMUM COM O UNIVERSO. DURANTE MUITO TEMPO, FOMOS TRATADOS COMO UM CONTRUCTO CORPÓREO (MASSA) E QUE A HISTÓRIA, EM CERTO TEMPO, DEFINIU COMO UMA MÁQUINA. A CIÊNCIA EVOLUIU, E NÓS TAMBÉM, SEM PRECISARMOS DE EXPERIÊNCIAS EM LABORATÓRIOS. BASTA RESPIRARMOS COMO UM BEBÊ PARA NOS PERCEBEMOS COMO ENERGIA.


HOJE, A TERAPIA HOLÍSTICA É DADA COMO A TERAPIA INTELIGENTE, PORQUE É CONHECEDORA DO INDÍVIDUO COMO ENERGIA E O TRATA COMO TAL, PERMITINDO QUE SUA FREQUÊNCIA VIBRACIONAL SE ESTABELEÇA ANCORANDO, EM SEU VINCULO CORPORAL, NA MELHOR FORMA DE SUA GEOEMTRIA SAGRADA. NOSSO SÉCULO É O DO AQUI E AGORA, VIVER NO PASSADO E NO FUTURO, SÓ NOS AFASTARÁ DE NOSSOS PROJETOS.

O HOMEM E O UNIVERSO É ENERGIA PULSANTE, E TODA FORMA DE MANIFESTAÇÃO DESSE VEÍCULO CORPÓREO, POSSUI VIBRAÇÃO, FORMA E FREQUÊNCIA ATÔMICA (ÁTOMOS E CELULAS INTELIGENTES PRONTAS PARA SE MULTIPLICAREM, RENOVAREM).
PARA QUANTIFICAR A SUA CODIFICAÇÃO NO UNIVERSO, E ASSIM REATIVAR SUAS PARTICULAS ATÔMICAS, E TODO CAMPO DE SUA EXISTÊNCIA.

SOMOS, SERES ATÔMICOS OU ENERGÉTICOS, E NOSSO OLHAR INTERNO E EXTERNO MUDA AO CONTATAR NOVAS ESPERIÊNCIAS E REPROGRAMAR TODOS OS NOSSOS REGISTROS AKASHICOS IMPERFEITOS (QUE SÓ SERVEM PARA NOS DETONAR EM NOSSA EXISTÊNCIA AQUI E AGORA) E A TOMAR POSSE DO QUE É NOSSO POR DIREITO: SAÚDE FÍSICA, MENTAL, ESPIRITUAL, ETC...

O HOLISMO É A CIÊNCIA QUE PRECONIZA O HOMEM COMO: MENTE, CORPO E ESPÍRITO EM SUA INTEGRIDADE E A RESPOSTA É A HOMOESTASE (EQUILÍBRIO) EM TODO O SEU CAMPO DE EXISTÊNCIA ORGÂNICA E FUNCIONAL, SABENDO QUE OS PENSAMENTOS QUE SE NUTRE HABITUALMENTE NA MENTE. TEM TENDÊNCIA A SE CONVERTER EM REALIDADE.

SOMOS O QUE PENSAMOS. O UNIVERSO ESTÁ PRONTO PARA MANIFESTAR O MELHOR EM NOSSAS VIDAS, MAS É PRECISO DESPERTAR PARA OS SINTOMAS QUE IMPEDEM, BLOQUEIAM O NOSSO RECEBER, A TERAPIA HOLÍSTICA,TRARÁ A SAÚDE E BEM ESTAR, QUE ESTÁ NO SEU AQUI E AGORA, NO SEU INTERNO E NÃO FORA DE VOCÊ.

LUZ,AMOR E PAZ

Reflexologia



A Reflexologia é classificada atualmente, como uma ciência que se baseia em estudos fisiológicos e neurológicos. Além de ser também uma arte, porque depende da habilidade com que o Terapeuta aplica o seu conhecimento.
Através de sua técnica suave e extremamente eficaz de massagem terapêutica, conquistou um lugar de destaque e fascínio, no campo da Terapia Holística.
Entre outros benefícios, a Reflexologia, busca o bem estar através de teorias holísticas. O termo “holístico” é derivado da palavra grega holos, que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como um todo, constituído de corpo, mente e alma.
Em Reflexologia, o tratamento de uma doença não se concentra especificamente nos sintomas apresentados pelo cliente, mas em encontrar a causa daquela patologia.
De acordo com a medicina oriental, e holística, o não tratamento da causa de uma doença implica em alterações energéticas que se manifestam fisicamente.
A aplicação da Reflexologia é feita através de uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na teoria de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.
Por tanto, não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem corporal. Cada parte do corpo e cada função orgânica, possue seu ponto reflexo correspondente nos pés.
Se um órgão ou função orgânica estiver comprometida, os pontos reflexos daquela área, estarão mais sensíveis ao toque, e o cliente poderá referir dor durante a palpação dos pontos ou mesmo durante a pressão exercida durante o atendimento.
Os pés representam um mapa do corpo, com todos os órgãos, glândulas e membros, que estão dispostas também nas mãos e orelhas. 
Usando estas técnicas específicas de aplicação de pressão sobre estas áreas, ocorrem mudanças fisiológicas no organismo, na medida em que o próprio potencial de cura de cada pessoa é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.
No entanto, para se praticar Reflexologia, é desnecessário a utilização de qualquer equipamento. O uso das mãos e principalmente da polpa dos dedos, é suficiente para um bom atendimento.
Com um pouco de sensibilidade, determinação e um toque firme e preciso, uma sessão de Reflexologia, proporcionará bem estar, relaxamento e bons resultados.
O bom relacionamento entre o cliente e o terapeuta é um importante aspecto do tratamento. O terapeuta atua para aliviar o sofrimento do cliente, e assim, procura aumentar o potencial de melhora do cliente.
O Reflexologista deve ter como meta, durante um tratamento, alcançar o equilíbrio energético perdido. E assim, devolver ao seu cliente a homeostase corporal natural.
Quando conseguimos proporcionar, através da massagem o relaxamento corporal, se torna mais fácil, utilizando a Reflexologia e encontrar os pontos em que existem mais ou menos energias acumuladas. E assim, iniciar um bom tratamento, com a certeza de sucesso a ser alcançado.
Sendo assim, concluímos que a Reflexologia tem por principal objetivo, tratar o corpo como um todo e esforça-se por chegar à causa da doença. Sem tratar apenas dos sintomas.
Desta forma, podem ser obtidos resultados satisfatórios em um tratamento de Reflexologia, assim como em qualquer outra especialidade, onde o mais importante é conscientizar o cliente que sua participação é essencial.
A responsabilidade do cliente jamais deve ser deixada de lado. Assim como na medicina ocidental, se o doente não tomar o medicamento receitado, não encontrará cura.
Ainda que o Reflexologista seja compreensivo, atencioso e dedicado ao bem-estar de seu cliente, nenhum terapeuta ou outra pessoa, poderá tomar a decisão de que a cura será alcançada
Para obter ou chegar o mais perto da cura, o cliente tem que ter como meta , é fundamental a disposição de se livrar da doença e adotar uma conduta de confiança no tratamento.
O cliente precisa assumir essa responsabilidade para conseguir alcançar o objetivo de atingir o pleno equilíbrio energético.
Se o Reflexologistas conscientizar seu cliente da importância de se desenvolver o pensamento positivo e a força de vontade, já é um bom começo para se programar a mente a buscar a cura.
O corpo humano é uma máquina poderosa que tem a função de manter todos os nossos sistemas em perfeito funcionamento. Mas é a mente quem controla nossas emoções.
O stress do dia a dia, a falta de tempo para ouvirmos as necessidades de nosso organismo, muitas vezes nos leva a adiar os sintomas de uma doença, que vão se manifestando pouco a pouco.
Se prestarmos mais atenção na linguagem corporal, com certeza iremos conseguir identificar os sintomas de falência de energia de algum sistema orgânico, e desta forma procurar a solução antes que a doença atinja se desempenho natural.
Somos uma máquina. Como um carro em funcionamento! Se uma parte não está funcionando adequadamente, o carro todo sofre e tem de ir para uma oficina receber uma regulagem.
A Reflexologia pode ser considerada o equivalente a essa regulagem.
E como você não pode trocar o seu corpo por um novo, assim como faria com um carro; faz sentido tratar corretamente aquele que você tem.
O Reflexologista não cura, somente o corpo é capaz de exercer essa função.. Mas a Reflexologia ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma área hiperativa, ou sendo inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.
Os sistemas corporais estão relacionados entre si, então qualquer desarmonia em um destes sistemas, irá alterar o coro por inteiro. 
Bençãos a Todos

Carta sobre a Felicidade


Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de dedicar-se à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la.
Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.
Em primeiro lugar, considerando a divindade como um ente imortal e bem aventurado, como sugere a percepção comum de divindade, não atribuas a ela nada que seja incompatível com a sua imortalidade, nem inadequado à sua bem-aventurança; pensa a respeito dela tudo que for capaz de conservar-lhe felicidade e imortalidade.
Os deuses de fato existem e é evidente o conhecimento que temos deles; já a imagem que deles faz a maioria das pessoas, essa não existe: as pessoas não costumam preservar a noção a noção que têm dos deuses. Ímpio não é quem rejeita os deuses em que a maioria crê, mas sim quem atribui aos deuses os falsos juízos dessa maioria. Com efeito, os juízos do povo a respeito dos deuses não se baseiam em noções inatas, mas em opiniões falsas. Daí a crença de que eles causam os maiores malefícios aos maus e os maiores benefícios aos bons. Irmanados pelas suas próprias virtudes, eles só aceitam a convivência com os seus semelhantes e consideram estranho tudo que seja diferente deles.
Acostuma-se à idéia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade.
Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar viver. É tolo portanto quem diz ter medo da morte, não porque a chegada desta lhe trará sofrimento, mas porque o aflige a própria espera: aquilo que não nos perturba quando presente não deveria afligir-nos enquanto está sendo esperado.
Então, o mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos. A morte, portanto, não é nada, nem para os vivos nem para os mortos, já que para aqueles ela não existe, ao passo que estes não estão mais aqui. E, no momento, a maioria das pessoas a foge da morte como se fosse o maior dos males, ora a deseja como descanso dos males da vida.
O sábio, porém, nem desdenha viver, nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo e não-viver não é um mal.
Assim, como opta pela comida mais saborosa e não pela mais abundante, do mesmo modo ele colhe os doces frutos de um tempo bem vivido, ainda que breve.
Quem aconselha o jovem a viver bem e o velho a morrer bem não passa de um tolo, não só pelo que a vida tem de agradável para ambos, mas também porque se deve ter exatamente o mesmo cuidado em honestamente morrer. Mas pior ainda é aquele que diz: bom seria não ter nascido, mas uma vez nascido, transpor o mais depressa possível as portas do Hades.
Se ele diz isso com plena convicção, por que não se vai desta vida? Pois é livre para fazê-lo, se for esse realmente seu desejo; mas se o disse por brincadeira, foi um frívolo em falar de coisas que brincadeira não admitem.
Nunca devemos nos esquecer de que o futuro não é nem totalmente nosso, nem totalmente não-nosso, para não sermos obrigados a esperá-lo como se estivesse por vir com toda a certeza, nem nos desesperarmos como se não estivesse por vir jamais.
Consideremos também que, dentre os desejos, há os que são naturais e os que são inúteis; dentre os naturais, há uns que são necessários e outros, apenas naturais; dentre os necessários, há alguns que são fundamentais para a felicidade, outros, para o bem-estar corporal, outros, ainda, para a própria vida. E o conhecimento seguro dos desejos leva a direcionar toda escolha e toda recusa para a saúde do corpo e para a serenidade do espírito, visto que esta é a finalidade da vida feliz: em razão desse fim praticamos todas as nossas ações, para nos afastarmos da dor e do medo.
Uma vez que tenhamos atingido esse estado, toda a tempestade da alma se aplaca, e o ser vivo não tendo que ir em busca de algo que lhe falta, nem procurar outra coisa a não ser o bem da alma e do corpo, estará satisfeito. de fato, só sentimos necessidade do prazer quando sofremos pela sua ausência; ao contrário, quando não sofremos, essa necessidade não se faz sentir.
É por essa razão que afirmamos que o prazer é o início e o fim de uma vida feliz. com efeito, nós o identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda escolha e toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem de acordo com a distinção entre prazer e dor.
Embora o prazer seja nosso bem primeiro e inato, nem por isso escolhemos qualquer prazer: há ocasiões em que evitamos muitos prazeres, quando deles nos advêm efeitos o mais das vezes desagradáveis; ao passo que consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier depois de suportarmos essas dores por muito tempo. Portanto, todo prazer constitui um bem por sua própria natureza; não obstante isso, nem todos são escolhidos; do mesmo modo, toda dor é um mal, mas nem todas devem ser sempre evitadas. Convém, portanto, avaliar todos os prazeres e sofrimentos de acordo com o critério dos benefícios e dos danos. Há ocasiões em que utilizamos um bem como se fosse um mal e, ao contrário, um mal como se fosse um bem.
Consideramos ainda a auto-suficiência um grande bem; não que devamos nos satisfazer com pouco, mas para nos contentarmos esse pouco caso não tenhamos o muito, honestamente convencidos de que desfrutam melhor a abundância os que menos dependem dela; tudo o que é natural é fácil de conseguir; difícil é tudo o que é inútil.
Os alimentos mais simples proporcionam o mesmo prazer que as iguarias mais requintadas, desde que se remova a dor provocada pela falta: pão e água produzem o prazer mais profundo quando ingeridos por quem deles necessita.
Habituar-se às coisas simples, a um modo de vida não luxuoso, portanto, não é só conveniente para a saúde, como ainda proporciona ao homem os meios para enfrentar corajosamente as adversidades da vida: nos períodos em que conseguimos levar uma existência rica, predispõe o nosso ânimo para melhor aproveitá-la, e nos prepara para enfrentar sem temos as vicissitudes da sorte.
Quando então dizemos que o fim último é o prazer, não nos referimos aos prazeres dos intemperantes ou aos que consistem no gozo dos sentidos, como acreditam as pessoas que ignoram o nosso pensamento, ou não concordam com ele, ou o interpretam erroneamente, mas ao prazer que é a ausência de sofrimentos físicos e de perturbações da alma. Não são, pois, bebidas nem banquetes contínuos, nem a posse de mulheres e rapazes, nem o sabor dos peixes ou das outras iguarias de uma mesa farta que tornam doce uma vida, mas um exame cuidadoso que investigue as causas de toda escolha e de toda rejeição e que remova as opiniões falsas em virtude das quais uma imensa perturbação toma conta dos espíritos. De todas essas coisas, a prudência é o princípio e o supremo bem, razão pela qual ele é mais preciosa do que a própria filosofia; é dela que originaram todas as demais virtudes; é ela que nos ensina que não existe vida feliz sem prudência, beleza e justiça sem felicidade. Porque as virtudes estão intimamente ligadas à felicidade, e a felicidade é inseparável delas.
Na tua opinião, será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que tem um juízo reverente acerca dos deuses, que se comporta de modo absolutamente indiferente perante a morte, que bem compreende a finalidade da natureza, que discerne que o bem supremo está nas coisas simples e fáceis de obter, e que o mal supremos ou dura pouco, ou só nos causa sofrimentos leves? Que nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercível, o acaso instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor?
Mais vale aceitar o mito dos deuses, do que ser escravo do destino dos naturalistas; o mito pelo menos nos oferece a esperança do perdão dos deuses através das homenagens que lhes prestamos, ao passo que o destino é uma necessidade inexorável.
Entendendo que a sorte não é uma divindade, como a maioria das pessoas acredita (pois um deus não faz nada ao acaso), nem algo incerto, o sábio não crê que ela proporcione aos homens nenhum bem ou nenhum mal que sejam fundamentais para uma vida feliz, mas, sim, que dela pode surgir o início de grandes bens e de grandes males. A seu ver, é preferível ser desafortunado e sábio, a ser afortunado e tolo; na prática, é melhor que um bom projeto não chegue a bom termo, do que chegue a ter êxito um projeto mau.
Medita, pois, todas estas coisas e muitas outras a elas congêneres, dia e noite, contigo mesmo e com teus semelhantes, e nunca mais te sentirás perturbado, quer acordado, quer dormindo, mas viverás como um deus entre os homens. Porque não se assemelha absolutamente a um mortal o homem que vive entre bens imortais.
(Epicuro)

Uma Semana Abençoada

Amor


Quando o amor o chamar
Se guie
Embora seus caminhos sejam agrestes e escarpados
E quando ele vos envolver com suas asas
Cedei-lhe
Embora a espada oculta na sua plumagem possa feri-vos
E quando ele vos falar
Acreditai nele
Embora a sua voz possa despedaçar vossos sonhos como o vento devasta o jardim
Pois da mesma forma que o amor vos coroa, assim ele vos crucifica
E da mesma forma que contribui para o vosso crescimento
Trabalha para vossa poda
E da mesma forma que alcança vossa altura e acaricia vossos ramos mais tenros que se embalam ao sol
Assim também desce até vossas raízes e a sacode no seu apego à terra
Como feixes de trigo ele vos aperta junto ao seu coração
Ele vos debulha para expor a vossa nudez
Ele vos peneira para libertar-vos das palhas
Ele vos mói até extrema brancura
Ele vos amassa até que vos torneis maleáveis
Então ele vos leva ao fogo sagrado e vos transforma no pão místico do banquete divino
Todas essas coisas o amor operará em vos para que conheçais os segredos de vossos corações
E com esse conhecimento vos convertais no pão místico do banquete divino
Todavia se no vosso temor procurardes somente a paz do amor, o gozo do amor
Então seria melhor para vós que cobrísseis vossa nudez, abandonásseis a ira do amor
Para entrar num mundo sem estações onde rireis, mas não todos os vossos risos
E chorareis, mas não todas as vossas lágrimas
O amor nada dá, se não de si próprio
E nada recebe, se não de si próprio
O amor não possui nem se deixa possuir
Pois o amor basta-se a si mesmo
Quando um de vós ama, que não diga 'Deus está no meu coração'
Mas que diga antes 'Eu estou no coração de Deus'
E não imagineis que possais dirigir o curso do amor pois o amor se vos achar dignos determinará ele próprio vosso curso
O amor não tem outro desejo se não o de atingir a sua plenitude
Se contudo amardes e precisardes ter desejos
Sejam estes os vossos desejos
De vos diluirdes no amor e serdes como um riacho que canta sua melodia para a noite
De conhecerdes a dor de sentir ternura demasiada
De ficardes feridos por vossa própria compreensão do amor
E de sangrardes de boa vontade e com alegria
De acordardes na aurora com o coração alado e agradecerdes por um novo dia de amor
De descansardes ao meio-dia e meditardes sobre o êxtase do amor
De voltardes pra casa à noite com gratidão
E de adormecerdes com uma prece no coração para o bem-amado
E nos lábios uma canção de bem-aventurança
(Por Khalil Gibran)

Namastê

sábado, 19 de janeiro de 2013

Vinagre de Maçã




PODERES E VIRTUDES
O conhecimento dos poderes curativos provenientes do uso do vinagre vem desde os tempos mais remotos até o reconhecimento científico dos nossos dias.
O vinagre tem a virtude de lutar contra a maioria das doenças e um poder incalculável de combater o envelhecimento. Ajuda no tratamento de mais de 300 doenças. Contêm mais de 30 elementos nutritivos importantes, como minerais, vitaminas, ácidos essenciais e vários tais como a pectina, que é boa para o coração. Igualmente encontra-se no vinagre ferro, vitamina B 12 e o ácido fólico, que são bons no combate à anemia.

Hipócrates, o pai da Medicina, costumava tratar seus pacientes com esta bebida.

Além de tempero para salada, o vinagre de maçã apresenta benefícios para a saúde e para a estética, pois sua ação digestiva contribui para a eliminação de gordura do corpo, de forma a ser considerado redutor de peso e de celulite.

VINAGRE PARA EMAGRECER

Vinagre de maçã ajuda a baixar o ponto IG, a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

“É preciso comer para viver e não viver para comer” escreveu Cícero, o grande orador romano, há mais de 2000 anos.

Dica:
Beba, antes das principais refeições, um copo de água morna com uma colher (café) de vinagre de maçã. Aos poucos seu apetite passará a ser moderado, diminuindo a gordura excessiva.

VINAGRE NA ESTÉTICA

O vinagre de maçã é muito usado no cuidado com a pele, principalmente em certas afecções, devido ao fato de seu pH ser o mesmo de uma pele saudável.

PARA CRAVOS E ESPINHAS

Prepare uma pasta com 3 morangos e ¼ de copo de vinagre de maçã.
Misture e deixe descansar por duas horas. Aplique sobre o rosto e durma com ela.
Pela manhã, lave com água morna.
Faça 3 aplicações por semana. Em breve você se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

VINAGRE CONTRA DIVERSOS MALES

ATENÇÃO
As dicas e receitas não são prescrições médicas, e sim, meramente informativas da utilização popular do vinagre de maçã.


ANEMIA
Para combatê-la o vinagre dispõe de uma extensa lista de elementos nutritivos.

ARTRITE
Para amenizar as dores misture 1 colher (café) de mel e 1 colher (café) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite.

ASMA
Coloque gazes umedecidas com vinagre de maçã no lado interno dos pulsos, prendendo-as com um elástico.
CÃIMBRAS
Tomar durante as refeições, 1 copo de água misturado com 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente.

COLESTEROL
O vinagre de maçã contém uma fibra, a pectina, que percorre o organismo levando consigo o colesterol.

DOR DE GARGANTA
Faça uma mistura de vinagre de maçã e mel meio a meio e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de 1 copo de água morna e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

DOR DE ESTÔMAGO
Beba, aos poucos, 1 colher de água morna contendo 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago alivia o mal estar causado por gases.

FLATULÊNCIA (GASES)
Sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre de maçã. É o bastante para evitar os gases.

HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA)
Para tratá-la é indicado o uso do potássio. O vinagre de maçã, assim como a banana, é rico em potássio, devendo, portanto, ser utilizado no combate à doença. Deve-se tomar de 1 a 3 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo com água. Beba como remédio no meio das refeições até obter resultado.

MAL DE ALZHEIMER
Um tratamento à base de vitamina B 12 e vinagre de maçã revelou-se benéfico em pesquisas, restabelecendo a grande maioria dos pacientes.

GRIPES E VIROSES
Deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba como remédio entre as refeições até obter resultado.

MÚSCULOS CANSADOS
Envolva o local com uma bandagem embebida em vinagre de maçã. Mantenha a compressa por 3 a 5 minutos no local ou durante o tempo que achar necessário.

PROBLEMAS URINÁRIOS
Para prevenir os riscos de infecções nos rins ou bexiga tome, diariamente, uma pequena dose de vinagre de maçã. Ele mantém a acidez necessária nas vias urinárias, diminuindo assim os riscos de infecções.

REUMATISMO
O reumatismo, assim como as cãibras e a artrite, é caracterizado também pela falta de potássio. O vinagre de maçã, por conter potássio, pode aliviar as dores do reumatismo, caso seja ingerido diariamente.

TOSSE NOTURNA
Umedeça a fronha do travesseiro em que irá dormir com vinagre de maçã.

ÚLCERAS
Estudos publicados em um jornal de farmacologia japonesa indicam que o vinagre de maçã pode prevenir a úlcera gástrica causada pelo consumo excessivo de álcool, isto porque o vinagre força o estômago a secretar mais suco gástrico. Esta defesa natural parece proteger o estômago contra os efeitos nocivos do álcool. Deve-se tomar de 1 a 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em 1 copo com água. Beba como remédio entre as refeições até obter resultado.

LABIRINTITE
Tomar ½ copo de água morna e 1 colher (café) de vinagre de maçã, em jejum.

VINAGRE NO PREPARO DE ALIMENTOS

· O bolo de chocolate ficará úmido se acrescentarmos 1 colher (chá) de vinagre de maçã ao bicarbonato estipulado na receita (o fermento).

· Para o arroz ficar bem soltinho coloque 1 colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento.

· As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo) 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

· Poderoso antibactericida para deixar de molho os verdes, colocar 5 colheres de sopa em 2 copos de água mergulhar as folhas por 15 minutos.

TÔNICO DA VIDA LONGA:

PRESERVANDO A SAÚDE E MANTENDO A DISPOSIÇÃO

A sabedoria popular mostra que é nas coisas simples que encontramos verdadeiras riquezas. Para começar, não há nada mais simples que esta receita de vida. Trata-se de um tônico que vai ajudá-lo a permanecer disposto até a velhice.

· 1 copo de água destilada;

· 1 colher (sopa) de vinagre de maçã;

· 1 colher (sopa) de mel.

Misture bem. Tome este tônico ½ hora antes de cada refeição.

ATENÇÃO
Exclua o mel em caso de diabetes.
(fonte:analuz-emcorpodemulher.blogspot.com)

Fraternos Abraços

Benefícios do Iogurte Natural



No iogurte natural encontramos em um centímetro cúbico 600 a 800 milhões de lactobacilos, são seres vivos invisíveis, em forma de flor, que se reproduzem na temperatura ideal dos intestinos. O iogurte não é um simples leite que fermentou, onde os lactobacilos se multiplicaram: ele é rico em fibras e é uma fábrica de vitaminas de vital importância, é ainda rico em probióticos, bactérias envolvidas na produção de gamainterferon, substância com ação antiviral, e imunoglobulinas, moléculas liberadas pelas células de defesa para combater invasores, e também favorece a absorção de nutrientes de outros alimentos. Em sua composição encontramos: proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas: A, B1, B2, B3, B6, B12, C, D, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, sódio. biotina, ácido pantotênico, ácido fólico, colina, inositol, ele não contém glúten.
O iogurte origina-se da ação de três tipos de bactérias:
Lactobacillus bulgaricus: transforma o sabor doce do líquido em ácido.
Streptococcus acidophilus: atua sobre a lactose, transformando-a em ácido láctico.
Streptococcus termophilus: faz o iogurte ficar cremoso.
Essas três espécies de bacilos proporcionam um reforço alimentar, regularizam o processo digestivo e imunizam o corpo contra as infecções.O consumo constante de iogurte natural em sua dieta diária, poderá no decorrer do tempo alterar também suas preferências pelos alimentos, fazendo-o abandonar os produtos industrializados, açucarados, compulsão por doces, desprovidos de fibras, como os pães comuns (branco), pastéis, batatas fritas, sanduíches comerciais, refrigerantes, chocolates. Com certeza, aos poucos você passará a adotar os alimentos saudáveis, que irão ficar ainda mais gostosos com o hábito de beber um copo de iogurte diariamente.No iogurte natural encontramos os bacilos acidófilos, essas bactérias destroem o ácido úrico, eis a razão que recomendo a utilização do iogurte natural, para aquelas pessoas que sofrem com problemas do ácido úrico e gota.Quero aqui destacar outro aspecto que a nutrição incorreta é responsável, me refiro agora ao surgimento de alergias. Parece que uma coisa não tem a ver com a outra, mas a verdade é que os alimentos industrializados e empobrecidos fomentam a reprodução da flora intestinal maligna que, entre outras desvantagens, produz a histamina, substância causadora de alergias. É uma substância cristalina e branca, encontrada nos tecidos animais e vegetais, que se forma por meio de bactérias que provocam a putrefação.
Entretanto, a histamina é, também, um estimulante da secreção gástrica, sendo utilizada pela medicina para se obter vasodilatação. Porém, o aumento de seus índices gera as incômodas alergias. E isso pode ser observado em qualquer bula de medicamento para combater alergias: os remédios utilizados sempre possuem um agente anti-histamínico. Que tal prescindir desses remédios, com sua dose diária de iogurte?
Felizmente, as bactérias do iogurte eliminam esses sintomas, pois bloqueiam a formação dessas substâncias.
Passe a fazer uso diário do iogurte natural, introduza-o na sua alimentação diária, ele alimenta e não engorda. Para os que não gostam do seu sabor ácido, saiba que o iogurte perde a sua acidez quando a ele adicionamos um pouco de noz moscada, mel ou uvas passas.

Lembre-se: o certo é consumir o iogurte caseiro, eles estão desprovidos de substâncias químicas, e não são pasteurizados.

Este receituário com iogurte natural foi desenvolvido pelo fitoterapeuta e trofoterapeuta Hilton Claudino.

COLESTEROL ALTO:
Controla os índices de colesterol que causam a arteriosclerose, pode ingerir 2 a 3 copos por dia puro ou adicionar uma colher (sopa) de aveia em flocos.

ÁCIDO ÚRICO E GOTA:
As bactérias acidófilas presentes no iogurte devoram o ácido úrico. Ingerir 2 a 3 copos durante o dia, pode ingerir puro ou com uvas escuras

INTESTINO PRESO:
Bater no liquidificador 1 copo de iogurte, uma colher (sopa) de Sementes de Linhaça,  adicione uma  fruta como:  ameixa, mamão, tamarindo, etc., ingerir 1 a 2 copos por dia.

OSTEOPOROSE:
Ingerir iogurte misturado com uma colher (sopa) da farinha da casca de ovo, 6 unidades de uvas passas pretas e uma colher (sobremesa) de gergelim preto.

EM REGIMES PARA EMAGRECER:
Iogurte com morango alimenta e não engorda, imprescindível em regimes para emagrecer.

MEMÓRIA FRACA:
Bater no liquidificador 1 copo de iogurte, adicione a polpa de uma pêra com a casca, uma colher (sopa) de gérmen de trigo (cru ou tostado) e 6 gérmen das sementes de abóbora seca (o gérmen encontra-se dentro da semente).

TÔNICO CEREBRAL:
1 copo de iogurte com 3 unidades de Nozes, ingerir diariamente.

ESTIMULANTE E TÔNICO DA MEMÓRIA, AUMENTA A CAPACIDADE DE APRENDIZADO, FACILITA DESENVOLVER NOVAS HABILIDADES, ANTI-STRESS.
- 1 copo de Iogurte natural.
- 1 colher (chá) da planta Nó de cachorro (em pó)
- 1 colher (sopa) de Aveia em flocos.
- 1 colher (sobremesa) de Mel (diabéticos não fazer uso)
- 1 colher (sopa) de Gérmen de trigo (cru ou tostado)
- 1 Fruta, exemplo: maçã da casca vermelha ou em média 120 gramas de ameixa preta, amora, framboesa, morango, cereja, uvas pretas ou roxas, abacate.
Cuidado com o abacate devido seu alto valor calórico. Pode alternar o consumo das frutas. Bater tudo no liquidificador e ingerir pela manhã imediatamente, sobras inutilize. Pode fazer uso por um prazo entre 30 e 60 dias.

DOENÇA DE ALZHEIMER:
Iogurte com mamão papaia.

DEPRESSÃO:
Iogurte com banana, a banana é rica em triptofano que no nosso organismo se transforma em serotonina (hormônio da alegria e do bem estar), e uma colher (sopa) de gérmen de trigo (cru ou tostado).

HORMÔNIOS (para o organismo manter e produzir).
Ingerir um copo de iogurte por dia com uma colher (sopa) de sementes de linhaça (bater bem até triturar)

CRESCIMENTO (crianças).
Ingerir no  período da manhã: iogurte com a fruta cupuaçu, e uma castanha do Pará.

RETARDAR O ENVELHECIMENTO E PELE JOVEM.
Ingerir iogurte com mamão e algas marinhas, um a dois copos por dia. A alga marinha é rica em nutrientes como:
- clorofila eficaz para desintoxicação do organismo.
- Ferro: essencial para a composição do sangue.
- Vitaminas B12 e D.
- Ácido fólico: essencial na formação e maturação de glóbulos vermelhos e brancos do sangue.


Fraternos Abraços

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mente

 
"A mente sem controle flutua na superfície dos acontecimentos como uma folha levada ao vento. Posses, outras pessoas, atividades, passado e futuro, são os principais campos por onde ela pode vaguear. A questão não é fugir desses limites mas saber lidar com eles, mudando o enfoque. As posses são meios e não fins. As atividades podem ser transformadas em atos de servir. O passado me ensinou tanto e o futuro me aguarda de braços abertos."
 
Brahma Kumaris

Namastê

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Oração de Proteção













A Luz de Deus me rodeia;
O Amor de Deus me envolve;
O Poder de Deus me protege;
A Presença de Deus vela por mim
aonde quer que EU esteja;
Deus Está Comigo!
Saint Germain

Bençãos Cósmicas

Otimismo

 
"Se estivermos carimbados com a idéia de que as coisas são difíceis, é provável que elas serão. Ao repetir continuamente eu não posso ou não vou conseguir, as chances para que isso aconteça não são pequenas. Para permanecermos livres da influência dos comentários e visões pessimistas dos outros, precisamos recorrer e ativar todo o nosso potencial para atos positivos. Uma pequena chama numa sala escura é muito mais forte do que toda a escuridão."
 
Brahma Kumaris

Namastê

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Benefícios do Agrião



Agrião
Quando o assunto é saúde, não podemos nos esquecer do agrião. Essa hortaliça, de sabor picante, é rica em vitaminas, fibras e sais minerais. Popularmente, o agrião é conhecido por aliviar a tosse, mas o benefícios não param por aí. Ele também é indicado para outros problemas respiratórios, além de aumentar a sensação de bem estar e melhorar a memória. Por tudo isso, vale a pena incluir um pouco de agrião no seu cardápio.

Agrião: Descongestionante e Expectorante

O agrião é eficiente no tratamento de doenças respiratórias, pois contém substâncias que ajudam na eliminação do muco. As vitaminas A e C, encontradas em grande quantidade nessa hortaliça, possuem função expectorante e descongestionante. Elas também reforçam o sistema de defesa e, por isso, protegem o organismo contra infecções e outras doenças. Assim, o agrião ajuda a combater gripes e resfriados, bem como amenizar os sintomas da sinusite, bronquite, asma e tosse.


Outras Propriedades do Agrião

Além de auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, o agrião também:
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Aumenta imunidade;
  • Facilita a digestão;
  • E contribui para a formação dos ossos e dentes.
O agrião ainda é fonte de vitamina B6. Esse nutriente facilita a recepção de serotonina pelo sistema nervoso. Isso quer dizer que o consumo de agrião ajuda a controlar a depressão, aumentando a sensação de bem estar. A vitamina também melhora o humor, a concentração e previne a perda de memória.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Desinteresse

 
 
"Quando estou caminhando de costas para o sol e minha sombra surge a frente, não sou capaz de agarrá-la por mais que tente. Mas quando dou as costas para ela, minha sombra passa a me seguir. Correr atrás de desejos limitados é como perseguir a ilusão de uma miragem. Mas quando meu único desejo é ser bom, tudo vem ao meu encontro, naturalmente."
 
Brahma Kumaris

Namastê

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Verdade


“As pessoas dizem que é difícil aos honestos sobreviver nesse mundo. Falam que é preciso mentir. Alguns podem até pensar que temos que agir de forma esperta com os outros. Contudo não importa o quanto as pessoas se oponham a sua verdade, para mantê-la consigo é preciso o poder de tolerar. Você pode ter que se curvar e parecer aceitar a derrota. Porém isso não é derrota, é vitória eterna. No momento certo ela será revelada”.
 
Brahma Kumaris
Namastê

sábado, 12 de janeiro de 2013

Como driblar a ansiedade para emegrecer


A ansiedade é muitas vezes a principal vilã num processo de emagrecimento, em dietas e exercícios. A ansiedade gera compulsão, seja por comida, por compras ou qualquer outro vício.
Segundo a Wikipédia, a ansiedade é uma característica biológica do ser humano, marcada por sensações corporais desegradáveis, tais como sensação de vazio no estômago, coração com batimentos rápidos, medo intenso, apertos no tórax e transpiração, entre outras causas.
Por mais programas que existam para controlar a ansiedade para emagrecer, cada um deve identificar a causa da sua ansiedade, a sua origem, para então poder combatê-la e para isso vale muito a ajuda de profissionais.
De qualquer forma, ter conhecimentos nunca é de mais. Nas compulsões alimentares, observam-se bons resultados com a suspensão temporária do consumo de carbohidratos, ou seja, de açúcares. Porém, isso deverá ser supervisionado por um nutricionista de confiança.
A melhor maneira de se evitar ou controlar a gula é fazer pequenas mudanças na alimentação que irão provocar efeitos significativos no processo de emagrecimento. Em regra, quanto mais comemos alimentos ricos em açúcares com altos níveis de glicémia (como doces ou pães), mais gulosos e “carentes” de doces ficamos. Isto deve-se a uma relação química existente entre a insulina (produzida pelo pancreas) e a seratonina. Mas isso é para os médicos, Com uma boa reeducação alimentar, a vida vai tornar-se muito mais saudável e vivê-la de forma menos ansiosa, podendo mesmo chegando a libertar-se da gula.
Com a sugestão de reduzir o consumo de açúcares, procure uma dieta de baixo nível glicémico, que não corta nos carbohidratos, mas apenas os reduz, ensinando o organismo a fazer trocas “espertas”, trocando carbohidratos maus pelos bons, como os presentes nas frutas e alimentos integrais.
Como existem variadas opções, lembre-se de algumas dicas e verifique o que melhor combina com a sua rotina.

dicas para emagrecer sem ansiedade

  • - Engane a gula: extraído de algas vermelhas, o ágar-ágar, misturado com água, ganha a consistência de uma gelatina que aumenta seis vezes de volume, ocupando um grnade espaço no estômago e, assim, ficamos com a sensação de saciedade que surge mais rapidamente.
  • - Encolha o estômago – O glucomannan é uma fibra vegetal que funciona como o ágar-ágar, mas ocupa um espaço maior no estômago. Em contato com a água, é transformado num gel que aumenta de oito a 12 vezes de volume, envolvendo, também, as partículas dos alimentos ingeridos, formando um tipo de revestimento que retarda a digestão. Isso faz com que a fome demore mais para dar sinal. Esta é a opinião de alguns homeopatas.
  • - Inspire aromas: Os óleos essenciais de lavanda e bergamota têm substâncias calmantes e antidepressivas, que aliviam a ansiedade, funcionando como um gatilho da compulsão.
  • - Apenas respire: As pessoas ansiosas costumam respirar mais rápido. Esse ritmo acarreta mais ansiedade e, assim, maior compulsão. Fazer o ciclo completo ajuda acalmar a mente e a compulsão diante de um prato de comida. Como fazer? Em pé, eleve os braços estendidos diante do corpo. Abra-os para as laterais, tirando os calcanhares do chão até ficar na ponta dos pés. Volte à posição inicial e repita nove vezes.
Fraternos Abraços