sábado, 29 de junho de 2013

Doença...Alma...Mente...


               A doença é o resultado do Conflito entre
                                   a Alma e a Mente.



A tendência atual da ciência médica,por interpretar a natureza da doença com uma visão materialista e fixada no corpo físico,acaba desviando a atenção da verdadeira causa da doença.
Os métodos materialistas de cura procuram uma estratégia para combater a doença e não para entendê-la e assim podem proporcionar uma recuperação aparente mascarando a verdadeira causa do problema,que se continuar ignorada poderá fortalecer-se.
A doença só será erradicada por completo se a pessoa entender a causa de sua dificuldade e empenhar-se através de esforços mentais e espirituais para erradicá-la.

“O sofrimento é um corretivo para se salientar uma lição que de outro modo não haveríamos de aprender,e ele jamais poderá ser dispensado até que a lição seja totalmente assimilada.”

“ Seja qual for o caso, e por mais grave que possa ser,não deve haver desespero, já que o indivíduo ainda desfruta da vida física que lhe foi doada,e isso indica que a Alma que o governa não está sem esperança.”

Personalidade,Alma e Doença:

Para se compreender a natureza da doença,certas verdades fundamentais têm de ser reconhecidas.
O homem possui uma Alma que é o seu Eu Real (um ser divino Poderoso,Filho do Criador de todas as coisas,do qual o corpo,templo terreno dessa alma, não passa de um mero reflexo).
A Alma habita dentro de nós e dirige nossas vidas para nós,protegendo-nos,animando-nos e  guiando-nos da maneira que Ela deseja para que possamos extrair o máximo de proveito da nossa existência.
Nosso Eu Superior é uma centelha divina e sendo assim é invencível e imortal.

Somos personalidades vindas aqui para crescer,nos aprimorar em todos os sentidos e assim extinguir o que está defeituoso dentro de nós e dessa forma avançar em direção à perfeição de nossas naturezas.
A Alma escolhe o ambiente e as circunstâncias que irá ajudar a evoluir em todos os sentidos.
Devemos compreender que apesar de parecer que nossa passagem por essa terra,que conhecemos por vida,seja longa,na verdade é apenas um instante no curso de nossa evolução,como um dia na escola está para uma vida.
Nossas Almas,que são realmente nós mesmos,são imortais e os corpos dos quais temos consciência são transitórios e são usados como instrumentos para que possamos extrair o máximo da experiência e crescer sempre.
Quando nossa Alma e personalidade estão em harmonia,tudo é paz,alegria,felicidade e saúde.
Mas o conflito aparece quando nossa personalidade é atraída para fora do trajeto traçado pela nossa Alma, devido aos nossos desejos terrenos ou pela persuasão dos outros.
Esse conflito é a causa principal da doença e da infelicidade.

O grande postulado que se segue é a compreensão da Unidade de todas as coisas;a compreensão de que o Criador de tudo o que existe é amor, e de que tudo aquilo de que temos consciência é,em seu infinito número de formas,manifestação desse Amor,seja ele um planeta ou um seixo,seja uma estrela ou uma gota de orvalho,um homem ou a forma mais elementar de vida.
Compara-se o sol,brilhando em todas as direções.
Cada raio pode parecer algo separado e distinto dos outros raios,mas na verdade ele faz parte do grande sol.
A separação é impossível,pois tão logo ele seja destacado de sua fonte ele deixa de existir.

“Assim qualquer ação contra nós próprios ou contra uma outra pessoa afeta o conjunto porque, causando imperfeição em numa parte,isso se reflete no todo, do qual toda partícula deve chegar à perfeição”.

Podem assim ocorrer dois erros básicos que nos levam à doença:
o conflito entre nossa personalidade e nossa Alma e a crueldade ou a falta para com os outros.
A percepção do nosso próprio erro e o esforço para o corrigir,irão trazer-nos mais alegria,paz e saúde.
A doença então é benéfica e tem por objetivo conduzir a personalidade para a divina vontade de Sua Alma. A doença é evitável e remediável pois se pudéssemos percebe-la por nós mesmos não haveria necessidade de passar por suas lições de sofrimento.
Embora na nossa mente física não consigamos muitas vezes entender o motivo de nosso sofrimento,nossa Alma  conhece-o e  guia-nos para corrigirmos nossos erros e assim nos conduzir à saúde.
O trabalho dos que utilizam a cura espiritual e dos médicos é fornecer aos que sofrem,além dos remédios materiais,condições para que eles possam entender a causa de seu sofrimento,seus erros e assim,entrando em harmonia com sua Alma possam ter alegria,felicidade e saúde.

As causas das doenças:

A real natureza de uma enfermidade será um guia eficaz para que seja identificado o tipo de ação que está sendo praticada contra a Divina Lei do Amor e da Unidade.
As doenças reais e básicas do homem são defeitos como:

ORGULHO:
incapacidade de se reconhecer a pequenez da personalidade e sua absoluta dependência da Alma.
Podem despertar doenças que dificultam a flexibilidade no corpo como a rigidez e a ancilose.

CRUELDADE:
é uma negação à unidade de todas as coisas.
Pode despertar doenças que geram dor,que é o resultado da crueldade.

ÓDIO:
é uma negação ao Amor do Criador e conduz a pensamentos e ações contrárias a toda obra Divina.
Pode despertar perturbações mentais e isolamento.

EGOÍSMO:
faz com que coloquemos nossos interesses pessoais acima dos interesses da Unidade.
Nos leva à introspecção,neurose e neurastenia,nos separa dos demais,tira a alegria.

IGNORÂNCIA:
é o fracasso em aprender e a recusa em ver a Verdade e assim nos conduz a atos errados e às dificuldades na vida cotidiana.
Além disso,a dificuldade de ver a Verdade é dada à miopia e outras deficiências visuais.

INSTABILIDADE:
é a falta de determinação,quando a personalidade se recusa a seguir sua Alma e não confia que tem dentro de si a invencível divindade para seguir seu rumo.
Afetam os movimentos e a coordenação motora.

AMBIÇÃO:
conduz ao desejo de poder.
É uma negação à liberdade e à individualidade de toda Alma.
O desejo de dominar os outros levam essas pessoas a serem escravos do seu próprio corpo,com os desejos e ambições refreados pela enfermidade.

Além disso,a parte afetada do corpo pela doença obedece à lei de causa e efeito e pode nos guiar para identificar o erro.
Exemplos:
Coração:
fonte da vida e amor.
E afetado quando o lado amoroso não é desenvolvido de maneira correta.

Mãos:
falha ou erro nas ações.

Cérebro:
centro de controle do corpo.
Se afetado indica falta de controle da personalidade.

Assim como há uma causa fundamental para cada doença,que é o egoísmo,há também um método seguro para minorar o sofrimento.
É a conversão do egoísmo em devoção para com os outros.
Nosso principal objetivo deve ser abandonar os próprios interesses e servirmos à humanidade.
Quando nos deixamos guiar pela nossa Alma percebemos nossa vocação e podemos então trabalhar na nossa missão de fazer o nosso melhor,seja qual for a área de nossa vocação,em prol da Unidade.
Na maioria de nós existe um ou vários defeitos que estão particularmente dificultando a busca pela nossa harmonia com a Alma para que possamos nos dedicar,com a nossa missão,à Unidade.

Para desenvolvermos o amor universal dentro de nós mesmos,precisamos aprender cada vez mais que todo ser humano,por mais inferior,é um filho do Criador,em fase de crescimento.
Cada ser tem uma centelha divina,está num estágio de aprendizado particular e mesmo assim tem o seu papel importante para com a Unidade.
Portanto precisamos ter compaixão e simpatia por todos os seres,pois embora possamos nos achar muito acima do nível deles somos também insignificantes se comparados com outros seres iluminados que já atingiram o estágio de perfeição que ainda buscamos.
Para encontrar a harmonia com a nossa Alma precisamos despertar nossa consciência e fazer esforços mentais e espirituais para perceber os nossos defeitos.

Se o orgulho se manifestar precisamos perceber que nossas personalidades são incapazes de conduzir qualquer serviço aceitável,ou de resistir aos poderes da escuridão a menos que sejam guiadas pela Luz que vem da Alma.

Se a crueldade ou o ódio dificultam nossa evolução podemos lembrar que o amor é a base da criação e que em cada Alma viva há algum bem e que no melhor de nós existe ainda algum mal.
Enxergar o bem nas outras pessoas,mesmo naquelas que nos ofendem,é um exercício de compaixão que vai se tornando natural.
Precisamos aprender a não nos deixarmos influenciar pelos outros e a não interferir em suas personalidades e nem a lhes causarmos danos.
Assim desenvolvendo o amor e a bondade atraímos para nós mesmos mais amor,bondade e podemos ter nossa caminhada facilitada para desenvolvermos nossa vocação e trabalhar em harmonia com nossa Alma para a Unidade.

A cura do egoísmo ocorre quando dirigimos para os outros o carinho e atenção que devotamos a nós mesmos.

A instabilidade pode ser erradicada por meio da autodeterminação e confiança e assim não haverá mais o medo de se lançar na vida e as experiências vividas conduzirão nossa mente a um maior discernimento.

A ignorância é devida a falta de conhecimento ocasionados pelo medo da experiência.
Devemos estar sempre prontos a expandir a mente e a abandonar qualquer idéia preconcebida e convicções anteriores.

A ambição é um obstáculo ao progresso e nos leva a interferir no desenvolvimento da alma.
Precisamos compreender que todo ser está aqui para evoluir segundo os desígnios da própria alma e que cada um de nós deve encorajar o irmão a prosperar e evoluir também.

Precisamos aperfeiçoar nossa individualidade para saber identificar o que é desígnio de nossa Alma e o que é a persuasão da personalidade equivocada de outra pessoa.
Dessa maneira estaremos firmes para seguirmos nossa vocação e assim em harmonia com a nossa Alma poderemos trabalhar pela Unidade oferecendo o melhor de nós e consequentemente seremos felizes e saudáveis.

Individualidade e Missão:

A individualidade enfraquece quando permite que a personalidade sofra interferências que a impeçam de cumprir os mandamentos do Eu Superior.
A individualidade precisa ser estimulada desde o início e deve contar com o apoio dos pais.
Entretanto o ofício da paternidade deve ser um instrumento privilegiado para capacitar uma Alma a entrar em contato com o mundo para o bem da evolução.
A independência,a individualidade e a liberdade devem ser ensinadas desde o início.
Os pais precisam estar precavidos contra qualquer desejo de conformar a jovem personalidade às suas próprias vontades.
Isso seria uma terrível forma de ambição.
Os pais devem dar suporte, assistência, proteção,amor e carinho para que a criança tenha suas potencialidades desenvolvidas conforme os mandamentos de sua própria Alma.
Cada Alma encarnada tem seu próprio propósito neste mundo,precisa adquirir experiência e compreensão sobre si mesma para desenvolver sua individualidade e fazer a sua parte para a Unidade.
Devemos lembrar que nossa Alma reservou para nós uma tarefa em particular e se essa tarefa não for cumprida haverá conflito entre a Alma e a personalidade,consequentemente haverá uma forma ou outra de distúrbios físicos.
Muitas vezes a missão de uma Alma é devotar sua vida a uma outra Alma,mas nunca deverá haver a ambição de querer dominar ninguém.

Quando isso ocorre sempre haverá batalha contra a dominação e isso quase sempre acontece no próprio lar antes de obter a liberdade para conquistar outras vitórias.
A Alma precisa se libertar do jugo e do controle do suposto opressor,mas também precisa entender que deve considerá-lo sem amargura, pois ele a ajuda fazendo a sua parte e assim nos encorajamos a buscar a liberdade e a vitória desejadas.
O suposto opressor precisa voltar a entrar em contato com sua Alma e perceber qual seu verdadeiro papel para com o outro e assim resgatar o amor para poder realizar sua tarefa com eficiência e também evoluir. Dominadores ou dominados,com amor, respeito e compreensão de suas missões podem aprender com seus relacionamentos e com as situações que os envolvem de maneira que evoluam sempre.
Assim a aprendizagem através das dificuldades da vida ou do sofrimento da doença no corpo físico não será tão necessária.

Formas de cura:

Mesmo depois de tantos ensinamentos milenares maravilhosos que a cultura mundial nos deixou,a medicina atual continua a desenvolver métodos materialistas com o foco somente para o corpo físico.
A doença não é compreendida como um alerta da Alma para que a personalidade aceite os seus desígnios maiores.
Apesar da boa intenção por parte de grande parte dos integrantes da ciência médica ainda lhes falta a sabedoria de entender a Alma.
Apesar disso uma arte de curar mais nova está se destacando a cada dia com atenção voltada para a melhoria da qualidade de vida e à prevenção das doenças.
Isso vem estimulando o auto conhecimento e consequentemente para que a personalidade entre em harmonia com sua Alma.

Quando cada pessoa evolui em qualquer aspecto,está também fazendo um bem para a Unidade,para a humanidade.
Então para evitar o aumento da doença precisamos deixar de cometer ações que ampliem seu poder e entrarmos em contato com a nossa Alma para corrigir nossos defeitos e assim não precisarmos do sofrimento da doença para aprender a lição.
O processo de cura poderá precisar,além da participação da própria pessoa,do auxílio de um curador ou facilitador para observar onde reside o erro da personalidade.
Os médicos também poderão compreender o que é a Alma e a doença,e a partir de então ajudar seu paciente a corrigir seus defeitos,além de utilizar também os remédios que existem na natureza para fortalecer o corpo físico e ajudar a mente a ter serenidade e compreensão sobre sua luta em busca da perfeição que a própria Alma deseja.
Esse é o médico do futuro,ciente da Alma,do significado da doença e com o conhecimento dos recursos que a natureza tem para oferecer e que os usa com sabedoria para cumprir sua missão de ajudar as pessoas a harmonizarem suas personalidades e curarem seus corpos.

Como entender a causa da doença:

Chegamos agora às questões mais importantes de todas as relatadas até agora: como podemos ajudar a nós mesmos?
Como podemos manter a nossa mente e nosso corpo num estado de harmonia para que não seja necessário que a doença se manifeste?

É preciso criarmos oportunidades e momentos para refletir e pensar em nossa verdadeira missão com calma e tranqüilidade.
Nessas ocasiões,depois de algum tempo,perceberemos que temos muita ajuda e que lampejos de conhecimento e de orientação nos são revelados.
Descobrimos que problemas difíceis são claramente respondidos e nos tornamos capazes de seguir o caminho certo.
Nesses momentos precisamos ter em nosso coração o sincero desejo de servir a humanidade e de trabalhar conforme o desejo da nossa Alma.

Quando percebemos o defeito em nós mesmos,o remédio não consiste em lutar contra ele,nem de usar de força de vontade para suprimi-lo.
Consiste mesmo no firme desenvolvimento da virtude oposta,desse modo eliminando assim automaticamente da nossa natureza qualquer vestígio de transgressão.
Combater um defeito aumenta o poder do mesmo,mantém a nossa atenção fixa na sua presença e nos leva a uma verdadeira batalha.
Dessa maneira estaremos dando força ao nosso defeito,e se conseguirmos vencer suprimindo-o ele continua conosco e poderá num momento de fraqueza nossa,ressurgir com forças redobradas.
Mas,se ao contrário disso voltarmos nossa atenção e nos esforçarmos para desenvolver a virtude oposta conquistaremos a verdadeira vitória e o erro,defeito ou falha será erradicado e não simplesmente suprimido.

Conclusão:

A vitória sobre a doença depende da compreensão de que há uma divindade dentro de nós que nos dá poder para superar qualquer coisa que esteja errada em nossa natureza;do entendimento de que a causa básica da doença se deve ao conflito entre a Alma e a personalidade;da nossa boa vontade e habilidade para perceber o que está causando o conflito;e por fim, da erradicação do defeito por meio do desenvolvimento da virtude oposta ao mesmo.

A arte de curar consiste em ajudar-nos a obter conhecimento e os meios para superar nossos males além de utilizar os remédios da natureza que vão fortalecer o corpo físico e mental para termos maiores possibilidades de sucesso.
A escola médica do futuro não dará muita importância para as lesões físicas e tampouco a drogas e produtos químicos como paliativos,mas concentrará seus esforços para identificar a verdadeira causa da doença e assim obter a cura através da harmonia entre corpo,mente e Alma.
Devemos praticar a paz e a harmonia,a individualidade e a firmeza de propósito,e desenvolver progressivamente a conscientização de que somos de origem divina,filhos do criador e temos dentro de nós o poder para alcançar a perfeição.

Devemos praticar firmemente a paz,imaginando nossa mente como um lago sempre calmo,sem agitações e desenvolver esse estado de paz até que nenhum acontecimento da vida,nenhuma situação,nenhuma outra personalidade seja capaz,sob qualquer condição,de encrespar a superfície do lago ou de despertar em nós sentimentos de irritabilidade,depressão ou dúvida.
Assim perceberemos que não é através da preocupação ou ansiedade que poderemos realizar mais,mas sim,que nos tornamos mais eficientes em tudo através de pensamentos e ações calmos e serenos.
Devemos desenvolver a nossa individualidade e nos libertar de todas as influências do mundo para que possamos nos converter em nossos próprios senhores,governando nosso barco pelos mares agitados da vida, sem jamais abandonar o leme da retidão ou deixar sua direção em mãos alheias.
Devemos conquistar nossa liberdade de maneira absoluta e completa de modo que cada ação nossa,ou mesmo pensamento,tenha a sua origem em nós mesmos.

Ao mesmo tempo precisamos nos manter alertas para permitir que cada um possa exercer sua liberdade, para nada esperar dos demais,mas para estarmos prontos a lhe estender a mão nos momentos de dificuldade.
A causa de todos os nossos males é o ego e a separatividade e esses desaparecem tão logo o Amor e o conhecimento da grande Unidade se tornam parte das nossas naturezas.
(Dr.Edward Bach)

Amor,Luz e Paz

A dor física e seus componentes emocionais

Antes,quem sentia dor sofria sozinho. 
Hoje as pessoas que padecem desse mal contam com uma infinidade de recursos,como medicamentos analgésicos,aparatos clínicos e diferentes especialidades médicas,para minimizar a dor. 
No entanto,não se pode dizer que agora é o melhor momento para sentir dor,pois a dor é sempre um sofrimento,não importa a ocasião.

Estima-se que,atualmente, milhões de pessoas sofram de dores crônicas. 

Esse tipo de dor não possui uma causa orgânica óbvia;trata-se de uma manifestação complexa,com diversos “gatilhos”que a acionam. 
É diferente das dores agudas,que são mecanismos de proteção do corpo e desaparecem em pouco tempo juntamente com o seu desencadeador. 
A crônica,por outro lado,persiste durante meses e anos e é considerada uma doença. 
Alguns exemplos de dores crônicas são as enxaquecas,dores nas costas,fibromialgia e outras. 
Como qualquer doença,precisa ser tratada individualmente e por médicos especializados. 
Existem também os benefícios das técnicas não convencionais,tais como a acupuntura,que tem sido bastante eficaz na redução desses sintomas.

Os procedimentos clínicos e medicamentosos são conhecidos,porém,a investigação das causas emocionais são pouco difundidas,tampouco acessadas pelas pessoas acometidas pela dor. 

A metafísica da saúde se dedica a estudar o assunto e a apontar as condições internas que colaboram com a manifestação das dores agudas e crônicas,bem como as atitudes saudáveis que as minimizam.

Segundo a Metafísica da Saúde,as pessoas que sofrem de dores crônicas são enfáticas,geralmente atuam na vida com intensidade e possuem grande capacidade realizadora. 

Ao mobilizarem o seu potencial,elas promovem mudanças significativas no meio em que vivem,além de serem capazes de empreender projetos de melhoria pessoal e profissional. 
Enquanto os potenciais de atuação no mundo não são viabilizados para o meio em que vivem,essa força se converte em profundos abalos emocionais que afetam a saúde.

Em vez de executar ações,as pessoas reprimem o seu poder e começam a se ferir. 

Ficam indignadas com os obstáculos,frustram-se com os insucessos profissionais ou decepcionam-se nas relações pessoais. 
Para não desestabilizar ainda mais o ambiente ou ferir suscetibilidades alheias,optam por se conter, transformando o potencial realizador em fonte de abalos emocionais que,metafisicamente,ocasionam as dores.

Para mudar esse padrão,é necessário rever os valores que levaram a pessoa a se colocar a favor dos outros e contra si,adquirir a consciência de que as mudanças externas melhoram as condições de vida. 

No começo elas abalam,mas depois surgem os benefícios. 
Sobretudo,é preciso respeitar a sua natureza,compreender que a sua intensidade não permite postergar as ações inevitáveis.

A leitura do significado metafísico da dor aguda é feita juntamente com a doença que a provocou. 

A pessoa contribui para minimizar a sua própria dor quando aceita as limitações impostas pela doença, respeitando-se e cuidando-se em vez de se auto cobrar eficiência nos momentos em que se encontra adoecida. 
A convalescença sem estresse favorece a recuperação.

Caso esteja impedido de agir,elabore suas frustrações para evitar lamentações. 

Aceite os limites sem revolta. 
Não queira mudar o mundo ou transformar as pessoas;faça a sua parte,delegue aos outros ou deixe tudo a cargo do tempo,e as soluções virão independentemente da sua atuação. 
Não se impregne com as confusões exteriores,deixe-as do lado de fora do seu ser;não polua seus sentimentos com os absurdos exteriores. 
Lembre-se: 
a sua saúde é mais valiosa do que todo o resto à sua volta.
(fonte:Universo Terapêutico:
www.facebook.com/manoeljoao)

Bençãos Plenas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Entusiasmo


A vibração mais elevada da nossa irradiação energética e viva é o entusiasmo.Muitas vezes confundido com exuberância e paixão,o entusiasmo autêntico é um sinal de que estamos completamente abertos e livres e,naturalmente,derramando nossa luz e energia no mundo.Em qualquer família,comunidade, equipe ou organização,o entusiasmo é como a luz do sol.Tem a capacidade de animar,elevar e revigorar a quem toca.Entusiasmo constante é um dos fundamentos da liderança eficaz em qualquer contexto.
Brahma Kumaris

Namastê

Vale a pena


Vale a pena a tentativa e não o receio;
Vale a pena confiar e nunca ter medo;
Vale a pena encarar e não fugir da realidade;
Ainda que eu fracasse,vale a pena lutar;
Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas;
Vale a pena corrigí-lo;
Vale a pena encarar-me no espelho e ver se estou certo ou errado;
Vale a pena procurar ser o melhor e aí...;
Vale a pena ser o que for.

Enfim
Vale a pena viver a vida,já que a vida não é tudo que ela pode nos dar,
Mas sim tudo o que podemos dar por ela.

Fraternos Abraços

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atitude


Meus pensamentos criam minha atitude.Meu olhar também cria minha atitude.E minha atitude cria a atmosfera.Quando me torno um benfeitor,minha atitude será de acordo.Um benfeitor só tem sentimentos benevolentes por todos.Consciência positiva só pode ser criada quando a velha consciência e as velhas atitudes são deixadas para trás.”
Brahma Kumaris

Namastê

Equilíbrio


Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara - fazer a coisa certa no momento certo.Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos.É estar sempre alerta,ser totalmente focado,e ter uma visão ampla. Equilíbrio vem do entendimento,humildade e tolerância.O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e,ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo.
Brahma Kumaris

Namastê

terça-feira, 25 de junho de 2013

Valorize sua vida


Não destrua seus valores comparando-se com outras pessoas.
É por sermos diferentes uns dos outros que cada um de nós é especial.
Não estabeleça seus objetivos por aquilo que os outros consideram importante.
Só você sabe o que é melhor para você.
Não considere como garantidas as coisas que estão mais perto de seu coração.

Dê atenção a elas como à sua vida,pois sem elas a vida não tem sentido.
Não deixe sua vida escorregar pelos dedos,vivendo no passado ou só voltado para o futuro.
Não desista enquanto você tiver algo para dar.
Uma coisa só termina realmente no momento em que você deixa de tentar.
Não tenha medo de admitir que você é “menos que perfeito”.
É esse tênue fio que nos liga uns aos outros.
Não tenha medo de correr riscos.
É aproveitando as oportunidades que nós aprendemos a ser valentes.

Não exclua o amor de sua vida dizendo que ele é impossível de encontrar.
A maneira mais rápida de perder o amor é agarrar-se demais a ele,e a melhor maneira de conservar o amor é dar-lhe asas.
Não despreze seus sonhos.
Viver sem sonhos é viver sem esperança.
Viver sem esperança é viver sem objetivo.
Não corra pela vida muito depressa.
A pressa pode fazê-lo esquecer não só onde você esteve,mas também para onde você vai.
A vida não é uma competição,mas uma jornada,e cada passo do caminho deve ser saboreado.

Amor,Luz e Paz

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Calma

 Calma na mente traz precisão no julgamento.Em situações desafiadoras,eu preciso me assegurar de que minha mente esteja calma antes de tomar qualquer decisão.Para conseguir fazer isso eu preciso praticar o acalmar da mente de forma regular.E quando eu me tornar mestre nessa arte eu conseguirei tomar decisões com muito mais facilidade,mesmo diante de situações extremamente difíceis.
Brahma Kumaris

Namastê

sábado, 22 de junho de 2013

Despertar da Vida


É importante perceber que o despertar da vida depende de você.
Libere seu coração e deixe que ele construa seu destino.
A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria.
Sua vida muda quando você muda.
Deixe as pessoas do passado no passado,a melhor cura do baixo- astral é abrir os olhos para o mundo.
Enquanto você acreditar,o medo não vai se instalar.
Para viver intensamente é necessário conviver com os riscos.
Por isso acredite sempre,por pior que seja a situação.
Não deixe a dúvida tomar conta de você.
Nosso maior adversário está dentro de nós.
É preciso entrar pra valer nos projetos da vida,até que o rio se transforme em mar.
Poder é ser dono de sua atenção.
Alguém já disse que visão é a arte de ver o invisível.
Nós é que transformamos a semente em árvore para poder colher os frutos.

A primeira ponte é a do sentido da vida.
A segunda ponte é a do silêncio.
A terceira ponte é a da simplicidade.
A quarta ponte é a do sentimento.
Você é a pessoa que escolhe ser.
Um dos segredos da felicidade é saber criar condições para que a vida dependa de nós.
Viver é a arte de realizar sonhos.
Viver é ser o artista da auto-criação.
As mudanças ficam mais fáceis quando o que se passa dentro de você é explicado.
O grande néctar da vida é a possibilidade de realizar o divino que existe dentro de cada um de nós.
(Ágatha Sthéfani)

Fraternos Abraços

Positividade



Visualize imagens de um futuro positivo.Nós precisamos parar de dar ouvidos aos medos,dúvidas e crenças limitadas.Tenha mais autoconfiança.Visualize e acredite no melhor.Não limite seu potencial ao dizer “eu não posso”,isso é impossível.Faça afirmações positivas como “tudo é possível”,"eu posso”,"eu farei”.
Brahma Kumaris

Namastê 


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Charles Chaplin Tudo Depende de Mim!!!

Suco para desinchar e perder a barriga

 Ingredientes:

  • 1 fatia de melância;
  • suco de 1/2 limão;
  • 250 ml de água de coco;
  • 1 castanha;
  • 1 colher (café) de canela.

Preparo:

  1. Pique a melância em cubos;
  2. Esprema o suco do limão;
  3. Bata a melância e a água de coco no liquidificador;
  4. Depois adicione a água de coco,o suco de limão e a castanha e bata por mais alguns segundos;
  5. Misture a canela em pó e sirva em seguida.
Fraternos Abraços

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Alimentos ricos em antioxidantes


Já faz algum tempo que os antioxidantes estão em voga quando o assunto é alimentação saudável.Os estudos,nessa área,não param de chegar a resultados importantes para a saúde humana.Hoje se sabe que os alimentos  estão fortemente relacionados à prevenção de doenças e as grandes responsáveis por esse efeito benéfico são as substâncias antioxidantes. Entenda melhor como elas funcionam em nosso corpo e quais alimentos podem combater os radicais livres.

Para Que Servem os Antioxidantes?

A oxidação é um processo natural, que ocorre em todos os seres vivos.Ele é o principal responsável pelo envelhecimento gradual das células ao longo da vida e consequente enfraquecimento das funções do organismo.Porém,esse processo está cada vez mais acelerado,porque os radicais livres,que levam à oxidação celular,também são encontrados em grandes quantidades no meio em que vivemos,devido aos problemas ambientais.


Nas últimas décadas, os pesquisadores observaram que essa aceleração do envelhecimento celular poderiam desencadear diversas doenças, sobretudo alguns tipos de câncer. Porém, certas substâncias encontradas em alimentos naturais são capazes de neutralizar a ação dos radicais livres e retardar o processo de oxidação. Em outras palavras, os antioxidantes funcionam como um freio para o envelhecimento precoce das células.

Os Alimentos Benéficos:

Depois de conhecer o funcionamento dos antioxidantes,é hora de saber quais são as fontes alimentares dessas substâncias.Veja a lista:
  • Ácido Fenólico – cenoura,tomate,berinjela,pimentão,frutas cítricas,couve,brócolis e cereja;
  • Isoflavonas – soja e seus derivados;
  • Flavonoides – salsa, nozes, água de coco,pepino,soja,cereja e uva;
  • Carotenoides – abóbora,melão,pêssego,acelga,espinafre,pimentão,laranja, imão, mamão,nectarina e milho;
  • Taninos – chás derivados da camellia sinensis,maçã,manjericão, álvia,vinho tinto, caju e manga.

Esses alimentos ajudam na prevenção de tumores,melhoram as funções cardíacas,ajudam no controle do colesterol,além de outro benefício.Uma boa dica é sempre seguir uma dieta colorida,com frutas,verduras,legumes e cereais diversos.
Assim você consegue aproveitar as propriedades das substâncias antioxidantes.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Confiança



Ao usar bem mais o cérebro do que o coração,algo errado vem acontecendo com os nossos sentimentos.Estamos deixando que as situações tensas do mundo externo se acumulem no eu e,com isso, os sentimentos verdadeiros e naturais,como o amor,não são experimentados.O coração,acuado,encolhe.Para fazê-lo crescer, separe-se dos sentimentos externos e conecte-se com a sua verdade mais íntima.A necessidade de pensar muito será removida,e a confiança em você e nos outros emergirá.
Brahma Kumaris

Namastê

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pertencer



Ao sermos positivos,recriamos valor em nossas vidas.O Pai nos ensina como mudar.Ele dá o entendimento e o poder para mudar do negativo para o positivo.Mas para isso precisamos primeiro provocar essa mudança em nós para então falar aos outros sobre esses aspectos. Precisamos ser compreensivos com as situações dos outros.Assim é possível verdadeiramente sentir que pertencemos a todos e que todos pertencem a nós.
Brahma Kumaris

Namastê

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Força Interior



Quando somos conscientes da nossa força interior,circunstâncias difíceis parecem muito fáceis de atravessar.Nada parece ser impossível.Nada parece ser um grande obstáculo.É a força interior que permite uma travessia fácil e rápida sobre as situações difíceis e desafiadoras da vida.Quando temos a capacidade de voar,ou seja,de ir além das situações,não experimentamos as escravidões provocadas por elas.Quando estamos lá em cima,tudo que está abaixo parece muito pequeno e insignificante.Nessa posição somos inabaláveis.
Brahma Kumaris

Namastê

domingo, 16 de junho de 2013

Tudo dará certo se você ousar


A vida é um jogo e,muitas vezes,dá a impressão de que as apostas vão se tornando cada vez mais arriscadas com o passar dos anos - aprendemos que nem ela se curva como acharíamos que deveria diante dos nossos desejos. 

Muitas vezes se mostra hostil com nossos problemas e,ao invés de se parecer com o gorducho gênio da lâmpada,acaba se transformando no "despenhadeiro ou curva perigosa à direita".

Por isso,não fique pensando tanto no futuro,apenas diga sim a todas as possibilidades,sejam elas grandes ou pequenas,e lance a sorte no tabuleiro da vida chamado "presente",porque tenho certeza que vai gostar que seja desta forma.

Viva o jogo da vida;ninguém consegue ser o mesmo a cada dia;é a única certeza que existe,além de ser uma experiência válida e maravilhosa!

As pessoas ficam com medo diante das dúvidas,não sabem optar por qual caminho seguir,mas posso dizer que você irá decidir pela recompensa da comunhão com si mesmo e não perca tempo entre errar ou acertar, isto é o que menos importa. 

Nesta jornada,o que deve haver é coesão com a sua identidade e sua alma -a única maneira que conheço para sobreviver e ser diferente das pessoas comuns,ou seja,ir muito além dos outros.

Não espere pela revolução,seja você mesmo a revolução,mas pacífica! 

Ficar esperando que alguém vá mudar seu mundo,protegido pelas bênçãos dos céus ou por heróis? 
Isso é tolice. 
Deixe-os nas telas de cinema ou nos quadrinhos. 
Ninguém,ninguém mesmo pode mudar seu universo,você sabe disso.

Claro que o bem sempre triunfa,pois é a verdade,e se você acha que está fazendo o melhor,vá em frente ou então se aprimore,pois tenho plena convicção de que vencerá. 

Mas,para isso,assuma o controle e a responsabilidade da sua vida e deixe de achar que o inferno "sempre são os outros",como dizia Sartre.

Ao desenvolver diariamente sua confiança e autoestima,algo mágico vai acontecer e,claro,não procure o céu (a solução) nas outras pessoas,mas em si mesmo.

Afaste a dor do seu rosto. 

Olhe-se no espelho,agora: 
 você está parecido com um guerrilheiro. 
Solte as armas! 
Deixe de carregá-las para cima e para baixo. 
Que tal largá-las no porão da sua casa? 
Afinal,meu amigo,os braços foram feitos para abraçar.
(Monica Buonfiglio)


Fraternos Abraços

Superação*Ressentimentos


Aprenda a "Arte da Superação" e Acabe Com Ressentimentos

Quem nunca se sentiu rejeitado,ferido ou traído por alguém? 

O que fazer neste momento? 
Como definir a linha tênue que separa estes dois extremos:a vontade de se vingar e a arte de superação? Essa última alternativa transforma você em um vencedor na virtude,pois irá beneficiar mais a si mesmo do que o outro que o prejudicou. 
Trata-se de um processo interno para compreender a responsabilidade por uma nova percepção e aceitação da vida.

Mas é importante entender que essa superação não significa que foi colocada uma pedra sobre o assunto - sei que não é fácil -,pois significa aceitar o comportamento abusivo do outro.

A principal lição é que você não vai mais errar,mas,sim, superar e vencer. 

Vai livrar-se de algo e sua vida mudará para melhor porque irá retirar do dia a dia um sentimento ruim e passar a acreditar que a felicidade existe;irá aprender a amar e aceitar que os outros também têm seus defeitos.

A raiva é o veneno,e a superação de uma etapa difícil é o antídoto;quem se perde na raiva,na vergonha ou na culpa,se torna um prisioneiro desvitalizado e quem guarda ressentimentos indica que é incapaz de superar o que aconteceu.

Quando alguém diz: 

"não tenho forças para continuar",implica na ilusão de crer que o outro é poderoso e isso não é verdade, pois sua tarefa é reunir o que foi dispersado,ou seja,nada mais do que retornar a unidade original.

Toda iniciação é uma morte e um renascimento;um iniciado precisa se um tornar mestre e ao mesmo tempo vítima na sua vida.

Para ser indestrutível temos que ser primeiro destruídos. 

O fundamento do sacrifício em qualquer religião é dividir para depois reunir;se desintegrar para depois reintegrar-se e sendo um,você se tornará "muitos".

A sabedoria é a única saída para ter a coragem para enfrentar a vida depois da experiência da perda,da traição,da raiva,do lamento e da solidão.

Nesta jornada,o que deve haver é coesão com a sua identidade e sua alma;a única maneira que conheço para sobreviver e ser diferente das pessoas comuns,mas pelo menos continuar conectado com o mais sagrado,o seu mundo divino.
(Monica Buonfiglio)


Fraternos Abraços

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Xarope Para Má Digestão


A má digestão,ou dispepsia,é um distúrbio gástrico que pode ser causado por vários fatores, como:comer rapidamente,ingerir muito líquido durante as refeições ou abusar de alimentos gordurosos.O principal sintoma é a sensação de peso no estômago, que pode ser acompanhada de dores abdominais,enjoo,vômito,gases e sonolência após as refeições.
Se a má digestão acontece com frequência ou perdurar por vários dias é importante procurar um médico,pois os sintomas podem ser indício de outras doenças.Quando o problema ocorre esporadicamente,o xarope de manjerona pode acabar com a sensação de desconforto.

Veja como preparar a receita caseira:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de manjerona fresca;
  • ½ xícara (chá) de mel.

Modo de Preparo:

Use um pilão para macerar as folhas de manjerona até elas soltarem um sumo esverdeado. Depois junte o mel,misture e deixe descansar por pelo menos 6 horas.Passado esse tempo, coe o xarope e guarde em um lugar seco e à sombra.

Posologia:

Quando surgirem os sintomas da má digestão,tome 1 colher (sopa) do xarope.Como forma de prevenção,é preciso tomar 1 colher (sopa) depois do almoço e outra depois do jantar.

Dicas:

Uma mudança nos hábitos alimentares é fundamental para combater a má digestão.
Veja algumas dicas:
  • Evite beber suco,água ou refrigerante durante as refeições;
  • Não abuse de alimentos gordurosos e frituras;
  • Coma sempre em pequenas porções,várias vezes ao dia.
(fonte:Receita Natural)

Fraternos Abraços

Profundidade


“A maioria de nós pensa muito,principalmente sobre acontecimentos e pessoas,sejam elas locais ou globais,famosas ou não.Quando pensamos no que está acontecendo na superfície da vida - o visível - é como se estivéssemos vivendo uma vida superficial.Mas lá no fundo há uma voz,uma saudade, um chamado à profundidade.É o nosso coração nos lembrando que devemos visitar,explorar e expressar as profundezas de nós mesmos.Para aprofundar e ser profundo precisamos de momentos de introversão e uma boa conversa com nós mesmos.Como podemos ver o que está em nosso coração,a menos que a gente mergulhe fundo,acenda a luz e olhe?E o que vemos? Simples,apenas beleza e verdade.Elas estão sempre lá,esperando por nós.Esperando para nos acolher e nos apresentar a nós mesmos.”
Brahma Kumaris

Namastê
 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Florais de Bach


É uma terapia criada,nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach,médico homeopata, bacteriologista e imunologista.
O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do cliente. 
Ou seja,procura diminuir ou eliminar o estresse,depressão,pânico,desespero,sentimentos de culpa,cansaço físico ou mental,solidão,tristeza,indecisão,sensibilidade excessiva, ciúmes,ódio,mágoas, todos os tipos de medos,ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.


Dr. Edward Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.
Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional,que seriam:paz,esperança,alegria,fé, certeza,sabedoria e amor.
E o seu conceito de saúde seria:
harmonia,integração,individualidade e integridade.
O importante seria que a Alma e a Personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. 
As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença;a causa e não o seu efeito.

Para o Dr. Edward Bach,deve ser tratada a personalidade da pessoa e não a doença
A doença seria o resultado do conflito da Alma "Eu Superior - a parte mais perfeita do Ser" e da personalidade "Eu Inferior - o que nós somos,no nosso dia a dia". 
Ele dizia: 
O sofrimento é mensageiro de uma lição,a Alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. 
O mal nada mais é do que o bem fora do lugar

Fraternos Abraços 

Enfrentar



Para aqueles que são fortes,os desafios são a própria razão da existência.Enfrentá-los não significa lutar contra a vida,mas sim aprender com ela.Basta ter coragem para dar o primeiro passo,e tudo irá conspirar a seu favor.O mundo está precisando de pessoas que encarem as situações e façam logo o que precisa ser feito.”
Brahma Kumaris

Namastê

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Irmandade



Falamos em irmandade,mas não sabemos em que contexto somos todos irmãos.E qual é o contexto?É ter a consciência de que nossa natureza verdadeira é a da paz,do amor e de felicidade.Quando temos essa consciência,
conseguimos ver todos como irmãos.Quando enxergamos essas qualidades no outro,
interagimos bem com todos e a qualidade dos relacionamentos muda.Haverá harmonia.
Brahma Kumaris

Namastê

terça-feira, 11 de junho de 2013

Ligação com Deus


“A única coisa que Deus quer de nós é que sejamos felizes e espalhemos felicidade ao redor.Ele nos diz como podemos ser felizes quando nos ensina a lei do carma: o que semearmos iremos colher. Aqueles que amam Deus e são obedientes dessa maneira, experimentam Seu amor e proteção.Todas as preocupações acabam. Esse é o papel que precisamos desempenhar agora:conectar com Deus,captar Seu amor,canalizar isso para os colegas e enriquecer suas vidas.Essa ligação de amor com Deus chama-se ioga e tem o poder de transformar seres humanos em anjos.”
Brahma Kumaris

Namastê

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fortuna



Quando há introversão seu poder de concentração aumenta.Você começa a amar a solitude.Isso significa encontrar a profundidade do Único.Nós pertencemos a Um e nós somos um.É simples.Esqueça o que aconteceu ontem.O que você fizer hoje será sua fortuna amanhã.O eu, o tempo e Deus estão juntos.Permaneça em silêncio e lembre-se desses três.Você não sentirá nada como sendo um problema.Você deixará que o eu seja preenchido com a fortuna da felicidade.”
Brahma Kumaris

Namastê

Benefícios do Gengibre


O chá preparado com a raiz de sabor picante também é bastante usado no tratamento das gripes e resfriados,além de ser conhecido por aquecer o corpo no inverno.
Mas os benefícios do gengibre para a saúde não param por aí.
No oriente,seus usos medicinais são populares desde a antiguidade.
Atualmente,existem mais de duzentos trabalhos científicos registrados sobre os benefícios do gengibre.

Propriedades Medicinais:

Sabe aquele mal estar causado por viagens longas, sobretudo nas crianças?
O gengibre pode ser a melhor solução.
Estudos revelam que a raiz é mais eficiente no controle da náusea que o “dramine” – medicamento indicado para esses casos.
Ele também ajuda a reduzir o enjoo durante a gravidez ou em casos de enxaqueca.

Outras pesquisas revelam que o gengibre tem efeitos benéficos em pessoas com artrite ou dores musculares. Ao serem medicados com gengibre,idosos observaram a redução do inchaço e da dor nas regiões atingidas pela artrite.
Isso porque as substâncias contidas na raiz estimulam a circulação no local e combatem a rigidez muscular.
A sensação de calor trazida pelo gengibre também vem sendo estudada por cientistas. A planta integra o grupo dos alimentos termogênicos,que aceleram o metabolismo.
Por essa razão,a ingestão do gengibre ajuda a dar mais disposição,além de favorecer a perda de peso.

Usos e Contraindicações:

Uma infusão preparada com o gengibre é uma ótima forma de aproveitar os benefícios acima mencionados. Para potencializar o efeito termogênico,o ideal é fazer o chá com canela e gengibre.
Outra possibilidade de consumo é o gengibre em pó,que pode ser acrescentado a diversas receitas.
A raiz também cai bem nas receitas de sucos naturais.
Porém,é importante alertar que o gengibre não pode ser consumido em excesso.
As substâncias contidas na raiz podem agredir as paredes do estômago e,por isso,ela deve ser evitada por quem sofre com úlceras ou gastrite.
O ideal é procurar um profissional da área de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento com o gengibre.
(fonte:Receita Natural)

Amor,Luz e Paz

domingo, 9 de junho de 2013

O Sagrado Feminino


( TEXTO PARA HOMENS E MULHERES)

O termo sagrado feminino vem conquistando a nossa atenção. 

Certamente há um lugar dentro de nós mesmos que exige que nos alimentemos de algo maior o qual às vezes não se sabe bem como acessar. 
O Sagrado Feminino é a conexão mais profunda que não é alimentada simplesmente pelo ato ter fé,e sim com o fluxo da religação,da reconexão. 
Ou seja,equilibrar as nossas energias masculinas e femininas,e transferir esse equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas,incluindo a nossa espiritualidade.

Este processo exige concentração na individualidade,o feminino é a conexão com a unidade divina. 

A perspectiva masculina é o obter a força de execução,que é o poder de ação.

A integração do sagrado feminino em nossas vidas,é o equilíbrio das energias femininas e masculinas que proporciona o ampliar da nossa visão essencial para o nosso amadurecimento contínuo emocional e espiritual. 

É tempo de acolher e honrar o poder e liderança de energia sagrada feminina dentro de todas as mulheres e de todos os homens. 
Devemos primeiro equilibrar as energias em relações com as mães,avós,irmãs e da linhagem de nossa ancestralidade.

Honrar a energia sagrada feminina dentro de nós,ao nosso redor cultural e existencial mudará. 

As relações serão certamente ajustadas e a nossa responsabilidade como homens e mulheres serão harmonizados.

Com os princípios do sagrado feminino nos rendemos a tudo e saberemos instintivamente que a ligação entre a escuridão e a luz,a dor e alegria,na doença e na saúde é simbiótica. 

Não podemos ter um sem o outro. 
Trabalhar o sagrado feminino nos encoraja ter o coração aberto e permitir que as nossas feridas sejam “curadas”. 
Nossas feridas internas e a sombra nos impedem normalmente de acessar o nosso talento. 
E o contato com a perspectiva do sagrado feminino,elimina a escuridão,trazendo a deriva a felicidade e o prazer de Ser e de estar bem consigo mesmo.

Mas este não é um legado somente feminino. 

Ao masculino também, interagindo e conhecendo suas forças intuitivas.

Características masculinas básicas:força,poder e inteligência aliada a dominação.

As mulheres devem desenvolver as características masculinas e cultivar as femininas.
Os homens devem reforçar e cultivar as características masculinas e desenvolver as femininas. 

Resultado:Obtenção do equilíbrio dos seis aspectos que integram o ser:

1. FORÇA (Polaridade Masculina): 

Equilíbrio físico (energia física).

2. CRIATIVIDADE (Polaridade Feminina): 

Equilíbrio social (ter afinidade e convívio com grupos interessantes,criar o seu próprio mundo).

3. PODER (Polaridade Masculina): 

Equilíbrio financeiro e econômico (prosperidade,segurança e brilho pessoal).

4. EMOÇÃO (Polaridade Feminina): 

Equilíbrio emocional (tornar-se amoroso,calmo e em paz,em contato constante consigo mesmo).

5. INTELIGÊNCIA (Polaridade Masculina e feminina): 

Equilíbrio mental (planos e metas com discernimento,controle mental e sem stress).

6. ATRAÇÃO (Polaridade Feminina): 

Equilíbrio sexual (tornar-se magnético e atraente).

A Espirituaidade,esta força energética não pertence a nenhuma polaridade,nem ao masculino e nem ao feminino. 

É sentida quando nos conectamos com uma força superior. 
É revelada quando se está de acordo com o fluxo cósmico,tendo a certeza de se estar no lugar certo, conectado com a natureza do criador e inteira(o) consigo MESMO(A)!
(Universo Terapêutico:Manoel João
*www.facebook.com/manoeljoao) 

Fraternos Abraços

Alerta Terapêutica



O resfriado escorre quando o corpo não chora.

A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.

O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

O diabetes invade quando a solidão dói.

O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

O peito aperta quando o orgulho escraviza.

O coração enfarta quando chega a ingratidão.

A pressão sobe quando o medo aprisiona.

As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.

A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

Preste atenção!

O plantio é livre,a colheita,obrigatória ... 

Preste atenção no que você esta plantando,pois será a mesma coisa que irá colher!!

Fraternos Abraços

sexta-feira, 7 de junho de 2013

12 alimentos para combater a depressão



Ricos em nutrientes,eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença



A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. 
Segundo o Ministério da saúde,estima-se que,na América Latina,24 milhões de pessoas sofram com a doença. 
Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia,com o humor afetado,sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina,além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. 
Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. 
Um destes neurotransmissores,a serotonina,é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar,regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão,entretanto,vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença,com a intervenção medicamentosa e terapia. 
"Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese,como exemplos:triptofano (aminoácido),magnésio,cálcio (minerais),vitamina B6,ácido fólico (vitaminas)". 
A seguir,conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença. 
 
 

amêndoas - foto Getty Images

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas:
elas são ricas em selênio,um poderoso agente antioxidante.
Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti,elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse.
As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.
Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.


leite - foto Getty Images Leite e iogurte desnatado:
eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão.
O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade.
Ele participa também das contrações musculares,dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial.
É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.


melancia - foto Getty Images Frutas:
Melancia,abacate,mamão,banana,tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor.
Todas estas frutas são ricas em triptofano,aminoácido que ajuda na produção de serotonina.
É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.


laranja e maçã - Foto Getty Images Laranja e maçã:
elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico,cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos.
Além disso,por ser rica em vitamina C,a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia,ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.


banana e abacate - foto Getty Images Banana e abacate:
a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio.
Também é fonte de vitamina B6,que produz energia.
A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo.
Tão bom quanto,o abacate é outra ótima opção,e antes de dormir.
Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar.


mel - foto Getty Images Mel:
esse alimento estimula a produção de serotonina,neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Para usufruir dos benefícios,duas colheres de sobremesa,ao dia,são suficientes.


ovos - foto Getty Images Ovos:
Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B),que colaboram com o bom humor.
O recomendado é uma unidade por dia,no máximo.
Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso,e evitar,principalmente a versão frita.


peixe grelhado - foto Getty Images Carnes magras e peixes:
O triptofano, presentes nestas fontes de proteína,ajuda no combate da depressão e melhora o humor,pois aumenta a produção de serotonina,que exerce grande influência no estado de humor,pois é capaz de reduzir a sensação de dor,diminuir o apetite,relaxar,criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.
Ela recomenda entre uma e duas porções por dia,principalmente de peixes como atum e salmão.


carboidratos complexos - foto Getty Images Carboidratos complexos:
eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina,que ajuda a reduzir as sensações de depressão.
Uma alimentação pobre em carboidratos,por vários dias,pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos:pães,cereais integrais (trigo, arroz).
A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.


aveia - foto Getty Images Aveia e centeio:
os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E.
Estes nutrientes possuem grande importância,pois,melhoram o funcionamento do intestino,combatem a ansiedade e a depressão. A recomendação é de,pelo menos,três colheres de sopa cheia por dia.


folhas verdes - foto Getty Images Folhas verdes:
estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos.
Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor.
O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.


soja - foto Getty Images Soja:
ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células.
Sua deficiência pode resultar em falta de energia.
O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia.
Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais,principalmente quando combinadas com cálcio.
( Abykeyla Tosatti)

Fraternos Abraços