quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Yin e Yang


Livro: Yin Yang – Polaridade e harmonia em nossa vida
Autor: Cristopher Market

Desde épocas pré-históricas,os chineses já acreditavam que o mundo era formado pelas forças primordiais Yin e Yang. Até na China comunista de hoje,a maioria das pessoas está convencida de que só pode ser feliz e ter sucesso quando vive em sintonia com essas forças cósmicas.Ambos os elementos são considerados de igual valor e juntos formam o Ki,Chi ou Qi,a fonte de energia da vida cósmica.Todavia nenhuma dessas forças tem algo a ver com o nosso conceito de Deus.A palavra Deus não existe na língua chinesa.

O jogo conjunto Yin/Yang em eterna mutação determina não apenas o relacionamento entre os sexos,como também o equilíbrio de todos os outros pares,ou dos pares de conceitos que constituem uma unidade polarizada,como, por exemplo: corpo e espírito,consciente e inconsciente,o ideal e a realidade,direita e esquerda,governo e oposição,acima e abaixo, galhos e raízes,doce e salgado,dia e noite,etc.

Cada pólo tem valor idêntico ao outro,os pólos sem complementam e se necessitam mutuamente.No entanto,quando o equilíbrio habitualmente existente entre eles é perturbado,ambas as partes mostram o seu lado destrutivo e maléfico.

Portanto,a nossa meta não é incentivar um pólo em prejuízo do outro, por parecer-nos melhor,porém visar um equilíbrio que beneficie ambos os pólos.

Neste ponto,o pensamento oriental diverge fundamentalmente do nosso.A cultura chinesa,a mais antiga do mundo,pelo visto desenvolveu um sentido de equilíbrio e de humor que falta à maioria dos ocidentais.Por outro lado,não é nenhum mistério o fato de os orientais,às vezes,confiarem demasiado nesse sexto sentido,perdendo-se em especulações irracionais e em superstições.

Vários textos taoistas parecem incluir-se nessa categoria,e seria necessário separar cuidadosamente o joio do trigo. Além disso,o equilíbrio Yin/Yang almejado é muitas vezes difícil de ser alcançado, e se perde facilmente.
 
(Extraido:www.facebook.com/nehepi
Núcleo de Estudos Holísticos e Complementares-Manoel Terapia Floral)
 
Abraços Holísticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.