segunda-feira, 21 de abril de 2014

O Intestino é nosso segundo cérebro



As células nervosas no intestino não controlam apenas a digestão.

Nós temos dois cérebros,um na cabeça e outro escondido em nossas entranhas.Os neurocientistas descobriram que o último também é capaz de se lembrar,ficar nervoso e dominar o seu nobre colega.

Ao recebermos uma boa notícia,um formigamento agradável invade a barriga,como borboletas a vibrar.Por outro lado,as situações de tensão,medo ou angústia nos corroem por dentro.A repulsa em direção a algo ou alguém pode produzir náuseas e até mesmo provocar o vômito.Estas sensações têm explicação na ciência.

Nosso intestino é literalmente forrado com mais de 100 milhões de células nervosas,quase exatamente como a estrutura do cérebro,cerebelo e tronco,que compõe o sistema nervoso central (SNC).Do ponto de vista estrutural,neurologistas sistema nervoso divide-se em dois componentes:o central e o periférico (SNP).O último inclui os neurônios sensoriais que ligam o sistema nervoso central para os receptores sensoriais e os neurônios motores,que se comunicam com o sistema central,os músculos e as glândulas .

Conhecido como sistema nervoso entérico ele se estende desde o esofago até ao ânus.Como acontece no crânio,o cérebro entérico produz substâncias psicoativas que afetam o humor,como os neurotransmissores serotonina e dopamina e vários opióides que modulam a dor.

O cérebro abdominal e têm dois objetivos principais:

- Supervisionar o processo de digestão,promovendo o peristaltismo,a secreção dos sucos digestivos para digerir os alimentos,absorção e transporte de nutrientes e eliminação de resíduos.

- Apoiar o sistema imunológico a defender o organismo.

O cérebro é responsável por digerir as emoções enquanto o intestino digere alimentos:Quando o paciente tem problemas em seu intestino delgado é um indicador vital da pessoa com angústia e pode se manifestar como diarréia,o que representa o medo de deixar ir.Além disso, quando os sintomas são do intestino grosso, o sintoma mais comum vai ser a constipação,que passa a representar a força do desejo de dar ou retirar .E não só no sentido material de dar,mas também sobre as emoções,o medo de exteriorizar.

O intestino libera substâncias químicas como,por exemplo,a serotonina (o hormônio da felicidade e bem-estar),em resposta à nutrição e digestão saudável.Sabe que a serotonina não ocorre apenas no cérebro mas, pelo contrário,a maior parte dela (90%) é libertado nos intestinos.Se comemos bem,com variedade e com uma contribuição proporcional de todos os nutrientes,se temos um almoço saudável (sem pressa, mastigando bem e sem distração) nosso sistema digestivo nos responde e nos agradece com uma sensação de bem-estar,dando-nos um bom suprimento de energia,vitalidade e otimismo.

Se por algum motivo a digestão e/ou trânsito intestinal é lento e incompleto estamos acumulando resíduos dentro de nós o que pode causar uma sobrecarga tóxica ou auto-intoxicação.

BEBER ÁGUA: 

Ingerir 2 litros de líquido por dia,comer pelo menos 400 g de vegetais misturados diariamente,leguminosas (de 2 a 3 vezes por semana),consumir produtos fermentados,três frutas por dia,nozes mistas,pelo menos, 30 g por dia,garantem um bom funcionamento intestinal.Eventualmente,podemos acelerar o trânsito intestinal, tomando suco de ameixa,kiwis e/ou suplementos de magnésio,garantindo assim uma limpeza mais profunda.

Ao comer,devemos saborear e apreciar o processo,devagar,mastigando e analisando os gostos e texturas de comida.Não coma enquanto faz isto ou aquilo,desviando a atenção com outras atividades simultâneas,como assistir TV ou ler o jornal.

EXERCÍCIOS AJUDAM MUITO: 

Com uma atividade física rítmica,repetitiva,seu corpo ficará agradecido.Os movimentos e alongamentos se feito todos os dias e horas designadas,ativará os sistemas vitais e garantirá seu bem-estar,a curto e longo prazo.

OUÇA SEU CORPO: 

Sintomas como azia,refluxo,sensação de peso,inchaço,dor,gases,trânsito intestinal irregular,náuseas,etc,são formas de expressão e indicam que algo está errado.
O que muitas vezes acontece é que as pessoas se acostumam a viver com inchaço ou diarreia,ou acha que é normal ou constrangedor,ou sua digestão é tão delicada,sem tentar encontrar as respostas corretas e a qualidade de sua função digestiva.

CURIOSIDADE: 

90% da serotonina,o hormônio do prazer,é produzido no intestino.

(Fonte: microfisioterapiaabc)


Amor,Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.