sexta-feira, 30 de maio de 2014

Preocupação é pré-ocupação*Reflita à respeito



A preocupação tem sido uma postura cada vez mais presente em nossa sociedade.
Com as inúmeras dificuldades da vida moderna cada vez nos sentimos menos capazes de atender a todas as solicitações do dia a dia e,principalmente,não sobra tempo para sermos felizes.Alguns reagem a esta situação mergulhando em preocupações.

Na verdade,ficar preocupado atrai para nossa realidade o que seria apenas uma possibilidade,é fixar a mente em uma só direção,é se retirar da realidade atual e abandoná-la ao léu,para focar nossas energias em um futuro nem sempre provável,mas quase sempre negativo.Se preocupar é ficar cego para o momento.

A preocupação nos deixa à mercê da ansiedade que,por sua vez, neste contexto,é motivada pelo medo,o que nos coloca no pior cenário para uma vida tranquila e feliz.

A ansiedade é um transtorno que compromete significativamente nossa qualidade de vida. Quando a preocupação se configura de forma exagerada pode nos levar a uma condição de ansiedade generalizada de difícil controle e promover sintomas como fadiga,irritabilidade, dispersão,tensão muscular,alterações no apetite,distúrbios do sono,sintomas gástricos, hipertensão,dores de cabeça,diarreias,sudorese e outros sintomas.Devemos,portanto,evitar a ansiedade e agirmos o mais brevemente possível,buscando técnicas de relaxamento,yoga, atividades físicas,artes,massagem,alterar a rotina,conviver mais com amigos,estimular o lazer.Outra ajuda eficaz é o uso dos Florais de Bach.

Muitos confundem preocupação com responsabilidade,com planejamento,mas planejar não implica em sofrimento,este sim,companheiro da preocupação,e responsabilidade é o oposto de preocupação,uma vez que ser responsável é ser capaz de responder prontamente, enquanto ser preocupado é estar sempre em um estágio anterior ao estágio da ocupação,ou seja,da resposta.

Planejar evita a preocupação,sua intenção é preparar,organizar e estruturar os meios para alcançar um determinado objetivo.Assim tomamos decisões que nos levam a cumprir nossas metas com rapidez e menos esforço,com racionalidade e eficácia.É ser responsável.
Em outras palavras,planejar é uma forma de transformarmos pensamentos em ações.
A preocupação é uma forma de mergulharmos em um sem fim de pensamentos, impossibilitando qualquer tipo de ação.

Se preocupar é gastar energia sem produzir nada,a não ser ansiedade,medo,baixa autoestima,sentimento de incapacidade e estabelecer um caminho para a somatização das mais variadas doenças.Vale considerar o pensamento do grande poeta americano Robert Frost (1874-1963):"A razão pela qual a preocupação mata mais pessoas do que o trabalho é que as pessoas se preocupam mais do que trabalham."

Quando você se sentir tentado à preocupação,avalie se sabe como resolver o problema,se souber comece a resolvê-lo,se não souber procure aprender ou encontre alguém que saiba fazê-lo e inicie uma ação determinante para eliminá-lo.Se não souber como resolver,se não encontrar onde aprender uma solução e se não encontrar alguém capaz de solucioná-lo,então é provável que não seja um problema real,mas apenas uma alucinação.

Se preocupar é perder o presente,se preocupar é dificultar a convivência com a felicidade e, principalmente,se preocupar é não ter fé.
A maior força de realização que Deus nos ensinou é a Fé.Se preocupar é acreditar que tudo pode dar errado,ter Fé é saber que tudo acontece de acordo com o bem maior.
Faça a sua parte e o Universo agirá ao seu favor.

Não se preocupe,se ocupe!

(Por Serg Rios Alves)

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.