quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Reflexão*As Três Peneiras de Sócrates


Um homem foi ao encontro de Sócrates,levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Mestre,o senhor nem imagina o que me contaram a respeito de um amigo seu.
Disseram que o ...
Nem chegou a completar a frase e Sócrates aparteou:
- Espere um pouco.Disse o mestre.
- O que vai me contar já passou pelo crivo das Três Peneiras?
- Peneiras?Que Peneiras,mestre?
- Explico.Disse Sócrates.
- A primeira é a peneira da VERDADE:
Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não.Não tenho,não.
Como posso saber?
O que sei foi o que me contaram.
Mas eu acho que...E novamente é interrompido.
- Então sua história já vazou a primeira peneira.
Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE:
O que você vai me contar,gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não!Deus me livre!Disse o homem,assustado.
- Então.Continua Sócrates
- Sua história vazou também a segunda peneira.
Vamos ver a terceira peneira,que é a da NECESSIDADE:
Convém contar?
É realmente importante a divulgação desta informação?
Resolve alguma coisa?
Ajuda a comunidade?
- Devo confessar que não.
Disse o homem,envergonhado.
- Então,disse-lhe o sábio,se o que queres me contar não é VERDADEIRO,nem BOM e nem NECESSÁRIO.
-GUARDE APENAS PARA TI!
E ainda arrematou:
- Sempre que passar pelas três peneiras,conte!
Caso contrário,esqueça e enterre tudo.
Será uma fofoca a menos para envenenar o mundo e fomentar a discórdia.

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.