quinta-feira, 30 de abril de 2015

8 Alimentos para melhorar seu humor


1. Bananas – A banana é rica em magnésio, o que reduz a ansiedade e melhora o sono. Calmante e ótima para reduzir o stress, as bananas também contêm triptofano, um aminoácido que é convertido em serotonina no corpo. Contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais e também é rica em hidratos de carbono, açúcares naturais e potássio, que ajuda o sistema circulatório do corpo a fornecer oxigênio para o cérebro. Um lanche nutritivo e energizante!


2. Folhas verdes escuras – como espinafre, acelga e couve são ricos em ácido fólico, um nutriente comprovado para ajudar a aliviar a depressão e reduzir a fadiga. Também possuem antioxidantes abundantes, que protegem as células do cérebro dos radicais livres que drenam o humor e a energia. Além disso, folhas verdes escuras são ricas em  magnésio, que ajuda o sono e aumenta a nossa capacidade de superar e controlar o estresse.


3. Nozes – ricas em ômega-3 ácidos graxos e magnésio que aumentam a serotonina, esta noz é rica em antioxidantes e é um fácil impulsionador de humor. Estudos demonstraram que a deficiência em magnésio pode causar depressão, ansiedade, irritabilidade, e insonia. Nozes ajudam a estabilizar o humor por regular os níveis de açúcar no sangue.


4. Frutas cítricas – A deficiência de vitamina C está associada com baixo consumo de energia, humor deprimido e irritabilidade. Frutas cítricas, como laranjas, limões e tangerinas, fornecem uma rápida explosão de vitamina C e ajudam a bombear oxigênio através de seu corpo e cérebro. A vitamina C ajuda na absorção de ferro pelo corpo, um mineral vital no combate à fadiga. Alternativamente, podemos complementar com Camu Camu – um superalimento que tem o maior teor e mais absorvível de Vitamina C que qualquer fruta. Ele vem em forma de pó seco para facilmente ser adicionado ao suco da manhã, por exemplo.


 5. Alimentos fermentados – Há uma ligação muito estreita entre o nosso intestino e nosso cérebro, com o intestino muitas vezes sendo chamado de «segundo cérebro». Se temos um terreno saudável de boa flora intestinal provavelmente seremos, um ser humano mais feliz. Se a nossa flora intestinal está fora de sintonia, vamos nos sentir muitos desequilibrados. A depressão, alterações de humor, raiva, ansiedade e irritabilidade, podem ser causados por um desequilíbrio da flora intestinal.

Completar a dieta diária com alimentos fermentados é fundamental para construir uma boa saúde intestinal e manter um intestino saudável e uma mente feliz com uma colônia de boas bactérias e leveduras simbióticas. Os alimentos fermentados além de nos manterem mais felizes, fazem a digestão ficar mais fácil pois realizam a pré-digestão de proteínas, gorduras e carboidratos. Aumentam a imunidade e são carregados com enzimas que ajuda o intestino a fabricar vitaminas essenciais.


6. Sementes de girassol – São uma grande fonte de folato e magnésio, que ajudam a regular e melhorar o humor. Apenas um punhado de sementes de girassol tem a metade da quantidade diária recomendada de magnésio. A deficiência de magnésio é muitas vezes responsável pela sensação de fadiga, nervosismo e ansiedade e que tem sido associada a vários transtornos do humor.

Quando temos os níveis de magnésio ideais eles nos ajudam a alcançar um estado calmo e relaxado. O magnésio é benéfico no tratamento de depressão, tendências suicidas, ansiedade, irritabilidade e insônia. Sementes de girassol também são uma grande fonte de triptofano e comê-las é uma ótima maneira de aumentar os níveis de serotonina. Elas também são ricas em fibras, o que ajuda a manter os níveis hormonais estáveis, outra maneira de manter o seu humor pra cima!


7. Abacates –  Abacates sãos frutos felizes. As gorduras saudáveis ​​fornecidas pelo abacates também ajudam a melhorar o humor e mantê-lo feliz. Estes frutos são ricos em triptofano, junto com a vitamina B e ácido fólico, que ajuda o corpo sentir-se bem. Abacates contêm muita proteína, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K. Estes nutrientes, juntamente com seu alto teor de ácido oleico, faz do abacate um poderoso antioxidante que pode ser usado para proteger contra doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer e a manter o seu humor no lado sorridente. Inclua abacate em sua dieta adicionando em saladas (a famosa Guacamole, deliciosa!) ou desfrutando em Smoothies. Inclua em sua dieta a cada dia e se torne mais feliz.


8. Cacau –   Eu amo o cacau! Cacau é chocolate, mas em sua forma bruta, não processado (sem açúcar, gordura hidrogenada, lácteos e outras sujeiras adicionados a ele). Não contém cafeína e tem os mais altos níveis de antioxidantes que qualquer outro alimento no mundo. Mas a vantagem adicional é: ele também contém uma porção significativa de hormônios do bem estar, como triptofano, serotonina e feniletilamina, que é o hormônio do amor. Ele também contém anandamida, que é uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. No reino vegetal a Anandamida é encontrada apenas no Cacau. Anandamida deriva da palavra “ananda” (estado de felicidade perfeita) e é liberada quando nos sentimos entusiasmados. O cacau contém enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do corpo de quebrar a anandamida. Isso significa que, quando comemos cacau aumentamos o tempo da sensação de felicidade. Além disso, ele contém altos níveis de minerais. Adicione cacau em seu leite vegetal ou faça sua sobremesa favorita de chocolate cru com ele. Fica Divino!!!


Elias Pereira

(fonte:meudetox.com)

Fraternos Abraços

Decisão


Às vezes perdemos a força interior para tomar decisões. 
Parece mais fácil mover-se com a multidão do que escolher nossos próprios caminhos. 
Dualidade surge. 
Não queremos ser deixados de lado,mas também não concordamos com muitas coisas estranhas à nossa natureza. 
Sabemos que a paz é importante,mas ainda damos suporte a atitudes violentas. 
Entendemos o valor da felicidade,mas ainda nos apegamos ao que nos causa tristeza. 
A estabilidade vem quando decidimos fazer o que acreditamos ou temos certeza de estar correto.”

Dadi Janki

Namastê/Namaskar

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Mude, mas comece ... – 18/01/2004

Desafio




"Não podemos pensar que as coisas sempre vão ser como gostaríamos que fossem. 
Que o comportamento dos outros irá combinar com os nossos sentimentos,atitudes e valores;que eles serão sempre suaves conosco.
 É dito que tanto a chuva como o sol são necessários para formar um arco-íris. 
São os desafios que criam os campeões."

BK Suredran,Self-esteem and human relationships, 
World RenewalDecember,2003

Namastê/Namaskar 



Liberdade


“Ser livre é ser leve. 
É ter um profundo senso de admiração internamente. 
É não depender de nada externo para experimentar felicidade. 
É não ser escravo de algo que pode me elevar mas que foge do meu controle. 
Essa é a verdadeira liberdade: 
a que nunca é perdida e a que nunca dependente de nada. 
Liberdade é minha propriedade.”

BK Shikha,Understanding freedom, 
World  Renewal,December 2014

Namastê/Namaskar 


terça-feira, 28 de abril de 2015

A Sabedoria do Silêncio Interno



Tao
Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso, já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair uma parte do seu Chi (energia). Assim, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia.

Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize palavras que projetem imagens negativas, porque se reproduzirá ao seu redor tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo da nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem preconceitos.

Porque, sendo como um espelho, com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com as suas opiniões pessoais, e evitando reações emocionais excessivas, tem oportunidade de uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê demasiada importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e vive num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima. Desta forma libertar-se-á da opinião dos outros e terá uma vida tranquila e benevolente invisível, misteriosa, indefinivel, insondável como o TAO.

Não entre em competição com os demais, a terra que nos nutre dá-nos o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas próprias virtudes e qualidades, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitavelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo. Preserve a sua paz interior, evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros. Não se comprometa facilmente, agindo de maneira precipitada, sem ter consciência profunda da situação.

Tenha um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria. Se realmente há algo que não sabe, ou para que não tenha resposta, aceite o fato. Não saber é muito incómodo para o ego, porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar. O TAO é imparcial nos seus juízos: não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém, a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.

O Sábio tolera tudo sem dizer uma palavra. Tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção do que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se, está a dar demasiada importância às palavras dos outros, a dar mais força à agressão deles.

Se aceita não se defender, mostra que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita de os convencer para ser feliz. O seu silêncio interno torna-o impassível. Faça uso regular do silêncio para educar o seu ego, que tem o mau costume de falar o tempo todo.

Pratique a arte de não falar. Tome algumas horas para se abster de falar. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, em vez de tentar explicar o que é o TAO.

Progressivamente desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio.

Graças a essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porém, tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o ego se impõe e abusa desse Poder, este converter-se-á num veneno, que o envenenará rapidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que têm a capacidade de ser. Por outras palavras, viva seguindo a via sagrada do TAO.
(Texto Taoísta)

(fonte:http://sobmalhete.com)

Fraternos Abraços

Aceitação

Pensamento é o maior poder da alma. 
Um pensamento positivo e elevado pode nos elevar instantaneamente.
 Por outro lado,um pensamento negativo ou inútil pode nos paralisar.
 Isso acontece porque cada pensamento reforça e atrai o mesmo tipo de energia. 
Mas quando me aceito do jeito que sou e quando aceito e entendo meu papel,não há resistência. 
Há profunda paz e satisfação. 
Paz atrai todas as outras virtudes e como resultado me sinto contente e satisfeito. 
Satisfação não vem de algo externo. 
Satisfação é um estado mental,um estado de ser.”

BK Shikha,Understanding freedom, 
World  Renewal,December 2014

Namastê/Namaskar 


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Eu quero,eu posso,eu me transformo


 Claro que,quando erramos,temos que nos desculpar.Ser humilde e reconhecer os próprios erros faz parte da vida.Mas,muitas vezes,nos sentimos culpadas sem termos feito nada errado!Veja como se livrar desse sentimento e sinta um alívio instantâneo
       Você já reparou que a grande maioria das pessoas vive às voltas com a culpa?Culpa por não dar a atenção devida ao amigo.Culpa por não acolher tal pessoa.Culpa por ter (ou não) tomado tal atitude…Os motivos variam,mas lá está a culpa sempre nos atormentando.
Pois eu digo que a paz interior só será conquistada se você ouvir a própria alma e der espaço para o bom-senso.A culpa,minha gente,assim como a tristeza,a angústia,a pena e todas as sensações ruins,são puro sentimentalismo.
       A sociedade nos obriga a sermos bonzinhos,e sofremos com essa imposição.A culpa traz dor e desconforto.Significa que estamos agindo inadequadamente,dando uma farta atenção às cobranças infundadas que são feitas nas nossas vidas.“Você tem que ser assim,você tem que fazer assado”,nos dizem.
       Por exemplo:temos que fazer algo pelo outro porque ele é coitadinho.A ameba do “tem que” aparece e diz que você “tem que ajudar’.Ela pressiona,traz a culpa e você acaba cedendo.Veja bem:culpa nada tem a ver com a sua vontade,que é genuína e vem da alma.
       Quando a gente dá ouvidos a essas amebas perdemos o entusiasmo,bloqueando nossos caminhos. Ora,dê uma basta nisso.Lembre-se:você não é obrigada a fazer nada que sua alma não queira de fato.
       Você notará um alívio ao ficar em sintonia com sua alma.Não importa o que dizem a seu respeito. Você está bem consigo mesma.Com o tempo,sentirá ainda mais coragem pra ser autêntica com as pessoas.Pare de pedir desculpas e assuma-se.O respeito por si mesma fará você aperfeiçoar suas habilidades sem sofrer.
       Agora você pode perguntar:como ficar do lado da minha alma?Simplesmente sendo você mesma! Confie no próprio taco,não faça tipos para agradar ninguém,faça só o que gosta.Quem não está bem consigo mesmo,não vai pra frente.Quem está,se realiza.
       Meu recado é:ouça a voz que vem do seu coração.Não subestime sua intuição.O desafio é administrar a nossa alma de um lado e,do outro,tudo o que se aprendeu e as cobranças.Imponha-se! Assim,você encontrará a paz e se libertará das falsas culpas.
Luiz Gasparetto

(fonte:www.humaniversidade.com.br)

PAREM DE SE SENTIR CULPADO POR TUDO!!!

Saibam/Aprendam Se Impor!
Sejam Libertos!
Abraços

Suco Detox Verde

O suco detox verde tem a função de eliminar as toxinas do nosso organismo.

São antioxidantes,aceleram o metabolismo ajudando no emagrecimento;atuando na eliminação da gordura acumulada.

É rico em fibras,vitamina C e do complexo B1,B2,B3

 

Ingredientes:

1 limão;

1 folha de couve;

½ pepino com casca;

1 raminho de hortelã;

1 maçã verde com casca;

1 copo de água mineral ou água de coco.

Bater no liquidificador,coar e ingerir em seguida. 

P.S.:A folha de couve pode ser substituida por outra folha verde escura;ex.:escarola.

Abraços

 


Bons votos


"Bons votos não é só ter esperança de que aquela pessoa irá mudar, mas alimentar e criar condições para que ela consiga isso. 
Quando você vê que alguém está tendo uma atitude ruim,tenha misericórdia. 
Ela não está fazendo isso porque é ruim,mas sim porque é fraca. 
Então,procure não absorver a negatividade dela,isso é compaixão. 
Dê a ela uma nova oportunidade,através de sua visão generosa,sem expectativa e livre de julgamento."
 
Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


sábado, 25 de abril de 2015

13 coisas que pessoas mentalmente fortes NÃO fazem


Como evitar as armadilhas que podem impedi-lo de alcançar seu pleno potencial.

Muitas vezes ouvimos conselhos como: "Pense positivo e as coisas boas vão acontecer", ou, "Faça o seu melhor e, consequentemente, as coisas vão funcionar." Embora essas frases bem intencionadas tenham algum mérito, elas não irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos se você estiver simultaneamente implicado com comportamentos doentios. Reconhecer e substituir os pensamentos, comportamentos e sentimentos não-saudáveis que podem estar sabotando seus esforços é a chave para a construção de força mental.
Tente comparar força mental com força física. Enquanto um fisiculturista mantém seu físico com bons hábitos, como ir para a academia, é igualmente importante para ele se livrar de hábitos não-saudáveis, como comer junk food. Um regime de exercícios não vai ser eficaz na construção muscular magra, a menos que hábitos alimentares pouco saudáveis também sejam eliminados.

Da mesma forma, a construção de músculo mental requer trabalho duro, dedicação e exercício. Além de adotar hábitos saudáveis, evitar hábitos não-saudáveis - como pensamentos negativos, hábitos improdutivos e emoções autodestrutivas -  também é essencial.

Se você está trabalhando para se tornar um pai mais paciente ou está se esforçando para se tornar um atleta de elite, a construção de força mental irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Aprenda a identificar as armadilhas comuns que você está propenso a cair, e exercícios práticos que ajudarão você a se tornar o melhor de si.

  • 1. Perder Tempo Sentindo pena de si mesmas


Muitos dos problemas e tristezas da vida são inevitáveis, mas sentir pena de si mesmo é uma escolha. Se você está lutando para pagar suas contas ou está lidando com problemas de saúde inexplicáveis, entregar-se à auto-piedade não irá resolver os seus problemas. Se você estiver propenso a sentir pena de si mesmo quando as coisas vão mal, treine a sua mente para trocar a auto-piedade por gratidão. Pessoas fortes mentalmente não perdem seu tempo e energia pensando sobre o problema, em vez disso, concentram-se na criação de uma solução.

  • 2. Dar o Poder aos Outros


Pode ser muito tentador culpar outras pessoas pelos nossos problemas e circunstâncias. Pensando coisas como: "Minha madrasta me faz sentir mal sobre mim mesmo", dá aos outros o poder sobre nós. Tome de volta o seu poder ao aceitar a plena responsabilidade pela forma como você pensa, sente e se comporta. Responsabilizar-se e criar o tipo de vida que você quer viver é um componente essencial para a construção de força mental.

  • 3. Ter Medo da Mudança


Apesar de se sentirmos mais seguros quando ficamos dentro de nossas zonas de conforto, evitar novos desafios é um dos maiores obstáculos para vivermos uma vida plena e rica. Aprender a reconhecer quando você evita a mudança por causa do desconforto que sente ao fazer algo novo pode ser o primeiro passo de uma longa jornada em direção a uma vida melhor. Quanto mais você praticar a tolerância aos sentimentos desconfortáveis associados à mudança - quando, por exemplo, ao assumir um novo emprego ou deixar um relacionamento não-saudável - mais confiante na sua capacidade de criar o seu futuro você vai ficar.

  • 4. Gastar Energia em Coisas que Elas não podem Controlar


Muitas vezes nos preocupamos com as coisas erradas. Ao invés de focar na preparação para a tempestade, desperdiçamos energia desejando que a tempestade não venha. Se investíssemos essa mesma energia para as coisas que podemos controlar, estaríamos muito mais preparados para o que a vida joga em nosso caminho. Preste atenção aos momentos em que você está tentado a se preocupar com algo que você não pode controlar - como as escolhas que outras pessoas fazem ou como o seu concorrente se comporta - e dedique essa energia em algo mais produtivo.

  • 5. Se Preocupar em Agradar os Outros


Um monte de gente diz: "Eu não me importo com o que os outros pensam", mas muitas vezes isso é um mecanismo de defesa destinado a protegê-las do sofrimento e da dor associada com a rejeição. Pessoas que vivem para agradar vêm em todas as formas. Às vezes você pode identificá-la a um quilômetro de distância, mas em alguns casos o medo de desagradar os outros está profundamente enraizado. Fazer e dizer coisas que podem não ser atendidas com solicitude exige coragem, mas viver uma vida autêntica exige que você viva de acordo com os seus valores, mesmo quando as suas escolhas não são populares.

  • 6. Medo de Assumir Riscos Calculados


Fazemos dezenas - senão centenas - de escolhas todos os dias com muita pouca consideração aos riscos que estamos tomando. Se optamos por usar um capacete em um passeio de bicicleta, ou decidimos tomar um empréstimo, geralmente sustentamos nossas escolhas em nossas emoções, e não no verdadeiro nível de risco. Tomar decisões com base no seu nível de medo não é uma maneira exata para calcular o risco. As emoções são muitas vezes irracionais e pouco confiáveis. Você não vai conseguir ser extraordinário sem correr riscos; e aprender a calcular com precisão o risco vai garantir que você faça as melhores escolhas.

  • 7. Debruçar Sobre o Passado


Refletir sobre o passado e aprender com ele é uma parte útil da construção de força mental, mas ruminá-lo pode ser prejudicial. Fazer as pazes com o passado para que você possa viver para o presente e planejar o futuro pode ser difícil, especialmente se você já passou por uma série de infortúnios, mas é um passo necessário para tornar-se o melhor de si.

  • 8. Repetir os Mesmos Erros De Sempre


Seria bom que ao aprender o suficiente de cada erro, ficássemos imunes para nunca mais repetir o mesmo erro. Mas a realidade é que estamos propensos a repetir os mesmos erros, às vezes. Aprender com os nossos erros exige humildade e uma vontade de procurar novas estratégias para se tornar melhor. Pessoas mentalmente fortes não escondem seus erros, ou dão desculpas para eles. Em vez disso, eles transformam seus erros em oportunidades de auto-crescimento.

  • 9. Se Ressentem pelo Sucesso dos Outros


Ver um colega de trabalho receber uma promoção, ou ouvir um amigo falar sobre suas realizações, pode provocar sentimentos de inveja. Mas se ressentir pelo sucesso de outras pessoas só vai interferir na sua capacidade de atingir seus objetivos. Quando você está seguro em nossa própria definição de sucesso, você vai parar de invejar outras pessoas para se empenhar em alcançar os seus sonhos.

  • 10. Desistem Depois de um Insucesso


É normal se sentir envergonhado, desanimado, e francamente derrotado quando suas primeiras tentativas não funcionam. Desde a infância nos ensinam que o fracasso é ruim, mas é quase impossível ter sucesso sem nunca falhar. Pessoas mentalmente fortes veem o fracasso como prova de que eles estão se empenhando até o limite em seus esforços para alcançar seu pleno potencial.

  • 11. Medo de Ficarem Sozinhas


No mundo rápido de hoje ter um pouco de tempo em silêncio, muitas vezes, demanda um grande esforço. Muitas pessoas evitam o silêncio e a solidão, porque se sentem desconfortáveis com a falta de atividade. Mas um tempo para si mesmo é um componente essencial para a construção de força mental. Pessoas mentalmente fortes criam oportunidades para ficarem a sós com seus pensamentos, refletir sobre o seu progresso, e criar metas para o futuro.

  • 12. Sentir que o Mundo Não lhes Deve Nada


É fácil ser pego em um sentimento de direito sobre nossa sorte. Mas esperar que o mundo - ou as pessoas nele - lhe deem o que você acha que estamos em dívida não é uma estratégia de vida útil. Se você estiver ocupado tentando tirar o que acha que merece, então você não terá tempo para se concentrar em tudo o que você tem para dar. E todo mundo tem dons que podem ser compartilhados, independentemente de estarem ou não "quites" com a vida.

  • 13. Esperar Resultados Imediatos


Não seria bom se tudo na vida pudesse acontecer com o toque de um botão? Nós geralmente crescemos tão acostumados com nosso mundo "sem linhas, sem espera", que nossos cérebros começam a acreditar que tudo deve acontecer instantaneamente. Mas o auto-crescimento se desenvolve mais em ritmo de um caracol, do que na velocidade da luz. Se você estiver tentando perder peso ou desenvolver uma atitude mais graciosa, lentidão e constância vencerão a corrida e esperar resultados imediatos só irão levar você à decepção. Pessoas mentalmente fortes sabem que a verdadeira mudança leva tempo e, por isto, elas estão predispostas a trabalharem duro para ver os resultados.

A boa notícia é que todo mundo tem a capacidade de construir força mental. Mas, para isso, você precisa desenvolver a auto-consciência sobre os pensamentos, comportamentos e sentimentos auto-destrutivos que o impedem de alcançar seu pleno potencial. Depois de reconhecer as áreas que precisam ser trabalhadas, o comprometimento com os exercícios de força mental o ajudarão a criar hábitos mais saudáveis e a construir os ´´músculos mentais´´.

Fonte: http://www.amymorinlcsw.com/mentally-strong-people/
(www.psiconlinews.com)


Fraternos Abraços





Consciência


Passo 1:Observação Diária

Comece tornando-se cônscio do seu dia a dia,ações de rotina e enquanto você estiver fazendo suas ações de rotina, permaneça relaxado.
Não há necessidade de ficar tenso.
Quando você estiver lavando o chão,qual é a necessidade de ficar tenso?
Ou quando você estiver cozinhando sua comida,qual a necessidade de ficar tenso?
Não há nem um só momento na vida que exija sua tensão.
É somente sua inconsciência e sua impaciência.
Eu não encontrei coisa alguma – e tenho vivido de todas as maneiras,com todo tipo de pessoas.
Eu sempre fiquei perplexo:porque eles estão tensos?
Parece que a tensão não tem nada a ver com qualquer coisa externa a você,ela tem algo a ver com algo dentro de você.
Externamente você sempre encontra uma desculpa só porque isso parece ser tão idiota estar tenso sem nenhum motivo.
Apenas para racionalizar,você encontra alguma razão fora de si mesmo para explicar porque você está tenso.
Mas a tensão não está fora de você,é o seu estilo de vida incorreto.


Passo 2:Aceite a si mesmo
Você está vivendo em competição – isso vai gerar tensão.
Você está vivendo em contínua comparação – que irá criar tensão.
Você está sempre pensando ou no passado ou no futuro e perdendo o presente que é a única realidade – isso irá criar tensão.
Basta encontrar seu próprio talento.
A natureza nunca envia qualquer indivíduo sem algum presente único.
Apenas uma pequena busca...
Qualquer qualidade e qualquer talento que você tenha,use-os ao máximo,e a energia que está envolvida nas tensões tornar-se-á sua graça,sua beleza.


Passo 3:Seja um Artista do Amor
O que quer que você esteja fazendo,faça-o com um tal amor,com tal cuidado que a menor coisa no mundo torna-se uma peça de arte.
Isso lhe trará grande alegria.
E isso criará um mundo sem competição,sem comparação;isso dará dignidade a todas as pessoas.
Irá restaurar o orgulho delas,que as religiões destruíram.
Qualquer ato feito com totalidade torna-se sua oração.

Osho

Namastê/Namaskar

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Como distinguir emoções maduras de emoções imaturas


Você gostaria de saber por que algumas pessoas agem de modo irracional e infantil?Reações infantis são a causa da maioria dos conflitos e problemas de relacionamento.É conhecida como regressão de idade. Muitas pessoas não reconhecem quando agem assim e acreditam que foram provocados por outras pessoas ou circunstâncias.


Nosso cérebro constantemente ´´escaneia´´ nosso ambiente e compara nossas experiências atuais com nossas memórias do passado.Quando algo desencadeia nossas memórias passadas,nosso cérebro verifica essas memórias para informações adicionais,tais como as possíveis consequências e possíveis respostas.Se houver emoções não resolvidas,ou intensas,relacionadas a essas lembranças,elas também serão acionadas.

Você não ficará consciente dessas memórias e do processo interno de buscar memórias,mas vai ficar consciente das emoções que elas causam.Essas emoções podem fazer você reagir como se estivesse reagindo à situação do passado,não no presente.Você pode perder a consciência da sua compreensão adulta e recorrer a comportamentos que você aprendeu quando criança.

Algumas pessoas,por exemplo,não estão certas se confiam em si mesmas ou na persuasão de outras pessoas.Elas podem ser condicionadas pela culpa infantil,vergonha ou outras emoções.Em tais circunstâncias é importante fazer a distinção entre o adulto e a culpa infantil,ou entre o adulto e vergonha infantil.Outras pessoas precisam descobrir se a sua raiva e ressentimento é realista,ou vem do seu passado. Aprender a fazer isso pode evitar muitos conflitos desnecessários.

Emoções imaturas podem influenciar todos os perfis da sua vida e a maioria de suas decisões:desde os seus planos para o que fazer ou não fazer hoje até a sua escolha de parceiro íntimo.Depois que você aprender a reconhecê-los,toda a sua vida pode mudar.

Aqui estão algumas diferenças entre emoções adultas e emoções infantis:


  • A intensidade das emoções adultas é adequada para a situação.Em situações cotidianas é, geralmente,um leve desconforto,como um aviso.
  • As emoções adultas nos motivam e nos dão energia para a ação apropriada,tal como a defesa de nossas fronteiras e integridade.
  • Geralmente não temos nenhum problema em expressar emoções adultas.Estas partes de nós foram capazes de amadurecer,porque puderam ser reconhecidas e expressas dentro de nossas famílias. Podemos nos sentir mal e estressados,no entanto,se as nossas emoções adultas forem misturadas com sentimentos insalubres e culpa.Isso é muito comum,uma vez que a maioria das pessoas aprendem desde cedo a se sentirem culpadas ao expressar seus sentimentos com sinceridade.
  • Emoções de adultos não se esquecem da tensão e do desconforto depois que a situação seja resolvida.
  • As emoções de adultos nos permitem perceber os dois lados da história.
  • As emoções de adultos não nos fazem sentir humilhados,nem com a necessidade de humilhar ou machucar os outros.
  • Emoções infantis são excessivamente intensas ou contidas.
  • Emoções infantis são seguidas por um conflito interno,geralmente entre culpa e vergonha de um lado, e da raiva do outro,acompanhadas por sensações corporais desagradáveis.Este conflito pode persistir por muito tempo depois que a situação desagradável acaba.Mesmo se você estiver objetivamente certo,tais emoções podem lhe mostrar que há uma parte de você que se sente ameaçada ou culpada. Algumas emoções infantis podem se sentir bem temporariamente,mas o conflito interno permanece.
  • Emoções infantis minam a sua energia e,se prolongada,resultam em estresse e fadiga.
  • Emoções infantis o convencem de que você está indubitavelmente certo e que a outra pessoa está indubitavelmente errada.
  • Emoções infantis fazem você se sentir desconfortável e duvidar de si mesmo,o que pode motivá-lo a criticar e encontrar mais falhas em outras pessoas.

Às vezes,os detalhes no comportamento de outras pessoas provocam emoções fortes.Podemos nos tornar facilmente convencidos de que essas emoções fortes são justificadas,mesmo que o nosso senso comum nos diga o contrário.Isso geralmente acontece em relacionamentos íntimos,uma vez que despertam nossas emoções mais profundas.Nesses momentos,é difícil parar de pensar sobre o comportamento da outra pessoa e assumir a responsabilidade por nossas emoções - mas em muitos momentos,isso é o mais importante a ser feito e traz muitos benefícios.

Fonte: Psych Central traduzido e adaptado por Psiconlinews
(fonte:http://www.psiconlinews.com)




 
Fraternos Abraços

3 HOURS Long Tibetan Singing Bowl Meditation Chakra Healing | Third Eye ...

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Estado Civil:Feliz!


A Felicidade que sentimos não é diretamente proporcional a conseguirmos ou não ter um relacionamento amoroso seja ele qual for: peguete,amizade colorida,namoro ou até casamento.No entanto, inconscientemente e até por pressão social nós acreditamos que para sermos felizes a condição é “ter um alguém”.E em nome de um “Amor” saimos numa busca louca e desesperada nos envolvendo em toda sorte de situações e com pessoas que na maioria das vezes não temos nenhuma afinidade,nos levando ao sofrimento,tristeza e carência. Quando entramos neste ciclo perigoso “da falta de nós mesmos” viramos presas fáceis para o engano,a fuga e a ilusão.

Existem pessoas que não conseguem ficar nem um dia sozinhas, vivem de namoro em namoro,de casamento em casamento,de pegação em pegação,emendam um relacionamento no outro na tentativa de curar o vazio, a solidão.Estão sempre a procura de alguém para suprir todas as suas necessidades,resolver seus problemas e proporcionar a tão sonhada felicidade.Estão sempre querendo se apoiar no outro.Não se amam,não se curtem,não se conhecem.Não conseguem enfrentar seus desafios,amadurecer e crescer.

Outras sustentam anos de casamento ou namoro em nome de um amor que não existe mais.Entregam-se a rotina,a violência física,a tortura emocional,a grosseria,a depreciação,as ofensas,as vinganças e as traições. Vivem de aparências e num verdadeiro inferno dentro de suas próprias famílias.Vão seguindo vida se entulhando de problemas e doenças, mergulhando no desrespeito mútuo,e destruindo-se a cada dia, desistem de viver.São pessoas acomodadas e escravas do destino que escolheram.

Seguindo nesta viagem em busca das maravilhas do Amor,também encontramos os céticos que não acreditam mais em ninguém,fazem tudo para não se envolver por medo de sofrer novamente.Gostam até certo limite.Trocam de amor,como trocam de roupa.Cultivam o amor a desilusão.Sustentam sua decepção por anos.Já os românticos vivem se apaixonando,amam demais e se entregam tanto ao outro que se anulam. Criam em suas mentes deuses e deusas.Esperam e idealizam demais:a mágoa e a decepção são sentimentos constantes.

Tudo isto em nome do “AMOR”?Ou será para manter o STATUS?Ou será para fugir de você?Você é feliz? Você se conhece?Há quanto tempo você não se dedica a você?Há quanto tempo você não faz nada do que realmente gosta?Estar sozinho não é o problema,não ser feliz com você,com sua vida é que é!Nós somos capazes de superar os desafios,aprender e caminhar com nossas próprias pernas.Todos os dias a nossa missão é de procurar mais felicidade e prazer.

Nascemos sozinhos,estamos sozinhos o tempo todo.Quando sofremos ou sentimos alegria estamos a sóis com o nosso pensamento,coração e alma.Os amigos,a família e os amores são flores na nossa estrada,são o conforto e o carinho que precisamos para nos dar coragem e alimentar nossa fé.Mas o trabalho,a todo tempo,é somente nosso.

É você com você!Por isso ficar do nosso lado com carinho e paciência é um compromisso.

Ser feliz só depende única e exclusivamente de você,não depende de ninguém e de nada externo a você, muito menos de um estado civil.

Todos nós queremos companhia e desejamos o amor.Mas amar é COMPARTILHAR e não SE APOIAR. É CONVIVER e não DEPENDER.É GOSTAR e não se ESCRAVIZAR.É caminhar lado a lado com companheirismo,alegria e prazer,é partilhar seu verdadeiro ser.AME-SE,RESPEITE-SE E SEJA FELIZ! Um amor…É consequência!

5 venenos brancos

 

Saiba como eles destroem a sua saúde


Em nosso cotidiano,muitas vezes ingerimos alguns alimentos simplesmente por costume ou tradição dos nossos pais.De repente,por consequência desse tipo de consumo,doenças como diabetes,colesterol, obesidade,aparecem e os hábitos alimentares precisam ser mudados radicalmente.Estes alimentos devem ser chamados de “venenos”,porque além do pouco valor nutricional podem ser prejudiciais e muitas vezes fatais para a nossa vida.

Conheçam os venenos:

1) Açúcar refinado.
Não pode ser considerado como um alimento e sim uma substância química.
A adição de cal,dióxido de carbono,sulfato de cálcio e ÁCIDO SULFÚRICO,faz com que o produto não tenha proteínas,vitaminas,minerais,enzimas,fibras,sem gorduras,ou seja,não tem nenhum benefício para o consumo humano.isso mesmo!


2) Sal de cozinha refinado.
Desde que a indústria decidiu converter cloreto de sódio em sal qualquer semelhança entre o sal que consumimos agora e sal natural é inexistente.De um alimento que foi considerado “ouro puro”,porque possuía todos os 84 elementos necessários para a sobrevivência na proporção exata em que o corpo precisa,passou a ser “veneno puro”.Poucas pessoas sabem que a composição do sangue humano é praticamente idêntica à salmoura o “mar primitivo”.


3) Farinha refinada.
Quanto mais fina e branca for a farinha,menos fibras,vitaminas e minerais.Pão branco,pão de farelo,pães doces não contêm vitaminas ou minerais.Os pães mais recomendados são o pão de centeio e pão de trigo integral.Os tratamentos químicos para a produção da farinha refinada resultam na formação de uma substância chamada alloxan-1,veneno utilizado em pesquisas médicas para a produção de diabetes em ratos saudáveis.


4) Arroz refinado.
Cientistas descobriram que aqueles que comiam cinco ou  mais porções de arroz branco por semana,tinham 17% mais chances de desenvolverem diabetes do que aqueles que comiam menos de uma porção por mês.


5) Leite de vaca pasteurizado
A pasteurização do leite destrói bactérias benéficas,rompe todas as cadeias proteicas e destroem as enzimas essenciais para a absorção de nutrientes.É considerada a principal causa de alergias em crianças,de acordo com a Academia de Alergia,Asma e Imunologia Estados Unidos.E o leite também é rico em gordura saturada e colesterol.Alguns estudos,inclusive relacionado ao diabetes e até osteoporose,porque devido a ser pobre em magnésio,os ossos deixam de absorver o cálcio.

Diminua e retire esses venenos da sua alimentação e viva mais.Existem opções maravilhosas que substituem como sal marinho natural,sal rosa do Himalaia,o açúcar mascavo,açúcar demerara,calda de agave,farinha de trigo integral,arroz integral e leites vegetais.

(fonte:verdademundial.com.br )

Abraços Fraternos

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Reflexão Introspectiva


Habitue-se a controlar o seu estado mental emocional pela observação de si próprio.
"Sinto-me à vontade neste momento?
"É uma boa pergunta para fazer a si próprio com frequência.
Ou poderá perguntar:
"O que se passa dentro de mim neste momento?
"Esforce-se por se interessar tanto pelo seu interior como pelo seu exterior.
Se conseguir corrigir o interior,o exterior seguir-se-á.
A realidade primária está dentro,a realidade acessória está fora.''
 

Eckhart Tolle

Amor,Luz e Paz

O Pote Rachado


Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes,ambos pendurados em cada ponta de uma vara, a qual ele carregava atravessado em seu pescoço.Um dos potes tinha uma rachadura.Enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água,no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe,o outro chegava apenas com a metade da água.

Foi assim por dois anos,diariamente:o carregador entregando um pote e meio de água na casa do chefe. Claro que o pote estava orgulhoso de suas realizações.Porém,o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição,e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas metade,do que ele havia designado a fazer.Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga,o pote falou para o homem,um dia a beira do poço:Estou envergonhado e quero pedir-lhe desculpas.

Por que? Perguntou o homem – De que você esta envergonhado?Nestes dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade de minha carga,porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze,por todo o caminho da casa de seu senhor.

Por causa do meu defeito,você tem que fazer todo esse trabalho,e não ganha o salário completo dos seus esforços.Disse o pote.O homem ficou triste pela situação do velho pote,e com compaixão,falou:quando retornarmos para a casa do meu senhor,quero que percebas as flores ao longo do caminho.De fato,a medida que eles subiam a montanha,o velho pote rachado notou as flores selvagens ao longo do caminho,e isto lhe deu certo ânimo.

Mas ao final da estrada,o pote rachado ainda se sentia mal,porque tinha a metade e de novo,pediu desculpas ao homem por sua falha.Disse,então,o homem ao pote:Você notou que pelo caminho só havia flores do seu lado?Eu,ao conhecer o seu defeito,tirei vantagem dele,e lancei sementes de flores no seu caminho.E cada dia,enquanto voltávamos do poço,você as regava.Por dois anos eu pude colher flores para ornamentar a mesa do meu senhor.Sem você ser do jeito que é,ele não poderia ter esta beleza para dar graça a sua casa.

“Cada um de nós temos os nossos “defeitos”,todos nós somos potes rachados”.Porém se permitirmos, podemos usar estes nossos defeitos para embelezar as nossas vidas.Nunca devemos ter medo dos nossos defeitos.Se os reconhecermos,eles poderão causar beleza.Das nossas fraquezas podemos tirar forças.

Lembre-se sempre:NUNCA TE JULGUES INÚTIL...

Namastê/Namaskar

terça-feira, 21 de abril de 2015

Respeito


Respeito é tratar o outro com a atenção que ele merece.
É considerar que ele é um ser humano e tem o direito de guiar sua própria vida.
O outro tem livre arbítrio e devemos permitir que ele conduza sua vida como melhor lhe aprouver.
Respeito é dar espaço para que o outro caminhe na direção que ele quer,e não pela via que nós julgamos mais adequado.
Respeitar é deixar a vida fluir,sem ficar interferindo na vontade do outro.
Respeito é fazer ao outro exatamente aquilo que esperamos que o outro faça conosco.
Respeito é se colocar no lugar do outro e tentar enxergar um pouco a vida pela sua perspectiva.
Quem respeita não se sente superior a outras pessoas a ponto de decidir o que elas devem fazer.
Respeitar é não invadir o espaço do outro,não cercear sua liberdade,não lhe ditar regras que vão contra seus valores.
Respeitar é não impor,é não forçar,mas conceder liberdade às escolhas pessoais.
Respeitar é não invadir aquilo que não nos pertence ou não nos compete.
O respeito mútuo entre duas ou mais pessoas deixa a vida mais leve,menos opressora.
Respeito é saber que todas as pessoas caem,todas erram,todas fraquejam,todas tem limites,e por isso todos devemos tratar com consideração e atenção cada pessoa dentro de sua estrada.
Respeito é tratar com naturalidade as diferenças,sem nos chocar com elas.
Respeito é reconhecer que todos somos diferentes e que é na diferença onde reside o nosso desenvolvimento e amadurecimento.
Portanto,vamos entender regras simples e perenes da convivência humana:
Respeite para ser respeitado.
Ame para ser amado.
Faça o bem para se sentir bem.
O bem traz o bem,o mal traz o mal.
Cada um no seu canto,sem tentar mudar,impor,obrigar,constranger,decretar ou mover o outro e o mundo dentro da nossa visão.
Quando cada pessoa pratica a semeadura do respeito,tudo fica mais fluido,belo e tranquilo.
Respeito… é a pedra angular da sociedade humana e da espiritualização da humanidade.
Hugo Lapa

Fraternos Abraços

Como sentir ânimo


O ânimo só flui quando você está fazendo aquilo que deseja fazer,seja lá o que for.

Aceite a si mesmo.

Rejeite tudo o mais e aceite a si mesmo.

Mas não interprete isso a sua própria maneira.

Rejeite tudo o que foi imposto a você.

Aceite o seu ser mais íntimo,e assim você não sentirá que está deixando de viver algo.

No momento em que você aceita a si mesmo,incondicionalmente,de repente,uma explosão de felicidade acontece.


Sua energia começa a fluir e a vida se torna um verdadeiro êxtase.


Ainda dá tempo! 


Osho

Namastê/Namaskar

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Dormir Enquanto Os Ventos Sopram


Um fazendeiro possuía terras ao longo do litoral do Atlântico.
Ele constantemente anunciava estar precisando de empregados.
A maioria das pessoas estava pouco disposta a trabalhar em fazendas ao longo do Atlântico,pois temiam as horrorosas tempestades que varriam aquela região,fazendo estragos nas construções e nas plantações e em suas próprias vidas.
O Fazendeiro recebeu muitas recusas até que finalmente,um homem baixo e magro,de meia-idade,procurou o fazendeiro para o serviço.
- Você é um bom lavrador?Perguntou o fazendeiro.
- Bem,eu posso dormir enquanto os ventos sopram.Respondeu o pequeno homem.
Embora confuso com a resposta,o fazendeiro,desesperado por ajuda,o empregou.
O pequeno homem trabalhou bem ao redor da fazenda,mantendo-se ocupado do alvorecer até o anoitecer e o fazendeiro estava satisfeito com o trabalho do homem.
Até que em uma noite,o vento uivou ruidosamente.
O fazendeiro pulou da cama,agarrou um lampião e correu até o alojamento dos empregados.
Sacudiu o pequeno homem e gritou:
- Levanta!Uma tempestade está chegando!Amarre as coisas antes que sejam arrastadas!
O pequeno homem virou-se na cama e disse firmemente:
- Não senhor.Eu lhe falei,eu posso dormir enquanto os ventos sopram.
Enfurecido pela resposta,o fazendeiro estava tentado a despedilo imediatamente,mas em vez disso se apressou a sair e preparar o terreno para a tempestade.
Do empregado,trataria depois.
Para seu assombro ele descobriu que todos os montes de feno tinham sido cobertos com lonas firmemente presas ao solo.
As vacas estavam bem protegidas no celeiro,os frangos nos viveiros,e todas as portas muito bem travadas. As janelas bem fechadas e seguras.
Tudo foi amarrado.
Nada poderia ser arrastado.
O fazendeiro então entendeu o que seu empregado quis dizer,então retornou para sua cama para também dormir enquanto o vento soprava...


O que podemos tirar dessa metáfora é:
Estar preparado espiritualmente,mentalmente e fisicamente para qualquer tipo de evento é trabalhar com a informação.
Não há nada a temer quando se sabe o que fazer e para onde ir quando as coisas ficarem fora do normal...
Poder dormir quando os ventos forem fortes é ter ciência que temos uma missão e podemos fazela da melhor maneira possível quando se tem informação necessária para isso.
Aprenda a livrar de seus medos.
Durma bem!

(fonte:www.facebook.com/andremansuradvogadosassociados)

Abraços Fraternos

Virtude




Nossas características espirituais básicas de paz,amor e felicidade são valores que podem ser comparados com as cores primárias da alma.
 Enquanto a alma pode experimentar estes valores,é só quando eles são misturados entre si - para dar tons diferentes - que eles emergem como virtude através de nossas atitudes e comportamentos.
 Pensamentos,palavras e ações virtuosas restauram o equilíbrio e a harmonia de nossa vida interior e de nossas relações externas.”

Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


domingo, 19 de abril de 2015

Coragem


"É preciso ter coragem para sustentar seu ponto de vista e ainda considerar o ponto de vista dos outros. 
Isto acontece na extensão em que você está preparado para mudar o seu ângulo de visão. 
Significa dizer: 
(1)eu sou flexível e agradeço por haver tantas formas de ver;
(2)eu tenho humildade para aprender
(3)eu decidi ficar com você no mesmo terreno ao invés de me opor a você para assegurar um território pré-estabelecido."

Mike George, 
Do you ever argue?Purity, March 2007

Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


...infância...


A infância é um tempo repleto de potencialidades...e idealizações.
Quando vivemos situações que colocam nossas certezas infantis em risco - sobretudo quando "percebemos" que nossos pais não são infalíveis - podemos criar,inconscientemente,todo tipo de fantasias:de superioridade,de infalibilidade,de extremismos de bondade,de sermos predestinados a uma vida sem bons recursos,de termos que ser tudo,todos...etc,etc. 
Na vida adulta,um relacionamento pode assumir as características do que em nós,na vida infantil,não foi possível aceitar,elaborar,ultrapassar. 
Podemos nos manter submetidos a diversos tipos de relacionamentos como formas de evitar reeditar as dores da infância. 
Quanto mais buscamos evitar o contato com essas dores,mais elas precisam ser mantidas afastadas de nós, a qualquer preço;e mais precisamos delas como signos de ameaça iminente para nos mantermos "sempre alertas",deixando de explorar a nós mesmos em novas potencialidades... 
É então que mais temos as chances de repeti-las,sem o saber,em nossos relacionamentos da vida adulta, quaisquer que sejam eles. 
As dores que se repetem são as dores que buscamos,angustiada e inconscientemente,evitar.


(Evelin Pestana,Casa Aberta - Página, Psicanálise,Artes,Educação)
Ilustração:autor desconhecido


Fraternos Abraços

sábado, 18 de abril de 2015

Quando o reboco começa a cair...


Você passa toda sua vida acreditando em determinadas coisas, seguindo um determinado modelo, convicto de ser o caminho certo, conceitos e preconceitos vão se formando, você escolhe (ou alguém escolhe por você) uma religião, uma crença ou mesmo a falta dela, você absorve ideologias, torce por um time, define linhas, limites e regras, classificando tudo em sua volta em certo ou errado, bom ou ruim, sensato ou insensato, aceitável ou inaceitável e você traça seu próprio mundo, você desenha sua própria vida. E você está seguro de ter pessoas que dividem tudo isso com você, parentes, colegas, vizinhos, amigos reais e virtuais e muito mais gente por aí que faz parte de seu “time”, de sua vida, de seu mundo, gente desse ou daquele tipo, a depender do que você defende ou repudia.


Você vai colecionando e acumulando tudo isso durante sua vida inteira, interiorizando essas coisas, encarnando-as, acreditando ser isso tudo realmente seu, que tudo isso é realmente você. E você ainda “embala” tudo isso bonitinho, colocando rótulos e etiquetas, escrevendo na testa o que você representa e aquilo no que você acredita, apresentando-se ao mundo como uma pessoa “cheia de coisas” e com uma fachada perfeita. E você vive assim por muitos anos ou mesmo décadas, convicto, seguro, pois você foi definido ou mesmo se definiu, você sabe o que vale ou não a pena, quais pessoas são boas ou ruins, quem merece sua atenção e quem não…
Sua vida vai correndo, o tempo vai passando e certas convicções vão se cristalizando ainda mais, até que você um dia sabe: é nisso que realmente acredito!

Agora você imagine um casarão antigo, um sobrado, a casa mais bonita da rua. E imagine que essa casa seja você, ali, sólida, robusta, aquela casa que foi construída em muitos anos, com sua fachada maravilhosa, aquela fachada bem conservada por você ao longo de todo esse tempo. E você, orgulhoso da linda casa que é, gosta quando as pessoas param na frente para admirar aquela construção, aquela obra incomparável. Mas, um belo dia, você toma um susto, pois um caminhão pesado passa na rua, estremecendo tudo, fazendo a casa (você!) vibrar. E, de repente, sem que você jamais esperasse por isso, cai um pedaço grande do reboco, do seu reboco, destruindo parcialmente a fachada. Você reage, busca areia e cimento e conserta logo o defeito, pois você quer manter a fachada bonita para continuar a ser admirado pelos passantes. Mas não demora muito e o reboco cai em outro canto. Você conserta de novo, mas vão caindo outros pedaços e você se desespera, pois não consegue dar conta de tanto reboco caindo…


Um dia você para e procura entender o que está acontecendo. E você percebe então a causa do problema: a casa é antiga, a estrutura sofreu com o passar dos anos, sem que você cuidasse disso, mantendo somente a fachada bem tratada, arrumando o que se vê de fora, mas sem nunca questionar se o alicerce ainda segura toda aquela obra monumental. Sim, você foi construindo, colocando coisas, sem nunca verificar se a casa, depois de tanto tempo, ainda dá conta do peso acumulado. E a estrutura abalada não segura mais a casa e muito menos a fachada, fazendo com que o reboco caia e toda a construção balance.

Não é assim também na vida?

 

O mesmo termina acontecendo com qualquer ser humano que passe a vida cuidando da fachada, de rótulos e etiquetas, sem cuidar realmente da estrutura, sem verificar se todo o alicerce de crenças, ideologias e convicções ainda sustentam o todo, sem adequar o peso à base que o segura, sem cuidar do que realmente é essencial. Podemos nos iludir, acreditando que tudo está bem enquanto a fachada segurar, mas também na vida passa mais cedo ou mais tarde um caminhão pesado, que faz tudo estremecer, derrubando o reboco e mostrando o que se encontra por trás dele: uma estrutura já há muito tempo fraca, abalada, insegura. Sim, esse caminhão pesado passa em nossas vidas de formas diversas:

  • É aquela decepção forte que vivemos com pessoas próximas, que acreditávamos que eram amigas, mas que de repente lhe mostram que nunca realmente valorizaram ou respeitaram você;
  • É aquele momento no qual você percebe que seu trabalho, que você já faz a anos seguidos, achando ser aquilo que você sempre quis fazer, na verdade nunca lhe satisfez, pelo contrário: lhe prendeu, lhe escravizou, roubando seu tempo, sugando sua energia, limitando seus sonhos, condicionando sua pessoa, transformando você numa espécie de robô, que age e reage com automação, com rotina, sem questionar, sem criar ou transformar nada verdadeiramente, sem auto-realização;
  • É aquele político, que você sempre apoiou durante suas campanhas eleitorais, por acreditar nele e em sua integridade, e que finalmente foi eleito, mas, ao invés de cumprir o que prometera, governa agora de forma antiética e corrupta, lhe decepcionando ou até lhe revoltando profundamente;
  • É aquela doença, que lhe tira do meio da vida, fazendo-lhe sofrer, freando suas atividades e obrigando-lhe a abrir mão de muitas coisas para você até então tão importantes. E é a experiência de sofrimento e muitas vezes de solidão e decepção, pois percebemos nesses momentos que aquelas certas pessoas, que acreditávamos que faziam parte de nosso mundo, nossos “grandes” amigos, até mesmo parentes, se afastam, fogem de nós por estarmos fracos, enfermos, por termos perdido a fachada bonita;
  • É aquela pessoa que de repente cruza seu caminho, chamando sua atenção, mexendo com suas emoções de uma forma profunda e extrema, sacudindo seus sentimentos, fazendo com que você questione seu relacionamento de muitos anos, balançando seu casamento ou namoro, fazendo com que você reflita sobre sua felicidade amorosa;
  • É aquela opinião aprendida ainda cedo, que você tanto defendeu como certa, mas que de repente parece perder a validade, pois alguma coisa lhe mostra que ela estava errada (pelos menos parcialmente) por todo esse tempo;
  • É aquela pessoa que você conheceu por acaso, sem nunca ter querido conhecer, já que ela faz parte de algum grupo social ou realidade que você sempre rejeitou e talvez até discriminou, mas que então lhe mostra que você estava enganado, que pessoas “desse tipo” não são necessariamente ruins e que seu preconceito foi injusto durante anos;
  • É aquela tomada repentina de consciência de que uma vida baseada em distração e consumo pode até ser mais leve e divertida, mas não traz real satisfação pessoal e muito menos felicidade;
  • É aquele momento no qual você parece ter acordado de um sonho e olha pra trás, acreditando que nada foi conquistado ou somente muito pouco, que também tomou decisões erradas na vida, que começou muitas coisas sem concluí-las, que o tempo passou e você deixou de realizar seus sonhos.
  • É aquele instante, quando sua consciência pesa subitamente, você sente remorso ou culpa, por algo que você fez ou deixou de fazer, por alguém que você deixou de perdoar ou pelo perdão que você deixou de pedir, por causa de algo que você deveria ter dito a alguém, mas que não pode mais dizer por ser tarde demais, sabendo que jamais terá uma nova oportunidade para isso. Um instante de tomada de consciência de que nos escondemos atrás da falta de tempo, deixando muitas coisas mal resolvidas e não cuidando do que é realmente importante.

A forma pode variar, mas é importante saber que esse “caminhão pesado” pode passar repentinamente na vida de qualquer um, na sua, na minha, na de todos, a qualquer momento. E sua casa irá estremecer, podendo cair reboco. Mas não se desespere se isso acontecer: veja isso como oportunidade de aprendizado, crescimento e mudança, como uma chance de parar para refletir, de questionar a carga carregada até então, suas crenças, seus conceitos, suas convicções, de rever a estrutura e de fazer uma reforma substancial daquilo que já há muito tempo não estava realmente dando mais certo. Na hora que passar o caminhão, aproveite essa chance de mudar e refazer sua vida, de se reestruturar e de sair de uma situação que não lhe faz feliz. Esqueça a aparência, ela vem automaticamente, é resultado do que está realmente dentro de você. Prefira cuidar da essência e você terá maiores chances de levar uma vida verdadeiramente plena e feliz. A vida é curta demais para ficar consertando reboco só para manter a fachada.

(fonte:www.psiconlinews.com)

Divinidade




"Experimente o estado divino ao ser inocente de qualquer coisa inútil.
 Torne-se aquele que desconhece o desperdício,porque a força do desperdício algumas vezes termina com a consciência da verdade e da precisão. 
Seja inocente de qualquer desperdício de tempo,respiração,palavras e atos. 
Assim você naturalmente experimentará um estado divino de ser e proporcionará aos outros essa experiência também."

Brahma Kumaris

Namastê/Namaskar 


sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Paciência



Paciência uma palavra mágica,transformadora…
Paciência é uma virtude maravilhosa que todos temos,mas que poucos sabem utilizá-la.
Sem ela não conseguimos nossa melhora interior porque é ela que nos dá o discernimento para nossas ações e é ela que nos dá as condições para resolver nossas dificuldades.
Perceba,que quando somos impacientes não resolvemos nada,muito pelo contrário,atropelamos as etapas que temos que percorrer em nossa vida e nos machucamos muito mais.
Através da paciência,poderemos sempre encontrar uma porta aberta para nossa saída,
Através da paciência,teremos muito mais calma ao nos expressarmos
diante de um assunto difícil.
Através da paciência,seremos ouvidos,quando ninguém quiser nos ouvir,
Através da paciência,colocaremos em prática o Amor que está dentro de nossos corações,
Através da paciência,seremos para Jesus mais uma ovelha de seu rebanho,
porque estaremos colocando em prática seu ensinamento.
Diante de todas as possibilidades positivas que temos em ter paciência
É hora de começarmos a exercitar em nosso dia a dia essa virtude tão maravilhosa que só nos trará benefícios.

(fonte:www.gotasdepaz.com.br)

Amor,Luz e Paz

Viva um dia por vez


Cada dia de vida na Terra para nós é uma vitória.
Agora precisamos avaliar como estamos vivendo,o que temos feito de bom, o que precisamos mudar em nós para nos tornarmos pessoas melhores.
Afinal,não é outra a razão da nossa estadia neste planeta que nos acolhe.
Aqui é a grande escola da vida,onde aprenderemos pelo amor ou pela dor.
Viver implica em fazer planos para o futuro,pois temos metas a cumprir tanto no plano espiritual quanto no material.
O que não podemos fazer é querer viver antecipadamente o dia de amanhã.
Não podemos principalmente sofrer por coisas e situações que nem sabemos se ocorrerão.
Temos que aprender a viver um dia por vez,e da melhor maneira possível,aproveitando cada oportunidade, como se cada dia fosse o último de nossa existência na Terra.
Devemos procurar sim pensar no futuro e trabalhar para que ele seja melhor,mas sem desespero.
Tudo ocorre no tempo certo.
Tudo evolui de forma gradativa,e agora é o momento de começarmos a mudar aquilo que está errado em nós.
 Hoje é o dia de começarmos a viver com amor no coração,de sermos pacientes e tolerantes,de aprendermos a viver com solidariedade e fraternidade.
Hoje é o dia de colocarmos o bem em prática fazendo a caridade.
Cada dia na Terra é o momento de nos renovarmos,de aprendermos a amar o nosso próximo,como Jesus nos ama. Viva um dia por vez,buscando aprender,crescer e evoluir.

(fonte:www.gotasdepaz.com.br)

Amor,Luz e Paz