quinta-feira, 7 de setembro de 2017

O apego ao passado e ao futuro e à negação deste


Toda a negatividade é causada por uma acumulação de tempo psicológico e negação desta. Desconforto, ansiedade, stress, preocupação - todas as formas de medo são causados por muito e muito pouca presença futuro. Culpa, lamenta, ressentimento, queixas, tristeza, amargura e todas as formas de falta de perdão são causados pela excessiva presença do passado.

A maioria das pessoas acham isso difícil de acreditar, que isso é possível um estado de consciência totalmente livre de negatividade. E, no entanto este é o estado liberado para o qual todos os ensinamentos espirituais apontar. É a promessa de salvação, e não um futuro ilusório, mas aqui e agora. 

Você pode achar isso difícil de reconhecer, que o tempo é a causa de seus sofrimentos ou problemas. Ele acredita que certas situações específicas em sua vida, e visto do ponto de vista convencional, isso é verdade. Mas até que você resolver a disfunção básica da mente, que faz com que todos os problemas tem ligação com o passado e o futuro e negação de presente, estas são realmente intercambiáveis. 

Se todos os seus problemas ou o que você percebe como causas de sofrimento ou infelicidade desapareceu milagrosamente hoje, mas mais consciente não tivesse se tornado mais presente, em breve seria dentro de uma gama de problemas ou causas de um sofrimento semelhante ao uma sombra que o segue aonde quer que vá. Em última análise, não é apenas um problema: a mesma mente está ligada ao tempo.

(Eckhart Tolle, em seu livro O Poder do Agora).

Fraternos Abraços


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.