sábado, 16 de setembro de 2017

O que é Ansiedade


Ansiedade é um transtorno emocional que tem efeitos na mente e no corpo com alterações da emoção e das ideias. Com isso, as escolhas e decisões ficam comprometidas. E justamente, por haver esse desgaste, há uma perda na qualidade das ações. Muitas pessoas sentem-se ansiosas por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguirem organizar-se dentro do tempo necessário para a realização do que é preciso e também, principalmente, pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora pode ficar mais preocupado e ansioso e se perder na fantasia do medo e da dúvida.

Algumas pessoas aprendem a ter esse comportamento mais agitado ou de preocupação, por exemplo, ao observar outras pessoas ansiosas. Muitas vezes, os filhos pequenos repetem o que vêm os pais fazerem sem julgamento ou crítica, ou seja, se for um comportamento bom ou ruim não há restrição e haverá uma repetição de conduta sem questionamento de valores e utilidade. Mesmo não sendo o melhor meio de resposta, a ansiedade acaba por ser escolhida para gerenciar muitas ações. Com isso, os prejuízos são incalculáveis.

O medo também é uma resposta ligada à ansiedade. Sentir-se impaciente e nervoso faz parte do quadro comum de sintomas.


Sintomas do transtorno de ansiedade generalizada:
Preocupação excessiva com o futuro;
Mente agitada:
Coração acelerado;
Tremor nas mãos;
Tremor nas pernas;
Tremor no corpo;
Expectativa negativa sobre algo;
Angústia;
Apreensão;
Dificuldade de controlar o pensamento acelerado;
Cansaço excessivo;
Dificuldade de concentração;
Humor alterado;
Irritação (falta de paciência);
Agressividade;
Rubor (rosto quente e vermelho);
Suor excessivo;
Tensão muscular;
Dificuldade de relaxar;
Ações compulsivas e impensadas;
Ganho ou perda de peso.

O ideal é você entender: quais são os pontos que lhe causam maior preocupação na vida? Quais são as ideias que se repetem com frequência na sua mente? Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você organiza suas ações para combater a tensão física e mental?

7 dicas para sanar ansiedade

Pode parecer um pouco difícil tratar e/ou se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, foco na gestão da solução, qualquer um que necessite poderá se curar e sentir-se bem melhor com tudo que está por vir ao se liberdade da ansiedade. Para alívio e cura dos sintomas da ansiedade, sugiro o uso de técnicas de:

1) Relaxamento corporal – exercícios de tensão proposital muscular e soltura para relaxamento (a própria pessoa tenciona uma região muscular e depois proporciona liberação do músculo) é um mecanismo de grande ajuda para o bem-estar geral.

2) Respiração – conectar-se com o batimento cardíaco em ritmo lento e tranquilo é rico em leveza e bem-estar. Usar e abusar da respiração serena, cadenciada faz a pessoa sentir-se bem e menos tensa.

3) Atividade física – praticar esportes estimula não só o bem-estar físico, mas a mente. Os grandes ganhos mentais e principais bons resultados estão em transformar positivamente a química do cérebro. Concentra-se no bem-estar físico é rico para um bom funcionamento geral do ser humano.

4) Psicoterapia – é Excelente para acalmar a mente, concentrar e melhorar o modo de resposta e ação.

5) Foco no presente – focar no agora ajuda a evitar fantasias negativas desnecessárias. Quando nossa energia está no momento do aqui e agora somos capazes de agir, dar feedback, mudar algo, contribuir para um futuro melhor.

6) Meditação – focar nosso pensamento para esvaziar a mente, aproveitar um estado diferente de concentração da mente ajuda em novos aprendizados, relaxamento e bom estado.

7) Organizar as ideias por escrito – o uso de agenda, de lista, de organização do pensamento e ação, seja através do papel, computador ou celular é um modo de aliviar a mente e produzir melhor resultado para as tomadas de decisões.


Amor, Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.