sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Psicoterapia Breve


Se você deseja conhecer uma Terapia que auxilia — com tempo e objetivo definidos — o cliente a sair de uma crise emocional aguda, a Psicoterapia Breve pode ser o que está buscando.

Saiba mais sobre esse tratamento que tem ganhado cada vez mais espaço em consultórios particulares. Mais do que isso: que tem permitido o acesso a clientes que, antes, não tinham tempo e condições financeiras de fazer um acompanhamento psicológico.



O que é Psicoterapia Breve

Trata-se de um tipo de tratamento Emocional que tem foco e tempo determinados.

A atenção deve recair sobre uma queixa específica do cliente, que será trabalhada após uma análise do seu quadro. Para isso, já nas primeiras consultas é definido um foco, bem como as estratégias para alcançá-lo.

Nesse sentido, a Psicoterapia Breve se divide em três modalidades:

1. Estrutural ou de Impulso
Nessa modalidade são utilizadas entrevistas, com a finalidade de elaborar um parecer de conflito primário associado ao problema principal do cliente. Baseado nisso, será feito um trabalho Terapêutico com duração e finalidade determinadas.

2. RelacionalJá nesse caso, preocupa-se menos com a técnica, com o tempo e com critérios, dando mais importância ao momento presente e à experiência particular do cliente.

3. Integrativo ou Eclético
Nessa modalidade o Psicoterapeuta utiliza vários recursos, que, posteriormente, serão analisados e adaptados à situação atual do cliente. O foco, de toda forma, sempre será a necessidade do cliente.




Como funciona a Psicoterapia Breve

Nessa abordagem, a figura do Psicoterapeuta se expressa mais, assumindo uma postura mais ativa e com maior número de intervenções.

A pessoa vai ao consultório, explica por que está procurando ajuda Emocional e diz qual questão deseja trabalhar. Em seguida, acerta com o profissional o número de sessões e o problema específico que será discutido.

Diante disso, um dos motivos que levam a essa conduta, é o incentivo de atividades entre as consultas que visam desenvolver uma certa força para lidar com as questões Emocionais. 


No geral, o tratamento possui três fases:

1. Inicial
O Psicoterapeuta faz uma avaliação curta, cuja finalidade é identificar a real situação do cliente e o meio em que ele está inserido. Ainda nessa fase é elaborado um planejamento Terapêutico com a queixa a ser trabalhada, bem como o objetivo a ser atingido e as estratégias de tratamento.

2. Medial
Aqui serão colocadas em prática as estratégias estabelecidas na primeira fase. Se for necessário, o especialista fará adaptações de acordo com o progresso da Terapêutica, e também uma revisão sobre o trabalho até o momento.

3. Final ou terminal
Já nessa etapa, o cliente e o Psicoterapeuta caminham para a finalização do processo, analisando o trabalho já realizado. Além disso, é realizado um estudo dos objetivos alcançados e daqueles que se mantiveram até o fim da terapia.



Quantas sessões são necessárias

Como o nome sugere, nessa modalidade o tempo é mais reduzido. Assim, o especialista foca em um problema ou questão particular, e utiliza técnicas específicas para atingir o objetivo predeterminado. Ainda assim, isso não significa que o tratamento seja insuficiente.

A Terapia Breve, permite que profissional e cliente trabalhem juntos, com foco na resolução de crises pontuais. E também é muito eficaz na identificação de padrões de Personalidade arraigados, que devem ser tratados de forma mais profunda.
Nesse sentido, o número de sessões é variável, pois vai depender de cada caso. Em média, é recomendado uma sessão por semana, durante um período de seis meses. E, se o tempo não for suficiente, pode ser reavaliada a necessidade de fazer mais algumas sessões.


A quem se destina

De forma geral, a Psicoterapia Breve é indicada às pessoas que precisam de um atendimento mais focalizado na sua problemática atual. Por se tratar de uma modalidade com duração reduzida, ela é mais acessível financeiramente.

Assim, clientes com queixas como depressão, pessimismo, dores psicossomáticas, falta de iniciativa, distúrbios de sono, sentimentos de impotência e desesperança, dentre outros sintomas, podem se beneficiar bastante com o tratamento.

Dentre os inúmeros quadros e problemas que se pode tratar à Psicoterapia Breve, podemos destacar:



tratamento de fobias e medos;
controle da dor;
alívio pós-traumático. 
controle de hábitos; 
tratamento de estresse; 
queixas psicossomáticas; 
aumento da confiança; 
depressão; 
problemas interpessoais; 
compulsões; 
ansiedade; 
baixa autoestima; 
dependência emocional. 

Contudo, é preciso ressaltar que a Psicoterapia Breve só deve ser aplicada por profissionais experientes, devidamente registrados e com formação na área. Além disso, é preferível que eles estejam trabalhando na área da sua especialidade.

Esse breve e prático processo Terapêutico pode mesmo ser muito eficaz. Combinando a determinação do cliente em vencer limitações com técnicas eficientes e específicas, é possível desprogramar memórias e emoções negativas, permitindo uma Vida Mais Feliz.


Com Amor,
Fernanda Tomaz
Psicoterapeuta Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.