sábado, 2 de setembro de 2017

Plantas medicinais e a digestão


Imagem relacionada


Uma boa digestão é essencial para o bom funcionamento do organismo. Através do processo de digestão o corpo assimila e transforma os alimentos em Energia necessária aos processos Vitais. Se o nosso sistema digestivo estiver a funcionando mal, pode haver um aumento de “bactérias e leveduras que fermentem os resíduos alimentares não digeridos, transformando-os em compostos reativos”, que por sua vez podem ser reabsorvidos pelo organismo (auto-intoxicação).

Fortalecer e equilibrar o sistema digestivo para que os nutrientes sejam assimilados eficazmente é muito importante para a nossa saúde, especialmente nos dias de hoje devido ao stress e ao consumo de alimentos processados. Comer pausadamente, mastigar bem os alimentos será uma grande ajuda, bem como, preferir alimentos de agricultura biológica. 


Sugestões:
Utilizar ervas-aromáticas e especiarias que auxiliem o processo digestivo: Cardamomo, Cravinho, Gengibre, Cominho, Açafrão, Orégano, Hortelã, Malva, Alecrim… Por exemplo, adicionar Funcho, Gengibre ou Malva às saladas melhora a digestão, bem como, comer durante a refeição (ou no fim) uma ou duas folhas de Hortelã-pimenta. Colocar Segurelha na cozedura das leguminosas ajuda à sua digestão e evita a flatulência associada ao seu consumo.

Beber uma infusão de Camomila, Funcho, Hortelã-pimenta, ou gengibre antes ou após as refeições favorece a digestão.

Beber o Chá Três Anos (ou kukicha) melhora o funcionamento estomacal e intestinal e a bebida de kuzu (amido de uma raiz muito usada no Japão) fortalece o sistema digestivo.

Para aliviar náuseas, azia ou flatulência 

poderão utilizar as mesmas plantas referidas acima:


O gengibre alivia as náuseas e o enjoo do movimento, a hortelã-pimenta é tradicionalmente utilizada para aliviar as náuseas acompanhadas de dor de cabeça (ambas poderão ser utilizadas em infusão ou aplicar uma gota do Óleo Essencial num lenço ou bola de algodão e inalar) e a infusão de Cidreira está indicada para náuseas devido a problemas emocionais.

As malvas e a Camomila aliviam a azia.
As infusões de funcho, camomila, gengibre e hortelã-pimenta ajudam a combater a flatulência.

Em caso de indigestão além das infusões referidas acima, uma massagem na região abdominal com óleo essencial de camomila diluído num óleo base pode ajudar.

Por vezes as pessoas têm dificuldade em digerir certos alimentos devido ao mau funcionamento do fígado e da vesícula biliar. A Alcachofra e o Dente de Leão são plantas conhecidas pela sua eficácia nestes casos. A alcachofra ajuda a proteger o fígado e alivia a indigestão. A infusão de dente de leão é benéfica para os problemas de fígado e da vesícula biliar, estimula a produção de bílis e auxilia a digestão. É também utilizada para ajudar o organismo a eliminar toxinas. O dente de leão pode usar-se fresco em saladas.

P.S.: Esta informação destina-se a fins educacionais e não substitui, de forma alguma, Aconselhamento com um profissional de saúde.

Saudações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grata pelo contato.
Responderei brevemente.
Fraternos Abraços

x

Em que posso ajudar?

Grata pelo seu contato. Responderei em breve.