sexta-feira, 24 de março de 2017

Reflexões





Não se bloqueie para a vida,
pois ela esta em constante transformação
e o condicionamento mental
e corporal nos faz prisioneiros de nós mesmos
e nos impossibilita de termos novas e maravilhosas experiências que a vida nos oferece.

Rama


 
Evite olhar a vida de modo negativo.
Por que baixar o seu olhar para os esgotos 
quando há encanto por todos os lados?
Pode-se sempre achar alguma falha,
mesmo nas maiores obras de arte,
da música e da literatura.
Mas não é bem melhor gozar seu encanto e grandiosidade?
A vida tem um lado claro e outro escuro,
pois o mundo da relatividade é composto de luz e sombras.
Se você deixar que os seus pensamentos 
se ocupem com a maldade, você se tornará feio.
Veja o bem em tudo e você absorverá a qualidade da beleza.

Paramahansa Yogananda




A vida é uma combinação de destino e livre-arbítrio.
A chuva é o destino,
a possibilidade de se molhar ou não, é sua.

Sri Sri Ravi Shankar


Namastê/Namaskar


Fases...


"Na caminhada da vida,


você passa por diversas fases e etapas,


e,quando elas são difíceis,


sua força interior é estimulada a vir à tona.


Portanto,se você está descontente com a sua situação atual,


conscientiza-se de que essa fase difícil


é um meio propício para despertar a sua força latente."


Masaharu Taniguchi


Gratidão

quinta-feira, 23 de março de 2017

Acreditar em você e sair da zona de conforto


Nunca diga que algo é impossível. As coisas são no máximo improváveis. Mas nunca impossíveis. Não desperdice nenhuma chance de sua vida. Afinal, a sorte não bate todo dia á nossa porta. Tenha discernimento para saber o que é certo e o que é errado. Tenha sua própria cabeça. Não se deixe influenciar. Mas, saiba ouvir sempre a opinião dos outros, principalmente, saiba admitir seus erros. Seja humilde e fiel sempre. Seja como for, com quem for. Seja com um amigo, alguém especial ou com um objetivo não importa. Estamos aqui em busca da felicidade não só da nossa, mas também dos outros. E não é difícil encontrá-la. Ela está dentro de nós. E nós, com certeza, a merecemos.

Devemos “correr” atrás de nossos sonhos, porque sem eles não chegamos a lugar nenhum. Temos que ir atrás do que desejamos. A vida é bela e as esperanças nunca devem acaba. Assim como não deve acabar o amor que existe dentro de nós. Saiba sobreviver às tristezas. Saiba se erguer após cada queda. E saiba amar sem medo. Ame de corpo e alma, mesmo que depois esse amor acabe. Aproveite cada momento e segundo do seu viver! Não tenha ódio por ninguém!

Toda vez que você passar por algum momento difícil, erga sua cabeça, olhe para o céu e diga: Tenho fé na vida e tudo vai dar certo!

Acreditando no seu potencial

Você tem total capacidade de administrar os seus problemas e alcançar o seu equilíbrio pessoal. As respostas para todas as suas perguntas estão dentro de si, assim como a força necessária para lidar com as mais complexas adversidades que a vida impõe. Basta acreditar e por em ação esse seu potencial adormecido.Nosso poeta Fernando Pessoa já sabia desse ensinamento. Leiam que belo poema que resume a mensagem em questão.

Pedras no Caminho

Fernando Pessoa

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
Mas não esqueço de que minha vida
É a maior empresa do mundo…
E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
Se tornar um autor da própria história…
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
Um oásis no recôndito da sua alma…
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um “Não”!
É ter segurança para receber uma crítica,
Mesmo que injusta…
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


Deixe fluir os sentimentos mais nobres para se preencher com essas energias. Perceba em que papel você está se colocando e se determine a mudar isso. Temos muitos programas obsoletos que adquirimos em nossa infância e adolescência e que, ainda, nos limitam. Continuamos a utilizá-los em nossas reações automáticas. Não reaja, aja. A ação é o melhor remédio, mesmo que seja uma ação de silenciar. 

Silenciar a mente, a crítica, a lamentação, a raiva. Observe em que estado você se encontra e se determine a mudar isso. Com a repetição dessa observação, você será capaz de mudar o que sente e de transformar energias densas em amorosas e fluídas. Seu coração, corpo e mente agradece. 

Desfrute momentos com você mesmo, para se perceber. Que sentimentos seu coração vibra? – Que emoções estão presentes? Perceba tudo que está dentro de você. Depois, aja na direção de modifica-los para sentimentos e emoções positivas. E, assim, a paz interna virá fazer morada em seu coração. O valor do amor próprio é imensurável! Só quem se ama, pode amar o outro, amar o mundo e ser feliz.

É tudo muito lindo, mas, a parte prática é muito importante. Então, proponho que pegue um caderno, uma caneta e responda com sinceridade algumas perguntas sobre você para você. Este será o começo de um entendimento de suas reais necessidades.

1– Pensar sobre Equilíbrio: Avalie o que significa equilíbrio para você. Qual seria a representação de uma vida totalmente harmonizada? Como saberia que concluiu seu dia fazendo tudo o que se propôs fazer na sua vida pessoal e profissional? Quais as evidências? Avalie ao longo de uma semana onde está à lacuna para conciliar o tempo dedicado às atividades de trabalho e as demais verdadeiramente importantes para você.

2– Prioridades: Identifique quais são as coisas mais importantes para você independentemente da opinião alheia. Quanto tempo tem se dedicado a elas?

3– Fluidez: Quais são as coisas que você faz com maior espontaneidade? O que você faz naturalmente, sem muito esforço? Identifique-as e reflita qual o grau de atenção que você tem dado a isso e se as tem colocado em prática tanto quanto gostaria.

4– Descoberta: Importante é diferente de urgente. Viver apagando incêndio, só resolvendo coisas urgentes diariamente sugere que algo vai muito mal. Descarregue, elimine pendências, delegue o que for necessário, planeje-se definindo metas e tarefas de modo a conseguir dar um passo consistente de cada vez. Descubra o que tem te atrapalhado, para assim focar sua energia naquilo que é realmente importante e significativo para você.

5– Impacto: Após o descobrimento, avaliando o que sobrou, qual o peso que cada atividade diária definida como indispensável tem? Quais delas trazem maior resultados positivos de curto, médio e longo prazo? Evidencie e descreva para você mesmo quais são estes resultados.

6– Significado: Na Era do Conhecimento, trabalho deixou de ser sinônimo de produção em larga escala. Qual o significado daquilo que você faz hoje? O seu trabalho realmente importa para você? Em quais sentidos além de retorno financeiro? Você sente falta de dedicar-se ao seu trabalho quando está longe dele ou será que você fica angustiado só de pensar na segunda-feira ou no final das férias? Para estar de fato equilibrado pessoal x profissionalmente, é necessário conseguir ser você mesmo em qualquer ambiente e expressar seus talentos e valores nobres, onde quer que você vá.

7– Hábitos importam: Crie hábitos que irão te ajudar a viver uma vida incrível, saudável e energizada. Talvez não seja tão fácil, mas é totalmente possível e exigirá esforço para sair da zona de conforto. Pense em todos os aspectos de sua vida e em algo que gostaria de melhorar em você. Qual o primeiro novo hábito a ser criado que poderá impactar essa e as demais áreas?

8– O poder do NÃO: Você não é obrigado a aceitar todas as solicitações, convites e oportunidades que te oferecerem. Pense no que trará harmonia e realização pessoal e profissional e baseado nisso, faça suas escolhas. Simples: diga sim apenas para as oportunidades que agregam (seja pessoal, espiritual, física e intelectualmente), e não para as oportunidades que drenam seu tempo e energia.

9– Desconecte-se: Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, estamos cada vez mais expostos a todo tipo e volume de informações. Saber filtrá-las é essencial. Da mesma forma, é relevante saber limitar e selecionar o acesso a você nas redes sociais. Não é por que você está cadastrado em uma determinada plataforma que tem obrigação de estar disponível a maior parte do tempo para amigos, clientes, fornecedores e chefia. Expor com clareza para você mesmo e para os outros qual é o seu horário de trabalho e lazer, faz bem para sua produtividade e minimiza o estresse.

10– Descanso e lazer: Tire folgas, tenha “hobbie” e não negligencie seu tempo livre. Ele é fundamental para recarregar as energias, aumentar sua criatividade e capacidade de resolução de problemas, dos mais simples aos mais complexos.

Coach Silmara

Fraternos Abraços

Pensamentos do dia


A gratidão é uma bênção, 
tanto para quem recebe como para quem dá.


Se deseja um futuro cheio de paz e tranquilidade, 
preencha os seus relacionamentos com verdade e harmonia, 
no momento presente. 


ACEITAÇÃO
O Amor é como o Oceano que aceita todos os tipos de rios,
sem questionar a sua origem. 


Todos enfrentamos momentos difíceis na vida. 
Quando for a sua vez, mantenha-se forte, 
ao pensar em todas as coisas belas 
que já aconteceram na sua caminhada e, 
com esta atitude positiva, 
será capaz facilmente de dar um salto, 
e ir além da dificuldade.


Brahma Kumaris Portugal - Lisboa 

Namastê / Namaskar







quarta-feira, 22 de março de 2017

Pensamentos do dia


Aprenda a ver todas as cenas 
da sua vida de uma perspectiva elevada; 
tudo o que nos acontece tem a sua razão de ser, temos, 
simplesmente, de saber qual é a mensagem 
que aquela situação nos traz como presente.


Hoje é um dia de novas oportunidades… 
que eu não as perca, vagueando pelo passado.


Oferecer cooperação e ajuda, sem que lhe seja pedido, 
é um ato de grande elevação espiritual.


Ao temer o futuro, 
perdemos as oportunidades que o presente nos oferece.


Faça sempre o melhor que puder 
e nunca terá motivos para se arrepender, 
em relação a qualquer aspecto da sua vida.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


Quem Semeia Expectativas Colhe Desilusões


Não semeie expectativas exageradas em relação aos caminhos que percorre, não acalente esperanças de que as pessoas serão gratas pelo que você faz por elas, não espere que o outro vá mudar, não nutra desejos de ser aceito por todos. Não espere muito de ninguém, a não ser de você mesmo.

Desde crianças, criamos expectativas de que nossas necessidades sejam aliviadas e de que nossos desejos sejam atendidos por quem nos rodeia. Parece fazer parte de nossa natureza acalentar a esperança de que tudo vai dar certo, de que as pessoas nos farão felizes, de que o amor perfeito virá até nós e completará o que nos falta. Infelizmente, a vida tende a nos lembrar de que teremos um longo caminho de tombos e de decepções pela frente, pois nada é fácil, nada vem fácil. Cabe-nos não esperar muito dos outros e agirmos por conta própria.

Não semeie expectativas exageradas em relação aos caminhos que percorre. Diariamente, nossa jornada estará sujeita a ventos e trovoadas, a descaminhos escuros que nos derrubarão, arrefecendo-nos os ânimos. Problemas fazem parte da vida de todos nós e sua resolução dependerá da lucidez de nossos sentimentos em relação ao que deve ser feito, repensado e mudado. Deveremos estar preparados para os reveses que nos adentrarão todos os espaços, combatendo-os com equilíbrio, sempre junto aos nossos queridos.

Não acalente esperanças de que as pessoas serão gratas pelo que você faz por elas, de que será reconhecido pela sua dedicação, sua fidelidade, ou seu empenho em deixar o outro feliz. Muitas delas simplesmente esquecerão tudo isso num piscar de olhos, outras lhe cobrarão ainda mais, enquanto algumas o trocarão por novas amizades, novos companheiros. Cada um dá o que tem, já diz o senso comum, por isso devemos fazer o bem sem condições e sem esperar nada em troca.

Não espere que o outro vá mudar, que um dia ele irá acordar do jeito que você quer - isso não existe longe dos enredos de ficção. Ou aceitamos as pessoas como elas são, valorizando em cada uma delas aquilo que têm de melhor e abrindo concessões que não firam nossos princípios e nossa dignidade, para aceitá-las em nossas vidas, ou entraremos em relacionamentos desgastantes e permeados por frustrações e discussões inúteis.

Não aguarde que a vida traga até você as oportunidades que contribuirão aos seus avanços pessoais e profissionais. Nada costuma cair no nosso colo assim, como num passe de mágica. Aja em favor de si mesmo, correndo atrás daquilo que você quer, estudando, projetando, atualizando-se, relacionando-se com as pessoas, harmonizando-se com o mundo à sua volta, de forma a que os ambientes por onde transitar sejam repletos de portas a serem abertas e de gente que torce por você.

Não nutra desejos de ser aceito por todos, de poder viver a seu modo, de acordo com o que quiser, sem ser mal interpretado ou incompreendido. Encontraremos muita intolerância pela frente, estaremos sujeitos a julgamentos alheios o tempo todo, muitos deles vindos de pessoas que pautam seus argumentos sobre pontos de vista unilaterais, preconceituosos e cruéis. Conserve a fidelidade à essência de suas verdades, dê importância a quem tem importância e caminhe junto a quem estiver ao seu lado com afeto sincero.

Obviamente, devemos idealizar um futuro de realizações que nos levem à satisfação pessoal e profissional, para que tenhamos sempre algo por que lutar diariamente, ou então permaneceremos presos ao comodismo incômodo, ao amortecimento de nossos sentidos. No entanto, é preciso que adotemos uma postura ativa, impulsionada por idealizações passíveis de serem alcançadas de acordo com o que temos e somos, sem abrir mão de nossas verdades.

Porque esperar do outro aquilo que está dentro de nós fatalmente nos trará uma série de decepções, que em nada nos acrescentarão. Na verdade, nós é que somos os responsáveis pela nossa vida, pelas nossas dores e alegrias, ou seja, podemos esperar, sim, mas de ninguém mais do que de nós mesmos.

(desconheço autoria)

Fraternos Abraços


terça-feira, 21 de março de 2017

Reclamação vazia dá azia...


Tem gente que viveu tanto tempo só reclamando da vida, que não consegue sair desse círculo vicioso que a reclamação traz.

Primeiro,a reclamação é "prima-irmã" da frustração, e quem reclama vive uma frustração, seja por não ter algo, ou por não saber o que quer na verdade.

Pode ver que quem reclama, reclama quase sempre das mesmas coisas.

Pode melhorar o dia, e ela vai reclamar do sol, da chuva, do vento...

A reclamação é parente direta da desilusão.

A desilusão é aquela vontade frustrada de alguém que esperava algo de outro alguém...

E esperar coisas que sonhamos de outras pessoas, é dureza!

Por isso, policie-se!

Se você anda reclamando demais das coisas ou das pessoas, pode reparar que o problema não está nem nas coisas e nem nas pessoas.

Está em você!

Pode procurar que você vai achar, sonhos frustrados, desejos mal resolvidos e principalmente:criação de expectativas em cima de outras pessoas.

Confie em você, na sua capacidade de ser, fazer e criar.

Assim, reclamar será verbo do passado que você vai deixar de conjugar.

Seja feliz!

Motivos não faltam.


Paulo Roberto Gaefke


Fraternos Abraços

Não tema o uso do próprio poder!


Vivemos numa sociedade que nos leva a sentir culpa 

quando assumimos as rédeas do nosso destino,


quando assumimos o uso do poder. 


Todavia, existem circunstâncias em que não podemos ser tão “bonzinhos” assim,


em que precisamos – devemos! 
– 
assumir uma postura de maior competição 


e desejo pelo poder sobre as coisas do mundo. 


Não tenha pudores de fazer valer 
sua 
força de autoridade quando sentir que é devido.

Amor, Luz e Paz

sexta-feira, 17 de março de 2017

Sejamos Gratos!


O ser humano tem uma Capacidade de adaptação incomum. Podemos viver em climas extremamente frios ou extremamente quentes, em situações confortáveis ou no limite da vida. Esta capacidade é que nos trouxe até aqui, enquanto outras espécies se extinguiram ou só podem sobreviver em seus habitats naturais. A nossa adaptabilidade não é só corporal, mas também psicológica. Criamos a capacidade de resistir às situações de dificuldades, e de sairmos fortalecidos delas.


Gratidão Por Ter Motivação

Motivação é a Energia que nos leva a responder a um desafio e nos impulsiona a alguma ação. Quando temos esta força interna conseguimos superar obstáculos, ao invés de nos mantermos em nossa zona de conforto. Vale a pena buscar motivação fora de mim, com um amigo, por exemplo? Sim, vale, contanto que isto não se torne um hábito, e você não faça os outros de “muleta emocional. ”


Uma dica: 

Para estar sempre motivado, 
tenha em mente os seus objetivos, 
e o porquê de querer alcançá-los. 


Gratidão Pelos Desafios

Desafios são importantes para o nosso crescimento pessoal em todas as esferas da vida. Estimulam o cérebro, pois temos que buscar novos caminhos; nos trazem medo, claro, afinal somos humanos. Mas quando os encaramos com medo mesmo, nos sentimos poderosos, autossuficientes, com a autoconfiança lá em cima. Sem desafios não haveria evolução, pense nisso.


Gratidão Por Ter Propósito De Vida

Ter propósito de vida é como ter um barco, saber todas as suas características e qualidades, e traçar rotas de navegação adequadas para o tipo de embarcação que possui. Se você sabe quais são suas qualidades e habilidades e sabe o que quer fazer com elas na sua vida com satisfação, agradeça. Se você ainda não souber, a hora de buscar tudo isto é agora.


Gratidão à Capacidade de Poder Ajudar 
Você já ajudou alguém?

Percebeu como você se Sentiu Bem? Ajudar o outro é uma atitude que desenvolvemos através do exemplo, desde a mais tenra infância. Por isto há pessoas realmente boas nisso; outras, nem tanto. Segundo estudos em áreas tão diferentes como Antropologia, sem esta capacidade não existiríamos como sociedade, como grupo. Também é amplamente comprovado que quem ajuda sente-se muito melhor do que quem foi ajudado. Pequenas ações já fazem a diferença e nos alimentam a Alma. 


Gratidão à Solidariedade 


A solidariedade de outra pessoa para conosco também é Vital em nossas vidas.Quando recebemos ajuda,nos percebemos como seres que são importantes aos olhos dos outros e podemos ter momentos de alívio em alguma necessidade que estejamos tendo ou passando.Quando agradecemos à solidariedade alheia,nasce em nós a vontade de retribuir o que recebemos, e multiplicar este tipo de ação.A solidariedade é uma conduta-exemplo que se propaga através da gratidão.


(P.S.: Desconheço autoria)


AMOR, LUZ e PAZ

Pensamentos do dia


Tempo é vida: 
desperdiçar tempo é gastar momentos 
preciosos da nossa existência.


Se as coisas não estão a correr bem, 
apesar de sentir 
que as está a fazer da maneira correta, 
considere-as como uma oportunidade 
para o tornar mais forte.


Crie tal entusiasmo em tudo o que fizer, 
que todos à sua volta fiquem contagiados 
pela sua energia e força interior, 
e tenham o desejo de fazer o mesmo. 
Isto é o que significa tornar-se um exemplo.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


quarta-feira, 15 de março de 2017

Pensamentos do dia


O que reconhecemos na personalidade do outro 
é um reflexo dos sentimentos que existem no nosso interior. 
Verifique se é capaz de ver virtudes 
e beleza espiritual em cada ser que cruza o seu caminho.


A sua capacidade de amar, 
de forma incondicional, 
depende do quanto o seu coração acomoda 
as diferentes personalidades que o rodeiam.


Ser humilde, 
significa fazer com que os outros se curvem 
diante da sua especialidade de amor.


Em vez de olhar para os outros, 
olhe para si próprio e pense: 
"qualquer ação que eu desempenhe, 
aqueles que a observarem, farão o mesmo…".


PERFEIÇÃO
Torne-se completo e perfeito, 
ao tornar a sua maneira de pensar, 
de falar e de fazer iguais. 
As suas palavras e ações, 
deveriam refletir os seus pensamentos mais elevados.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


Holística * OMS *Organização Mundial da Saúde


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a definição de saúde consiste no estado completo de Bem-Estar físico, mental, emocional e social. Agregando a Visão Holística, neste conceito, não podemos deixar de acrescentar o Bem-Estar Espiritual, que Rege tudo aquilo que é Transcendente e que desenvolve princípios magnânimos. Ter saúde não dita apenas a ausência de doenças e enfermidades. É possível se ter saúde com uma doença crônica, por exemplo. Basta seguir as prescrições multiprofissionais para determinado tipo de patologia e então consegue-se estabelecer o ponto de equilíbrio individual a cada pessoa.

Nossa saúde é Integral e Holística, ou seja, não é separada por partes, mas sim um conjunto de todas essas partes.

A proposta das Terapias Holísticas é justamente a de unir nossas partes esquecidas, Energizando-as e Equilibrando-as. É de conseguir identificar o que vem causando determinada doença e Restabelecer o Equilíbrio. Imaginem que seu seu corpo é dividido em um quadrante. Em cada parte deste quadrante, temos uma área especifica e que juntas formam você. Essas áreas podem ser classificadas como: Físico, Mental, Emocional e Espiritual. Quando uma dessas áreas não estão preenchidas,é gerado um desequilíbrio, que possui algumas características como: dores, irritação, tristeza, desânimo, angústia, ansiedade... enfim, uma série de sinais. Com a correria do dia a dia, não nos atentamos a esses sinais e esses desequilíbrios e o que a princípio era para ser um alerta, se transforma em uma doença.

O Tratamento Holístico, visa conduzi-lo ao Reconhecimento dos Hábitos, Pensamentos e Comportamentos que desencadeiam essa desordem em sua saúde. Quando criamos consciência de que somos responsáveis por tudo o que acontece em nossa vida, conseguimos mudar nossa frequência, nossos pensamentos, hábitos e então toda nossa saúde começa a ser transformada de uma maneira mais saudável.

Existem inúmeras Terapias e todas elas tem o objetivo de te Estimular de diversas maneiras, pois quando recebemos um estímulo, o nosso cérebro é acionado instantaneamente para liberação de hormônios que irão gerar diferentes tipos de sensações. Por exemplo,na Terapia Floral e Fitoterapia, recebemos,principalmente, o estímulo Emocional, que aciona a liberação de serotonina e ocitocina que são hormônios que nos fazem sentir bem estar, amor, alegria. Qualquer tipo tipo de Terapia irá te tocar externamente, afim de Despertar sua Consciência Interior, para que você comece a perceber o que cultiva em seus pensamentos e como você vem agindo em relação a você mesmo,com os outros e com o Universo.


Nossa Saúde é Integral 
e precisa ser cuidada de uma maneira Holística, 
ou seja; completa, inteira.

Amor, Luz e Paz

terça-feira, 14 de março de 2017

Pensamentos do dia


Mantenha sempre o pensamento, 
de que tudo o que está a realizar ]
nesta vida é para si próprio: 
ações elevadas produzem frutos elevados.


Pense nas várias situações que está a viver 
neste momento 
e encontre o motivo pelo qual estão presentes. 
Há sempre uma lição para aprender 
e algo novo que nos fará crescer.


Perdoar e esquecer é emanar amor. 
As situações passam, 
deixam de existir, 
mas continuam vivas na sua mente. 
Abra o seu coração e seja generoso, 
liberte-se dessa tristeza, perdoe, 
esqueça e viverá cada momento em paz.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


Holística


Terapia Holística atua no campo Energético, portanto objetiva Cuidar, Harmonizar, Equilibrar a Saúde dos corpos físico, mental e espiritual em sua totalidade. Dessa forma, afirma-se como um tratamento favorável para a melhoria da Qualidade de Vida.


Significado da palavra "holística"

Holística, é relativo à Holismo que se define por qualquer doutrina que sublinhe a importância do todo e a interdependência de suas partes.
Domingos Paschoal

Holística: Vem do grego Holos; que significa inteiro/todo
Através do ponto de vista Holístico, podemos nos conhecer Integralmente, despertando todo nosso Potencial para Engrandecer nossa Alma. É uma oportunidade de Autoconhecimento e Autotransformação.

Existem muitos mistérios que são ocultos para os que não querem ver, e que continuam vivendo uma vida sem propósito coletivo ou individual. Os sinais são trazidos a todo instante para nos resgatar de volta para nossas origens de brilho, para nos reconectar com o ciclo Vital, para nos afinar com a Energia do Universo e nos Alinhar com Estruturação Elevada.

Feche os olhos e volte para dentro. Escute a imensidão que canta dentro de você e resgate toda sua Essência através das Terapia Holística.

Com Amor, 
Fernanda Tomaz

segunda-feira, 13 de março de 2017

Pensamentos do dia

Se considerar os presentes que recebeu na vida, 
como algo que lhe foi dado para que zele por eles, 
dar-lhes-á maior valor 
e usa-los-á com sabedoria e generosidade.


Um bom método para permanecer feliz 
e tornar outros felizes, 
é ser flexível e ajustar-se 
às diferentes personalidades 
e opiniões dos outros.


Os pensamentos são como sementes: 
de acordo com os seus pensamentos, 
assim serão a sua atitude e o seu comportamento.

Dentro de si, 
há um espaço imaculado, 
constante e eterno, 
escondido debaixo das diferentes aparências, 
onde só há paz, amor e sabedoria. 
Liberte-se das camadas que cobrem esse espaço 
e descobrirá uma vida cheia de plenitude.

Brahma Kumaris Portugal - Lisboa

Namastê / Namaskar


Aconselhamento Terapêutico


O Aconselhamento Terapêutico colabora para a Resolução de dificuldades específicas, auxiliando na Tomada de Decisões.

Se você está passando por dificuldades, gostaria de saber se a Psicoterapia pode lhe ajudar, ou quer saber qual tipo de Terapia mais indicada para a situação que está atravessando, em todos essas situações torna-se útil um atendimento para tirar dúvidas.

Trata-se de um atendimento destinado a questões e dúvidas, onde o Terapeuta dá um suporte de Conhecimento específico para te auxiliar em questões do tipo: Como lidar com meu filho adolescente? Como escolher uma faculdade? Qual é o melhor tipo de emprego para mim?Como melhorar o relacionamento com meus pais? Etc.

O Aconselhamento não é o mesmo que dar conselhos ou que uma Psicoterapia, mas uma possibilidade de dialogar com um profissional para compreender suas dúvidas, oferecendo seus conhecimentos em Psicoterapia e elucidando dúvidas. É uma disposição para ouvir por parte do Terapeuta, convidando a pessoa atendida à Reflexão, pontuando tópicos relevantes a fim de uma melhor compreensão.

Benefícios 

Lidar com preocupações e dúvidas; 
Estimular a resolução de conflitos; 
Ampliar percepção de oportunidades; 
Incentivo à tomada de decisão. 

Fernanda Tomaz 
psicoterapeuta 

Atuo em favor da Valorização de cada pessoa em seu modo de Ser Singular, promovendo o Autoconhecimento e a Saúde Emocional para Lidar mais Facilmente com as dificuldades que atravessa, ampliando suas Possibilidades de Ser.

domingo, 12 de março de 2017

A culpa é sempre dos outros?


É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro", já dizia Raul Seixas na sua música "Por quem os sinos dobram".
 

E, de fato, não podemos negar que realmente é muito fácil colocarmos a culpa em alguém ou em alguma coisa pelas situações (principalmente as desagradáveis) que acontecem em nossas vidas. Colocar a responsabilidade em alguma coisa externa, que está fora, nos traz um alívio momentâneo.
 

Mas será que este alívio nos traz crescimento?


E você acha que vale mais a pena um alívio momentâneo ou de fato progredir no caminho evolutivo de consciência?


A autorresponsabilidade, por mais desafiante que seja, tem a força de nos trazer a semente do desenvolvimento. Afinal, é praticamente impossível alcançarmos evolução sem nos responsabilizarmos pelos nossos atos. É preciso aceitar e se responsabilizar pelos desafios do nível presente onde nos encontramos.

Encare as situações como um jogo Para facilitar, vamos imaginar um jogo no qual precisamos andar de casa em casa até chegarmos ao final (o qual é representado pela própria energia do amor e da harmonia constantes em nossas vidas).


Nesse jogo, cada casa representa um nível de consciência e a regra diz que a única forma de sairmos de uma casa e progredirmos para a próxima é absorvendo o aprendizado da casa que nos encontramos, integrando a consciência deste nível.
Assim, caminharemos de passo em passo até a meta final, ou seja, a libertação!


Por exemplo, podemos imaginar que o momento da vida que estamos passando nos exige aceitação. Isso significa que enquanto não desenvolvermos essa aceitação vamos continuar "sofrendo" no duro aprendizado. A partir do momento em que aceitarmos,conseguiremos então dar um passo a frente no jogo e em nossa jornada evolutiva.
 

Visualizando esse jogo e fazendo uma relação com a nossa vida, podemos entender que as situações acontecem para nos mostrar em que casa/nível de consciência estamos. Se formos mais a fundo um pouco,poderemos perceber que algumas situações só se repetem em nossas vidas quando ainda não aprendemos de fato o que elas têm para nos ensinar. Quando esse aprendizado é assimilado, que maravilha!
Avançamos uma casa e podemos então progredir um nível a mais na jornada do amor ou da harmonia.


A autorresponsabilidade é uma chave poderosa para andarmos um passo neste jogo, pois ela traz consigo a verdade. Só quando assumimos onde estamos e passamos o que devemos passar é que a integração pode acontecer. Enquanto nossos medos, vergonhas e culpas nos afastarem daquilo que a vida tem para nos ensinar, ficará muito difícil progredirmos no caminho do amor.

Autorresponsabilidade gera transformação. Sem essa chave mestra é impossível progredirmos, pois existirá sempre uma distração, uma propensão a culpar algo ou alguém que está fora. A autorresponsabilidade permite que a gente fique focado, traz consigo a semente da maturidade.


E só assim conseguimos olhar para o nosso próprio umbigo e encarar a nossa "sombra" de forma íntegra, assumindo as nossas imperfeições.


Cada dificuldade traz em si a semente do desenvolvimento e cabe a nós achar essa semente.


Para começarmos essa busca é necessária a autoresponsabilidade, pois dela brotará a vontade de mudança. Tendo a vontade desperta, uma gama de virtudes começam a vir à tona: paciência, determinação, equilíbrio, fé, justiça, entre outras.


A autorresponsabilidade lhe traz a real possibilidade de transformação, pois você aceita o que bate na sua porta. E é olhando de frente para as situações que conseguiremos mudar os velhos padrões por novos, virtuosos e bons hábitos.


Bendita seja a virtude da autorresponsabilidade.

Que ela possa despertar em cada um de nós.


Fernando Belatto

(fonte:www.personare.com.br)

Fraternos Abraços

sábado, 11 de março de 2017

Autoconhecimento * Terapia Sagrada


Todos nós, buscamos algum caminho que nos conduza ao entendimento sobre os mistérios da vida e de nossa existência.

Ao olharmos ao nosso redor, podemos nos deslumbrar com a perfeição da natureza e do funcionamento de todas as formas de vida. Observando tudo isto, surgem-nos questionamentos primordiais:

Quem somos nós? 

De onde viemos? 
Porque estamos aqui? 
Quem criou tudo isso?

A partir destes questionamentos, buscamos um sentido para nossa vida. Independente do caminho trilhado por cada um, nesta jornada de Autoconhecimento e Desenvolvimento, o objetivo deveria sempre nos levar a Amar e Respeitar tudo que existe neste Universo.

Cada pessoa possui uma missão que o fará desenvolver- se como um Ser Humano Integral. Justamente, na cristalização desta missão que encontramos a oportunidade de nos conhecermos, transformarmo-nos e nos tornarmos pessoas melhores.

Alguns procuram este sentido através da religião, outros na filosofia, na ciência, em diversos caminhos que desenvolvem nossa capacidade de Transcender, de Sentir e Trabalhar nossa Espiritualidade com mais consciência.

Seja qual for o caminho escolhido, que irá te despertar para consciência de vida, o que realmente importa é se irá te transformar em um ser humano melhor, se irá desenvolver sua capacidade de amar, de criar, de respeitar, de se relacionar, de acordar todos os dias e SENTIR GRATIDÃO por sua existência. 



Amor, Luz e Paz

13 Conselhos de Buda para momentos difíceis


Sidarta Gautama, o Buda, nos deixou um legado de grande Sabedoria. Entre tantas Pérolas, separo 13 conselhos deixados para aqueles que vivem momentos difíceis. Existe, segundo Buda, uma forma de viver esses momentos de uma maneira mais tranquila e o segredo tem a ver com Atitude:



1) AS COISAS SÃO O QUE SÃO
A nossa resistência às coisas é a principal causa do nosso sofrimento. Este acontece quando resistimos às coisas como elas são. Se não se pode fazer nada, relaxe. Não lute contra a correnteza, aceite ou então se consuma em seu sofrimento.


2) SE VOCÊ ACHA QUE TEM UM PROBLEMA, 
VOCÊ TEM UM PROBLEMA
Repare que tudo é olhado através de uma perspectiva. Em um determinado momento as coisas parecem difíceis, no outro não. Sabendo disso, caso tenha uma dificuldade escolha entendê-la como um desafio, uma oportunidade de aprendizado. Se enxergá-la como um problema, essa dificuldade será certamente um problema.

3) A MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ MESMO
Seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior. Temos o hábito de achar que tudo ficará bem, quando as circunstâncias mudarem. A grande verdade, no entanto, é que as circunstâncias só mudarão quando essa mudança ocorrer em nosso interior.

4) NÃO EXISTE APRENDIZADO MAIOR DO QUE FALHAR
O fracasso não existe! Entenda isso! Todas as pessoas de sucesso já falharam diversas vezes. Aproveite suas falhas como um grande aprendizado. Se fizer isso, na próxima vez estará mais perto do sucesso. A falha é sempre uma lição de aprendizado.

5) SE ALGO NÃO ACONTECE COMO O PLANEJADO, 
SIGNIFICA QUE O MELHOR ACONTECEU
Tudo acontece de forma perfeita, até quando dá errado. Muitas vezes, quando olhamos para trás, percebemos que aquilo que consideramos errado, na verdade foi o melhor que podia ter acontecido. No entanto, quando dá certo, certamente estamos alinhados com nosso propósito de vida. O universo sempre trabalha a nosso favor.


6) APRECIE O PRESENTE
Nós só temos o momento presente! Portanto não o deixe passar perdendo tempo com o passado. Valorize seu momento presente pois ele é único e importante. É a partir dele que cria sua vida futura.

7) DEIXE O DESEJO DE LADO
A maioria das pessoas vive a vida guiada pelos desejos. Isso é extremamente perigoso, um desejo não satisfeito transforma-se em uma grande frustração. Frustação desencadeia uma energia negativa muito forte e retrai seu crescimento. Procure entender que tudo o que precisa vai chegar até você se cultivar sua felicidade incondicional. Pratique uma mente isolada, só assim suas emoções permanecerão felizes ou neutras.

8) COMPREENDA SEUS MEDOS E SEJA GRATO POR ELES
O medo é o contrário do amor, é quem mais atrapalha sua evolução caso não saiba entendê-lo. No entanto ele é importante na medida em que fornece uma grande oportunidade de aprendizado. Quando enfrenta e vence o medo, se torna mais forte e confiante. Superar seus medos requer prática, o medo é apenas uma ilusão e, acima de tudo, é opcional.

9) EXPERIMENTE ALEGRIA
Existem pessoas que se divertem com tudo o que lhes acontece. Mesmo na pior situação, riem de si mesmas. São pessoas felizes que enxergam crescimento em tudo. Essas pessoas aprenderam que é importante focar na alegria e não nas dificuldades. O resultado é que atraem muito mais situações felizes do que tristes.


10) NUNCA SE COMPAREM COM OS OUTROS
Você é único, veio aqui com uma missão só sua. E ela é tão importante quanto a de qualquer outra pessoa. Mesmo assim se não conseguir evitar comparações, compare com quem tem menos que você. Isso é uma ótima estratégia para perceber que tem sempre muito mais do que precisa para ser feliz.

11) VOCÊ NÃO É UMA VÍTIMA
Você é sempre o criador de suas experiências! Tudo o que lhe acontece foi atraído por você mesmo e extremamente necessário pra seu aprendizado. Quando algo que considera desagradável acontecer com você, agradeça e pergunte: “Por que será que atraí isso para minha vida?”, “O que preciso aprender com essa experiência?”.

12) TUDO MUDA
Isso também vai passar; palavras de Chico Xavier. Tudo nessa vida é dinâmico, tudo muda em um segundo. Portanto, não fique se lamentando. Caso não saiba o que fazer, não faça nada. O universo não para de mudar, crescer e se expandir, sendo assim espere, por que tudo vai passar.

13) TUDO É POSSÍVEL
Milagres acontecem todos os dias, e nós mesmos é que somos responsáveis por eles. Confie e acredite nisso. Na medida em que conseguir sua mudança de consciência, encontrará em você o poder de realizar milagres. É tempo de mudar e entender sua importância, a possibilidade que você tem de mudar o mundo. Acredite!

Esse texto foi baseado na obra “13 things to remember when life gets rough“ “13 coisas para lembrar quando a vida fica difícil”. Roberto Legey.


Namastê / Namaskar

sexta-feira, 10 de março de 2017

Motivação...Auto-Motivação...


MOTIVAÇÃO
Palavra muito utilizada por profissionais, empresas e especialistas. Geralmente tudo no mundo gira em torno da motivação.

“Preciso de motivação para ir ao trabalho.” 

“Preciso de motivação para ir a academia.” 

“Preciso de motivação para estudar.” 

E por ai vai…

Mas afinal, será que você precisa de Motivação ou de Auto-Motivação?

Vamos entender a diferença entre as duas:

Motivação:
Motivo + Ação, ou seja, o indivíduo precisa de um motivo para fazer uma ação.

Auto-motivação:
é a capacidade de motivar a si mesmo, para encontrar uma razão e a força necessária para fazer alguma coisa, sem a necessidade de serem influenciados a fazê-lo por outra pessoa.

No nosso dia a dia, é importante nós termos um pouco de cada coisa, primeiramente vem a motivação, ela pode vir de várias formas, através de um elogio, de um prêmio, de um aumento salarial, de um novo desafio, de uma meta pessoal, ou seja, de coisas positivas que irão nos impulsionar a buscar aquele resultado, mas notem que na motivação você precisa de um fator externo, precisa de um auxílio, de um impulso.

Certo, mas ai você se pergunta, então qual o problema da motivação, ela é ótima, nos faz querer melhorar, correr atrás dos nossos objetivos, sim, isso é verdade, porém o maior problema da motivação é que ela dura pouco tempo. Por exemplo, um aumento salarial, no momento em que você o recebe você fica extremamente motivado, feliz, faz novos planos, porém ele vai durar o tempo suficiente até você se acostumar com ele financeiramente, ou seja, a partir do momento em que esse aumento já fizer parte da sua rotina, a sua motivação terá acabado e logo você irá precisar de outra.

A motivação pode ser comparada à um doce, você sempre precisa comer após o almoço para ficar feliz e motivado.

É nesse momento, que entre a auto-motivação, ela é como se fosse sua dieta, ela é a sua força de vontade, o seu real empenho em querer fazer sem ajuda de fatores externos.

Algumas dicas para você se Auto-Motivar:

1) MUDE SEU MODO DE PENSAR:

Quando você começa a pensar de forma positiva, automaticamente você começa a ter ações positivas, e tudo parece começar a dar certo, isso faz com que você tenha resultados esperados e floresça a sua automotivação.


2) ENCARE A AUTOMOTIVAÇÃO COMO UM DESAFIO:

Lembre-se que ser automotivado é para poucos, portanto esse já será o seu diferencial, você tendo um diferencial já começará a ser visto com outros olhos pelas pessoas ao seu redor e consequentemente atrairá coisas positivas.

3) NÃO ESPERE NADA EXTERNO:

Quando você se auto motiva, não pode esperar contribuições positivas externas, caso você as receba, ótimo, caso não, isso não pode ser um motivo para se desmotivar.


4) ACEITE QUE VOCÊ TEM DEFEITOS:

Aceitar suas falhas e seus defeitos é um grande passo para os acertos, foque nas suas qualidades que você as vezes desconhece e aprenda com os erros para minimizá-los. Quando se acerta mais do que erra isso causa uma satisfação, principal acompanhante da motivação.


5) FAÇA O QUE GOSTA:

Claro que não podemos fazer o que gostamos o tempo todo, mas procure nas pequenas coisas do dia a dia fazer algumas das quais sente prazer, se sentir bem e feliz é uma realização, o que contribui para que você sempre faça melhor.


Comece com uma motivação, mas continue com a auto-motivação, caso contrário sua vida será repleta de insatisfação e frustrações e provavelmente muitas das metas que você planejou, nem sairão do papel.

“Acredite em si próprio! 
Você é Capaz! 

Amorosamente,
Fernanda Tomaz